Pesquisar no Blog

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Coronavírus: o que acontece se atrasar a segunda dose da vacina?

Para garantir a eficácia da vacina contra a Covid-19 é necessário que sejam tomadas duas doses do imunizante. 

No Brasil possuímos dois tipos de vacina e cada uma delas possuem um período apropriado para o recebimento da segunda dose, sendo entre 14 e 28 dias para a CoronaVac e três meses para a AstraZeneca

Levando em consideração que a produção das vacinas será suspensa por falta de insumo e que em muitos lugares o imunizante já está em falta, o que acontece com a pessoa que não conseguir tomar a segunda dose no tempo correto?   

A pessoa que não receber a segunda dose no período apropriado continuará propensa a contrair o vírus enquanto aguarda a aplicação da vacina. Por esse motivo, é importante que a segunda dose seja aplicada assim que possível.  

"O indivíduo não vai perder a imunidade constituída após a primeira dose", afirma Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). "A segunda dose é um reforço, uma forma de estimular o corpo a produzir um número ainda maior de anticorpos.

Portanto, enquanto as duas doses da vacina não for aplicadas, mantenha o cuidado redobrado. Use máscaras, mantenha as mãos e superfícies limpas e adote o isolamento social. 

 

 

Central Nacional Unimed

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados