Pesquisar no Blog

sábado, 29 de maio de 2021

Inscrições para provas do Revalida começam na segunda (31) e interessam a cerca de 15 mil médicos formados fora do Brasil

 Alguns candidatos estão formados há anos e ainda não puderam concluir o processo de validação. Pandemia faz tema ser ainda mais urgente com a necessidade de mais profissionais na linha de frente da Covid-19

 

As provas que autorizam médicos formados no exterior a trabalhar no Brasil nunca interessaram tanto à população brasileira como em tempos de pandemia da Covid-19 e falta de profissionais, principalmente nas regiões mais afastadas dos grandes centros. Isso se explica por termos cerca de 15 mil médicos interessados em trabalhar no país, mas que precisam de autorização legal para exercer suas atividades. O Revalida 2020 teve sua primeira etapa realizada em dezembro e as provas práticas foram marcadas para 10 e 11 de julho. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais lançou o Revalida 2021, que tem inscrições abertas a partir da próxima segunda-feira (31). A primeira etapa da edição 2021, com prova teórica, está marcada apenas para 5 de setembro.

 

O exame do Revalida é condição necessária para que os médicos formados em universidades estrangeiras possam atuar regularmente no Brasil. Sem esta aprovação, eles estão impedidos de exercer a profissão no país e auxiliar no combate à pandemia, como explica o médico e professor especialista no exame, Matheus Ferreira. “Há muita expectativa tanto para a prova prática da edição 2020, quanto para a versão 2021 do exame. O Brasil é um país que precisa de profissionais de medicina e o revalida é a forma que existe para colocá-los no mercado”. Não são realizadas edições do Revalida pelo Inep desde 2017, e neste intervalo de tempo só foram validados diplomas em exames realizados por algumas Universidades Federais. “Temos uma demanda reprimida enorme, por isso a urgência em aplicar as provas”, destaca Ferreira, que neste momento é coordenador de cursos online para candidatos ao exame. Historicamente a taxa de aprovação no Revalida é de 18,4%, sendo que na última edição do exame, em 2017, foi de apenas 5%.

 

A situação gera apreensão em profissionais como Stefanya de Oliveira, formada em medicina na cidade de Santa Cruz, na Bolívia, em 2018. Após a formatura, a primeira prova do Revalida foi em 2020 e ela foi aprovada na primeira fase, e fará a segunda em julho. “É um sentimento de incerteza pelo longo período de espera do processo e, ao mesmo tempo, sofremos muito com preconceito nas redes sociais, enquanto nossa única vontade é trabalhar e ajudar o país neste momento”, desabafa. Stefanya segue uma rotina árdua de estudos para a prova prática, com uma média diária de 8h entre aulas e atividades de monitoria “Estou fazendo cursos online e estudando por conta própria, além de participar de grupos de estudos e trocar conteúdos com outros profissionais”, explica.

 

Preparação para as provas

 

Mesmo sem ter um cronograma bem definido em relação às provas das duas etapas do exame, os médicos formados no exterior seguem estudando e se preparando para conseguir a aprovação. Empresas na área de tecnologia e saúde oferecem cursos de preparação em formatos mais longos (extensivos) ou curtos (intensivos) que preparam os candidatos para as provas. “Com este intervalo grande entre as provas os candidatos precisam manter uma rotina de estudos e praticar questões, já que muitos voltaram para o Brasil e estão sem contato com a rotina médica”, destaca Matheus Ferreira, que é coordenador de cursos para Revalida na Sanar há 3 anos. 

 

Cronograma

As inscrições para a primeira fase do Revalida 2021 são de 31 de maio a 11 de junho.

Os aprovados na primeira fase do Revalida 2020 devem se inscrever para a prova prática entre os dias 31 de maio e 4 de junho.

A aplicação da primeira etapa do exame 2021 está prevista para o dia dia 5 de setembro, em oito capitais brasileiras: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

A etapa prática (2ª fase) do Revalida 2020 terá provas nos dias 10 e 11 de julho.

 

Mais informações

Acesse aqui o Edital



Fontes: Matheus Ferreira e Stefanya de Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados