Pesquisar no Blog

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Dia Internacional lembra a importância da atenção à saúde da mulher

 Especialista destaca a realização de exames preventivos como manutenção da saúde feminina

 

As mulheres correspondem a cerca de 53% dos brasileiros, segundo dados do IBGE. Esta sexta (28), marca a passagem do Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher. Além de ser maioria da população do país, elas lutam por espaço, equidade e valorização na sociedade. Entre exames preventivos e vacinas, a data lembra a importância do cuidado da saúde feminina.

“A mulher de 100 anos atrás se preocupava com todo mundo menos com ela. Isso gerou uma situação social, cultural e sexual em que ela [a mulher] simplesmente não existia. Antigamente, existia uma crença popular de que uma mulher de 40 anos já era considerada velha, quando entrava na menopausa. Só que, com base em ciência e evidências, a gente sabe que 30% da vida de uma mulher é vivida na menopausa. Imagina, passar 30% da sua vida esperando a morte?”, questiona o ginecologista e diretor médico de ginecologia da maternidade Brasília Dasa, Evandro Oliveira.

O médico explica que existem três principais fases da mulher: a jovem, que abrange o início da menstruação e vida sexual, a mulher em idade fértil, aquelas por volta dos 35 anos, e a mulher mais madura, em fase do climatério, quando os ovários começam a envelhecer.

“Em cada uma dessas fases, as mulheres necessitam de recomendações totalmente diferentes e precisam ser acompanhadas de perto. Hoje em dia, temos muitas evoluções sociais, culturais e científicas que proporcionam mudanças significativas no ciclo de vida feminino. Empoderamento também é estar atenta ao autocuidado”, afirma.

Por meio da realização dos exames preventivos, é possível diagnosticar e tratar diversas doenças, elevando as chances de recuperação. Evandro Oliveira explica que os exames mais importantes são os relacionados ao rastreamento de patologias comuns nas mulheres, como o câncer de mama e o câncer de colo de útero. Para a realização do diagnóstico dessas doenças são realizados mamografia e o exame preventivo do colo do útero, respectivamente.

Outros tipos de exames também são necessários a depender da idade da mulher. O ginecologista afirma que, após a primeira menstruação, já devem começar as visitas ao ginecologista até que se inicie a vida sexual da adolescente. Contraceptivos e outros tipos de tratamentos são realizados nessa fase. Já para as mulheres na menopausa, exames como dosagem hormonal e mamografia são imprescindíveis.

 


Núcleo de Cuidado Integral à Saúde da Mulher (NCISM)

Maternidade Brasília, o Hospital Brasília e o Hospital Brasília Unidade Águas Claras

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados