Pesquisar no Blog

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Anda estressado? Conheça cinco alimentos que ajudam a combater o estresse

De cereais a verduras, nutricionista da Superbom indica fontes ricas em triptofano que auxiliam na diminuição dos sintomas


O clima de insegurança e incertezas causados pela pandemia tem deixado as pessoas mais tensas. Uma pesquisa realizada pelo International Stress Management Association (Isma - Brasil), apontou que o Brasil é o segundo país com a população mais estressada do mundo. Apesar de ser um fator essencial para a sobrevivência, esse estímulo frequente pode ser prejudicial ao corpo, se manifestando através de náuseas, tonturas, alergias, baixa imunidade, dores de cabeça, musculares ou de estômago.

Cyntia Maureen, nutricionista da Superbom , empresa pioneira na produção de alimentos saudáveis, explica que essas manifestações corporais ocorrem gradualmente e costumam ser causadas quando o indivíduo não consegue resolver situações adversas do seu dia a dia. "Problemas no trabalho, dificuldades financeiras e mudanças forçadas no estilo de vida podem estimular os sintomas", explica. Segundo a especialista, essa resposta física libera hormônios e substâncias químicas como cortisol e adrenalina, que em excesso podem contribuir para aumento dos níveis de açúcar no sangue e pressão arterial.

A nutricionista ainda aponta que a alimentação pode ajudar a combater os sintomas causados pela síndrome. "Alimentos ricos em triptofano aliviam seus sintomas, pois é precursor da serotonina - neurotransmissor responsável pelo bem estar - contribuindo para a melhora do humor e aumento da disposição", revela. Ela informa que, juntamente com o triptofano, Vitaminas do complexo B e C e Ômega 3 são imprescindíveis no que diz respeito ao controle do estresse e sensação de bem estar.

Pensando nisso, a Superbom separou uma lista com cinco alimentos ricos em triptofano para o combate desse mal. Confira:

• Aveia: Por ser rica em triptofano, a aveia, espanta o cansaço, dá a sensação de saciedade prolongada e destrói radicais livres relacionados ao estresse também favorecendo a prevenção de doenças cardíacas. Uma excelente forma de consumir esse cereal é na granola! Segundo Cyntia, é a escolha perfeita para consumir durante picos de estresse.

• Banana: "Uma das frutas mais ricas em triptofano, o principal aminoácido precursor da serotonina, e B6,", destaca. Sua ingestão é capaz de diminuir a ansiedade e irritabilidade, relaxando a mente e ocasionando na melhora do humor. A combinação banana com aveia é sensacional quando falamos em controle do estresse e aumento de serotonina!

• Abacate: Também é fonte de triptofano e rico em Ômega 3. O abacate aumenta a imunidade, previne doenças e combate a ansiedade. "O fruto possui uma boa gordura, capaz de auxiliar em diversas disfunções mentais. Mas cuidado com os excessos, pois é uma fruta bastante calórica e não deve ser consumida livremente", comunica.

• Frutas cítricas e vermelhas: Laranja, tangerina, morango, as berries e outras frutas ricas em Vitamina C e antioxidantes mantém os níveis de cortisol controlados e fortalecem o sistema imunológico. "Como o cortisol é um hormônio fortemente liberado durante os picos de estresse, é preciso algo que ajuste seus níveis e as frutas contribuem grandemente para isso", descreve.

• Folhas verde escura: Verduras escuras como espinafre, couve e brócolis são ricos em ácido fólico, contendo componentes que diminuem a ansiedade e estimulam o bom funcionamento das células. "Seu consumo ao menos três vezes na semana é capaz de ajudar com o quadro de estresse", recomenda.

Contudo, a especialista destaca que esses alimentos devem ser incluídos na rotina, assim como exercícios físicos, consumo adequado de água, períodos adequados de sono e sol. "Não adianta recorrer a esses produtos após os picos de estresse, é necessário seu controle para uma vida saudável", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados