Pesquisar no Blog

domingo, 30 de maio de 2021

“Gatificação” do seu lar: saiba como construir um ambiente interativo e reservado para seu gato

Divulgação
Espaço pode ajudar a deixar seu pet mais ativo e saudável


 


Conceito voltado para a transformação de um ambiente propício para a vivência e a convivência de felinos, a “gatificação” tem ganhado a atenção dos tutores e do mercado pet. Isso porque “gatificar” o seu lar é criar um espaço em que os seus gatos sejam estimulados com exercícios, brincadeiras, arranhadores e locais confortáveis para relaxar, fazendo com que novos artefatos e objetos sejam criados para atender a esta demanda. Ter um espaço reservado exclusivamente para o seu pet é ótimo até mesmo para estreitar os laços entre vocês, pois há todo um cuidado com a própria decoração da casa, para que o local tenha a cara dos dois.

 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 24 milhões de brasileiros possuem um gato e outros 54 milhões possuem um cachorro dentro de casa. Isto é, os números não mentem: os brasileiros amam um bichinho de estimação, e, com eles tão presentes em nossas vidas, não há outra saída a não ser tornar o nosso lar o lar deles também. Alguns especialistas chamam essa mudança e adaptação do ambiente doméstico de “enriquecimento ambiental” para o pet, visto que cria estímulos que afetam a rotina do bichano para torná-lo mais ativo e saudável.

 

Se você está considerando fazer um enriquecimento ambiental para o seu gato, é muito importante, primeiramente, levar em consideração algumas informações básicas sobre ele. A idade e a personalidade do seu gato, bem como o tamanho da sua casa, são essenciais para você iniciar um planejamento de enriquecimento doméstico. Gatos naturalmente são mais individualistas e independentes, e é muito importante que os tutores fiquem ao menos 20 minutos por dia interagindo com eles para que estimulem mais a interação com o tutor. Essa interação pode ser escovação dos pelos, carinhos, brincadeiras com objetos como bolinhas e varinhas, etc. 

 

Uma coisa muito legal e que o seu gato vai adorar é a instalação de nichos para felinos, principalmente em locais altos, sempre com uma opção de saída segura para o gato não se sentir acuado ao descer do nicho. Esconderijos também são uma boa opção, pois gatos gostam de se sentir seguros (e, eventualmente, esperar a oportunidade de assustar o tutor ou um irmãozinho felino ou canino de brincadeira!). Arranhadores também podem compor o local, e a ideia é ótima, sobretudo, se o seu gato tende a afiar as unhas em sofás ou tecidos da casa.

 

Itens básicos, como potes de água, caixas de areia e ração, também fazem parte de um ambiente “gatificado” – dê preferência sempre para colocar esses itens em locais diferentes e distantes entre si. Por exemplo, tenha duas caixas de areia, dois potinhos com comida e dois potes com água em locais diferentes, para estimular a movimentação dos gatos. Dessa maneira, estimulando os instintos e o movimento do seu gato, ele gastará mais energia e se tornará mais saudável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados