Pesquisa global
mostrou que apesar da crescente necessidade de dados como apoio ao negócio, um
terço dos entrevistados ainda enfrenta a má qualidade das informações
capturadas; companhias nacionais são as que mais apostam no uso da tecnologia
para o bem da sociedade
A Pesquisa Global de
Gestão de Dados, realizada pela Experian nos Estados Unidos, Reino Unido e
Brasil, revelou que a demanda por dados aumentou durante a pandemia de Covid-19.
Localmente, 83% dos participantes fizeram essa afirmação – sendo que 48%
observaram este aumento e conseguiram endereçá-lo, enquanto 35% enfrentaram
dificuldades para atender à necessidade. A média global é de 84%. Este
movimento, impulsionado pela mudança no comportamento dos consumidores – que
priorizaram compras e outras experiências online –, fez com que os negócios
também se tornassem mais dependentes dos dados. O Brasil se destaca nesta
questão, veja abaixo:
Apesar da maior dependência e da
necessidade de insights confiáveis para a tomada de decisão, os negócios ainda
enfrentam dificuldades com a qualidade das informações capturadas de
consumidores e empresas. O relatório aponta que 32% das companhias no mundo
dizem que esses dados são imprecisos e que 55% dos líderes não confiam nas
respostas. Por conta disso, mais da metade dos participantes afirmam que
melhorar a qualidade é uma prioridade – no Brasil, o número de respondentes
chega a 62% nesta questão. Outra falha causada pela falta de segurança nos
insights é a falta de agilidade: 54% dos respondentes brasileiros admitiram
este problema, o que acabou impactando a resposta às mudanças geradas pela
pandemia de Covid-19. O Reino Unido foi o mais afetado, uma vez que 64% fizeram
esta afirmação; Estados Unidos tiveram 62% concordam, mesmo número da média
global.
Para aprimorar esta frente, o
relatório indica alguns caminhos tomados pelas empresas. A maior parte delas
afirma ter um problema com falta de habilidade dos profissionais para lerem os
dados (62% no mundo e 59% no Brasil). Por isso, 8 em cada dez dizem estar
contratando pessoas para funções dedicadas aos dados nos próximos seis meses,
pela média global. Outro ponto de melhoria sinalizado no relatório é a oferta
de mais tecnologia para as equipes – 77% dos líderes no Brasil e 82% no mundo.
“É preciso voltar ao básico: investir em pessoas, processos e ferramentas
para criar resiliência contra riscos futuros. Alocar recursos nas áreas certas
fará com que o retorno do melhor gerenciamento dos dados venha mais
rapidamente”, comenta Guedes.
87%
das empresas brasileiras desejam usar os dados para beneficiar a sociedade
A pandemia de Covid-19 expôs o
potencial do uso dos dados em benefício à sociedade, segundo o relatório da
Experian. Os líderes que responderam ao questionário estão atentos a esta
oportunidade, principalmente no Brasil. O país se destaca, com 87% dos
entrevistados confirmando que poderiam usar seus dados para o bem comum, acima
da média global de 77%, e 81% dizendo que foram capazes de fazer isso ao longo
dos meses de distanciamento social no país.
Localmente, as companhias se
mostraram mais dispostas a compartilhar talentos que atuam com dados para
desenvolver soluções, aumentar a colaboração entre empresas e fornecer
treinamentos e ferramentas para quem perdeu o emprego por conta da pandemia.
Entre outros pontos citados estão trabalho voluntário e oferta de informações
para organizações não-governamentais e órgãos do governo. Veja abaixo os
resultados:
“É animador ver as organizações
olhando além do que pode incrementar seus processos e atingindo positivamente a
sociedade. E essa utilização dos dados para o bem vai permanecer depois da pandemia
e deve seguir quando a vida voltar ao normal”, finaliza Guedes. Você pode
conferir o relatório completo aqui.
Metodologia
O estudo foi realizado em novembro de 2020 pela Insight Avenue para a Experian
e entrevistou mais de 700 pessoas nos Estados Unidos, Reino Unido e Brasil com
cargos de liderança em diferentes departamentos, como finanças, tecnologia,
operações, atendimento ao consumidor, gerenciamento de dados, entre outros.
Serasa Experian
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