Pesquisar no Blog

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Especialista em reprodução humana alerta sobre os cuidados da vacina e prevenção do Covid-19 para tentantes, gestantes e lactantes

Em tempos de covid-19, é muito importante que as gestantes e as puérperas, mulheres que deram à luz recentemente e estão em fase de amamentação tomem algumas precauções.



As gestantes e puérperas necessitam de uma maior atenção nesse período, uma vez que possuem um maior risco de complicações da Covid-19, de forma a apresentarem uma maior propensão aos episódios tromboembólicos. Além disso, em longo prazo, essas mulheres podem apresentar mais consequências dessa doença. 

“Somado a isso, também é evidente que no final da gravidez, os pulmões das gestantes se encontram mais comprimido em decorrência do aumento do volume uterino. Essas mulheres também podem apresentar alterações de imunidade e anemia. Tendo isso em vista, as gestantes precisam entrar como um grupo prioritário. Alguns estudos comprovam que os bebês nascidos nesse período podem nascer com imunidade para o covid-19. Mas ainda temos que esperar mais pesquisas”, explica Dra. Carla Iaconelli, obstetra e especialista em reprodução humana.

Segundo a médica, a suplementação na gravidez é um dos hábitos mais importantes e a gestante devem utilizar um tratamento baseado no uso de ácido fólico, vitamina D e outros suplementos. E , após a vigésima semana, os principais suplementos que devem ser utilizados são a base de ferro para evitar a anemia na gravidez e no puerpério.

“Já em relação ao pré-natal, é importante saber que não houve nenhuma alteração. As gestantes que estão com medo de ir para o pré-natal para fazer suas consultas devem saber que é necessário ir para esse atendimento, principalmente para as gestantes que estão com uma gravidez de alto risco. Nessas consultas, é imprescindível manter as precauções básicas, tais como o uso de máscaras, álcool em gel, distanciamento social enquanto aguardam o atendimento”, ressalta Dra.Carla.

Ela alerta ainda que a gravidez é um período muito especial na vida da mulher, por isso, em momentos como esse, é de suma importância tomarmos cuidado redobrado, pois ainda não há muitas doses disponíveis para a vacinação de puérperas, fazendo com que os cuidados básicos sejam essenciais para o desenvolvimento do cuidado na mulher e no bebê. 

“A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão imediata do uso da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz para mulheres gestantes. A vacina vinha sendo usada em gestantes com comorbidades. Converse com seu médico de confiança sobre seu caso e as outras vacinas disponíveis, entre elas, a CoronaVac e a vacina da Pfizer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados