Pesquisar no Blog

domingo, 30 de maio de 2021

Carrapatos em cachorros

Descubra os esconderijos dos carrapatos em cachorros e como evitá-los


Quem tem animal em casa com certeza já enfrentou o terror que são os carrapatos em cachorros e sabem que esse vilão é sempre uma ameaça a ser evitada.

Algumas pessoas associam esse problema com os locais rurais. Entretanto, mesmo morando em local urbano, os carrapatos também podem se tornar um grande problema.

Infelizmente, esse tipo de situação é enfrentada pelos pets e, se um carrapato se alojar no cão, já é o bastante para deixar o animal doente.

Por serem pragas muito pequenas, é muito fácil se infiltrar nos pelos. Se o tutor não ficar atento, a chance de um carrapato se reproduzir é muito grande, afirma a veterinária Livia Romeiro do Vet Quality Centro Veterinário 24h. Por isso, é importante manter sempre a atenção com banhos em dia e devidamente penteados.


Mas afinal, o que são carrapatos?

Os carrapatos nada mais são do que parasitas que sugam o sangue dos animais. E ele não atinge somente os cães. 

Estes parasitas podem atingir outros animais, como cavalos e gatos. Mas, diferente dos cães, os felinos costumam ter mais problemas com as pulgas.

Por se hospedarem na pele do cachorro, esses parasitas podem causar alguns problemas de pele – como a alergia.

Existem alguns tipos de carrapatos em cachorros. Mas o mais frequente é o carrapato marrom, que é super adaptável em áreas urbanas.

Esse tipo de parasita tem quatro fases da vida: sendo a primeira o ovo, depois a larva, depois a ninfa e a adulta por último.

Diferente do que muitos acreditam, o carrapato não vive dentro os pelos do cachorro. Ele apenas se alimenta do sangue do pet.


Em quais locais os carrapatos se escondem?

No corpo do cachorro, os carrapatos têm alguns lugares preferidos para se esconder e aproveitar do sangue do pet.

É importante verificar alguns lugares no corpo do animal, principalmente se ele estiver com muita coceira.

Por serem locais quentes e úmidos, não deve-se esquecer das orelhas do pet e arredores, entre os dedos, perto ou até mesmo embaixo do rabo. 

Ao redor dos olhos, nas axilas e no pescoço também podem ser uma escolha agradável para o parasita.

Alojado nesses locais do corpo do pet, os carrapatos em cachorros podem durar até cinco dias sem serem percebidos e mantendo-se alimentados.


Carrapatos podem transmitir doenças

Além de incomodar os cães, os carrapatos são capazes de transmitir doenças não somente para o pet, mas também para as pessoas ao redor dele.

Algumas doenças comuns que eles transmitem são a febre maculosa, doença de Lyme e anaplasmose.

Por isso, é importante que se o tutor encontre um parasita solto nos pelos do pet, leve o cão até um médico veterinário.

Não é indicado retirar o carrapato de qualquer maneira, pois pode resultar em uma inflamação na pele do cachorro. Por isso, a visita ao veterinário é mais indicado, já que um profissional saberá melhor como tratá-lo neste caso.

No caso de uma infestação, é importante tratar o pet e também realizar uma limpeza geral no ambiente que ele mais fica.

Como eles não ficam somente no pet, é muito provável que eles se fixem em outros cantos da casa como colchão e até os tapetes da sala e dos quartos.


Como identificar carrapatos em cachorros?

É difícil encontrar esse parasita no cachorro. Principalmente se ele tiver uma pelagem muito longa, mas também não é uma missão impossível.

Quando um carrapato se aloja no corpo do cão, ele passa a apresentar alguns sinais de incômodo. Sendo assim, se o tutor notar que o cachorro está balançando demais a cabeça, pode ser uma forma de dizer que existe um parasita no seu canal auditivo.

Por ser uma praga que pode causar coceiras, se notar que o seu animal de estimação está se coçando mais do que o normal, é importante dar uma olhada para saber o que está acontecendo.

Idas ao veterinário são sempre indispensáveis. Principalmente se, neste caso, o cachorro apresentar sintomas como: 

  • Febre;
  • Apetite reduzido;
  • Estranheza ao andar;
  • Mancar;
  • Sinais de dor ou desconforto frequentes.


Como prevenir o carrapato?


A boa notícia é que os carrapatos em cachorros podem ser evitados com algumas prevenções. 

O tutor deve evitar passear em locais que podem conter carrapatos mas, se não for possível, é importante checar o animal quando chegar em casa.

Lembrando que é importante que o tutor não deixe o seu cão deitar e rolar nas gramas dos parques, já que existem carrapatos que gostam de gramados. Os carrapatos adultos são visíveis a olho nú, então fique atento após o passeio.

Existem alguns tratamentos específicos para conter os parasitas de se alojarem no seu cão. Cada produto vai agir de forma diferente, então é importante checar com o médico veterinário do seu pet para descobrir a melhor forma de protegê-lo.

Outra forma de proteger seu cachorro contra os carrapatos, é utilizar produtos específicos para limpar o ambiente em que o cão mais frequenta. 

Como os carrapatos não precisam de muito para ficarem em um local, é interessante optar por produtos que realmente acabem com este parasita. Afinal, não é qualquer produto de limpeza que consegue derrotar o carrapato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados