Sabemos que a pandemia de coronavírus dificultou o crescimento de muitos negócios. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 716 mil empresas fecharam as portas apenas no primeiro semestre do ano passado. Em contrapartida, outros empreendedores se reinventaram e alavancaram os seus empreendimentos, principalmente com a venda online. No ano da pandemia, o e-commerce deu um salto e atingiu R$ 87,4 bilhões, um aumento de 41% em relação ao ano de 2019, segundo informações da Ebit-Nielsen.
O e-commerce aquecido e o crescimento
exponencial das vendas animaram muitos empresários do setor. No entanto, o
aumento muito acima do esperado para o período também fez com que muitos
negócios se perdessem, não dessem conta da demanda e, consequentemente,
começassem a perder ou deixar de fidelizar consumidores. O crescimento
exponencial, de maneira estruturada, deve ser algo planejado e feito com o
maior nível de cuidado e preocupação.
As startups, conhecidas pelo
crescimento dos seus modelos de negócio de forma acelerada e replicável,
ganharam destaque na última década em virtude dos avanços tecnológicos que se
incorporaram nessas empresas. Casos de sucesso do nosso ecossistema brasileiro
de e-commerce como Méliuz, Olist, Melhor Envio e VTEX são grandes exemplos de
camelos, ou seja, empresas resilientes e adaptáveis que têm como foco a
sustentabilidade e sobrevivência.
Um exemplo para ilustrar o que estou
dizendo: se uma loja virtual costuma fechar um número X de pedidos por mês e,
de uma hora para outra, começa a vender o triplo, caso o empreendedor não
esteja extremamente organizado e preparado para atender este aumento na
demanda, o processo não dará certo. Diversos fatores podem atrapalhar, desde a
falta de controle do estoque até atrasos nas entregas e na emissão de notas
fiscais. Esses erros acabam causando estresse e, o pior de tudo, a perda de
clientes.
Dizem que é melhor estar preparado para
quando a oportunidade aparecer, e a boa notícia é que é possível estar pronto
para quando o seu negócio, independente do nicho que atua, começar a alavancar.
O crescimento exponencial de forma estruturada é a chave do sucesso.
A primeira dica é estar sempre
atualizado sobre o mercado, de olho em novas tendências e plataformas que podem
ajudar na integração e automação de processos. É comum que, depois que um
empreendimento consegue uma certa quantidade de clientes fidelizados, venha a
fase da acomodação. Mas é justamente neste momento que é necessário começar a
estudar maneiras de crescer ainda mais rápido, seja com novas técnicas de marketing
digital ou com a ajuda de marketplaces e aplicativos.
A segunda dica é começar a investir em
recursos que auxiliarão nos processos básicos da rotina de um e-commerce, mas
que costumam demandar bastante tempo. Por exemplo, na fase da pré-venda,
para atrair clientes, é essencial estar onde os consumidores estão, ou seja,
nas redes sociais e marketplaces. No entanto, é impossível que uma única pessoa
dê conta de atualizar todas as informações, em todas as mídias e plataformas
possíveis. Para se preparar para um crescimento nas vendas, é importante que
comece a pensar em investir em pessoas ou plataformas que ajudarão a
simplificar e acelerar processos. Ninguém cresce sozinho.
Se a sua empresa está passando por um
momento de crescimento exponencial, isso significa que ela possui alta
performance de mercado. Esse momento é sempre desafiador e, exatamente por
isso, é necessário estar preparado para romper barreiras, vivenciar a inovação
e se tornar adaptável às constantes mudanças. Por isso, a terceira e última
dica se torna tão importante: aposte em inovação e experimentação.
Se você quer se destacar em algo, não
dá para seguir fazendo mais do mesmo. Estude o seu nicho e não tenha medo de
testar coisas novas e surpreender o consumidor final. Somente desta maneira, e
com essa mentalidade, é possível continuar crescendo e se mantendo em
destaque.
Vitor Lima - CEO e sócio-fundador do Magis5, Hub de Integração e Automação para
vender em marketplaces.
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