O RCS (Rich Communications Service) é um protocolo de comunicação entre operadoras de telefonia móvel que tem o objetivo de oferecer um sistema de mensagens de texto muito mais completo, que forneça conteúdo multimídia.
A tecnologia trouxe um novo padrão de comunicação
digital para o mercado, permitindo que empresas e pessoas se comuniquem de
forma mais simples e eficiente. Ele funciona de forma similar ao SMS, porém com
mais recursos para que a experiência do usuário seja muito mais interativa e
personalizada.
Criado pela Associação Mundial das Operadoras
(GSMA), hoje, conta com toda a expertise da gigante Google. A proposta do RCS é
permitir que as marcas consigam personalizar e atestar a autenticidade de suas
comunicações através do logotipo e selo de verificação, que agora pode ser
inserido diretamente na mensagem. Na prática, as vantagens vão muito além. O
RCS aceita recursos multimídia, como imagens, vídeos, áudios e gifs, tornando a
comunicação mais leve e atrativa.
Interação fácil é o grande destaque da ferramenta.
O usuário consegue responder com apenas um clique, escolhendo rapidamente entre
as opções sugeridas pelo remetente. Isso permite que as marcas desenhem
experiências completas e estimulem ainda mais o engajamento. Além disso, as
taxas de conversão são altas e os relatórios de envio e leitura são bastante
completos.
As vantagens não são só para quem envia as
mensagens, mas também para quem as recebe. O usuário pode interagir,
respondendo apenas com alguns cliques nas opções pré-programadas, tudo de forma
automatizada, sem a necessidade da intervenção humana. Com isso, o nível de
engajamento costuma ser maior, podendo ter resultados até cinco vezes melhor
que um SMS.
Boa parte desse sucesso é creditado ao fato de que
o consumidor consegue identificar rapidamente quem é a empresa que está
enviando a mensagem e sua política de privacidade. Outra questão é que a
navegação é embarcada, não ocorrendo o tradicional envio de um link que
direciona o cliente para outra página – que normalmente tende a despertar desconfianças
sobre possíveis fraudes.
Essa tecnologia está abrindo as portas para um novo
formato de comunicação, mais dinâmico, interativo, atrativo e confiável. Ela
chega para ampliar o leque de soluções de comunicação digital, permitindo o
desenvolvimento de experiências mais completas, independentemente do perfil da
empresa ou do objetivo da comunicação. As marcas que já estão criando ações com
o RCS estão caminhando a passos largos para construir uma conexão mais direta e
de muito mais fidelidade com seus clientes.
Bernardo Borzone - diretor de receitas responsável pelas áreas de Customer Success, Comercial e Marketing na Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.
Pontaltech
https://www.pontaltech.com.br/
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