Atendimentos contabilizados no primeiro bimestre deste ano somam quase 10 vezes mais que o total do mesmo período do ano passado
O Poupatempo tem ampliado a oferta dos serviços
digitais nos canais eletrônicos – portal (www.poupatempo.sp.gov.br) e aplicativo Poupatempo Digital – para
facilitar a vida da população durante a pandemia.
Nos dois primeiros meses de 2021 a procura pelos atendimentos
da Sabesp no site e app do Poupatempo cresceram quase 10 vezes mais comparado
ao mesmo período do ano anterior. Foram 2,6 mil serviços online feitos no
primeiro bimestre de 2020, e cerca de 25 mil no mesmo período deste ano, sendo
11 mil deles pelo portal e 14 mil pelo app.
De acordo com o diretor da Prodesp – empresa de
Tecnologia do Governo de São Paulo que administra o Poupatempo -, Murilo
Macedo, o crescimento reflete a tendência de migração para os serviços digitais
e também a preferência de parte da população por realizar atendimentos pelo
celular. “Com a nova realidade imposta pela pandemia, a Prodesp acelerou o
processo de digitalização dos serviços e passou a trabalhar incansavelmente em
busca de soluções inovadoras para que a população possa encontrar tudo o que
precisa, com a mesma qualidade e eficiência oferecida nas unidades
presenciais”, explica Macedo.
Desde a implantação dos serviços digitais da
Sabesp no Poupatempo, cerca de 100 mil atendimentos já foram concluídos. Entre
as opções mais requisitadas estão: pesquisa de débitos (81,1 mil), segunda via
de conta (9,1 mil), acordo (5,4 mil) e quitação (1,4 mil). Todos podem ser
feitos de forma simples e rápida, pelo computador ou celular, 24 horas por dia,
sete dias por semana, sem sair de casa.
Para solicitar os serviços da Companhia basta
acessar o site www.poupatempo.sp.gov.br ou baixar o aplicativo Poupatempo Digital e
clicar na opção ‘Serviços’ e depois em ‘Água, Luz e Esgoto’.
Nos canais digitais estão disponíveis 130
serviços, como renovação de CNH, licenciamento de veículos, transferência,
consulta de IPVA, carteira de trabalho, seguro-desemprego, entre outros. A
previsão é que até 2022, o Poupatempo alcance 240 opções nas plataformas
digitais.
Cartilhas digitais
Idealizadas para auxiliar e esclarecer as dúvidas mais frequentes dos cidadãos, as cartilhas trazem informações sobre 21 diferentes serviços oferecidos à população nos canais digitais do programa.
O material está disponível para ser consultado e baixado no
site www.poupatempo.sp.gov.br. Quem acessar terá orientações e
o passo a passo sobre como baixar o app Poupatempo Digital, criar login nos
canais digitais do Poupatempo, ter acesso a documentos como carteira de
habilitação, atestado de antecedentes criminais, licenciamento, transferência
de veículos, carteira de trabalho, título de eleitor, IPVA, seguro-desemprego,
além de outros atendimentos relacionados à Secretaria Estadual da Educação,
nota fiscal paulista e Sabesp, por exemplo.
Tutoriais (vídeos)
O portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br)
disponibiliza vídeos sobre os atendimentos digitais mais procurados nos canais
do programa. A série, com 16 tutoriais, está disponível também no Youtube,
no www.youtube.com/poupatemposp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário