A ideia de uma
casa de quatro rodas já é possível para brasileiros com menor orçamento
O
cenário de veículos recreativos, mais conhecidos como motorhomes, tem crescido desde
2018 e teve seu ápice em 2020 por causa da pandemia do coronavírus. A procura
por liberdade durante as viagens, mudanças de roteiros e a oportunidade de se
instalar num dia na praia e no outro no campo fez com que muitos viajantes
repensassem o formato de desbravar o mundo em quatro rodas.
E estes veículos não são encontrados apenas nas
regiões do Sul do Brasil ou nos Estados Unidos e na Europa, muito pelo
contrário: hoje é mais fácil ter este tipo de carro personalizado de acordo com
as preferências e gostos individuais sem perder a sofisticação e conforto
depois de longas distâncias.
Além da crescente busca pelas casas rodantes, o
perfil de viajantes que procuram motorhomes também mudou. Segundo Julio Lemos,
proprietário da Estrella Mobil Motorhomes, empresa especializada na fabricação
e na personalização de veículos recreativos, localizada em Santa Branca,
interior de São Paulo, novas identidades surgem todos os dias: desde pessoas
que trabalham em home-office, a famílias e casais que viram nos veículos uma
oportunidade de se desvincular de hotéis e resorts.
“São novos perfils que têm descoberto as vantagens
do motorhome, como aqueles que decidem trabalhar em numa espécie de home-office
na estrada; a pessoas mais novas que hoje estão conseguindo comprar os
veículos; e o perfil mais tradicional de família que pretende rodar o mundo,
com os amigos e não querem ficar em casa por conta da pandemia”, afirma Júlio.
Levantamento sobre perfils
Em 2018, na fábrica da Estrella Mobil, o perfil do
público que adquiria motorhomes eram, em sua maioria, aposentados e
profissionais liberais que lideravam o ranking com 80% nas vendas. Os 20%
restantes eram compostos por jovens, profissionais que já trabalhavam em
home-office e pessoas com mais de 40 anos.
Com a pandemia, foi observado um aumento expressivo
nas aquisições feitas por pessoas que já tinham o plano de um dia adquirir um
motorhome no futuro a anteciparam o planejamento, pessoas que passaram a ocupar
funções em home office de forma definitiva e principalmente pessoas que se
sentiram impactadas pelo isolamento e resolveram cair no mundo tendo como
quintal de casa uma paisagem diferente a cada parada, ocupando de 20% para 35%
no volume de vendas totais.
De modo geral, o mercado de vendas de motorhomes
entre 2019 e 2020 teve aumento de 40% ao ano desde o início da pandemia, e
tende a se manter até o fim de 2021.
A tecnologia dos motorhomes foi outro ponto que
teve transformações desde a década de 70, isso porque empresas de maquinarias
específicas para este setor se instalaram no país, depois de perceberem uma
oportunidade de mercado brasileiro.
“A qualidade dos produtos produzidos no Brasil
melhorou muito nos últimos 20 anos! Hoje, temos diversos equipamentos
específicos para motorhomes, como aquecimento de água, ar-condicionado a
janelas especiais. São produtos que têm agradado muito o público, que procura o
máximo de conforto”, finaliza Julio.
Estrella Mobil
Nenhum comentário:
Postar um comentário