Com a pandemia instalada pelo novo Coronavírus, o home office passou a fazer parte da vida de muitos profissionais que precisaram se adaptar para continuar trabalhando. Uma das preocupações que afeta os profissionais que estão em home office, além de manter a produtividade, é o cuidado com a auto imagem.
De acordo com o coordenador do curso de consultoria de imagem do Centro Europeu,
Pablo Inísio, o ideal é manter o código de vestimentas - o chamado dress code -
da empresa durante o home office. "Cuide da sua imagem como se fosse
trabalhar fora, principalmente se estiver exposto por videoconferência",
explicou.
Segundo ele, o profissional de home office também deve estar atento ao cenário
de trabalho. "Para o seu rendimento profissional, o ambiente ao seu redor
deve ser agradável aos olhos, organizado".
Pensando em estar sempre apto e satisfeito com a imagem profissional que é
transmitida, o trabalho do consultor de imagem pode ajudar e muito. O consultor
ajuda na escolha de cores, como realçar a beleza natural e auxiliar a definir
um estilo pessoal marcante
"Além disso, o consultor de imagem orienta sobre modelagem de roupas, cor
do cabelo que cai melhor para cada estilo de pessoa e também ajuda nas compras,
fazendo com que a pessoa opte por peças essenciais, comprando menos",
explica Inísio.
Consultoria de Imagem por Home Office
Os profissionais que atuam na área de consultoria de imagem têm a possibilidade
de trabalhar em diferentes plataformas gratuitas com os seus clientes, online.
"Atualmente, toda a parte investigativa, os diagnósticos e as sugestões de
estilo podem ser facilmente feitos por videoconferências. Em tempos difíceis
surgem novas oportunidades para inovar na carreira", reforça Inísio.
A consultora e professora do Centro Europeu Márcia Crivorot é um exemplo. Ela
atua online atendendo clientes de todo o Brasil, Europa e Estados Unidos. Os
alunos da escola em Curitiba - que cursam consultoria de imagem - têm contato
com vários professores atuantes que lançam ferramentas digitais para continuar
as atuações de forma digital.
Mercado cresce na pandemia
O trabalho em casa foi estratégia adotada por 46% das empresas durante a
pandemia, segundo a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise covid-19. O estudo
elaborado pela Fundação Instituto de Administração (FIA) coletou, em 2020,
dados de 139 pequenas, médias e grandes empresas que atuam em todo o Brasil.
O percentual de companhias que adotou o teletrabalho durante a quarentena foi
maior no ramo de serviços hospitalares (53%) e na indústria (47%). Entre as
grandes empresas, o índice das que colocaram os funcionários em regime de home
office ficou em 55% e em 31%, entre as pequenas. Um terço do total das empresas
(33%) disse que adotou um sistema parcial de trabalho em casa, valendo apenas
em alguns dias da semana.
De acordo com o estudo, 41% dos funcionários das empresas foram colocados em
regime de home office, quase todos os que teriam a possibilidade de trabalhar a
distância, que somavam 46% do total dos quadros. No setor de comércio e
serviços, 57,5% dos empregados passaram para o teletrabalho, nas pequenas
empresas o percentual ficou em 52%.
Centro Europeu
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