Consultores da Vikaas Consultoria compartilham os seus melhores ensinamentos
A necessidade de se reinventar e aumentar os resultados das empresas num cenário de tantas incertezas faz com que muitos líderes sintam que precisam desenvolver novas habilidades, ter uma equipe mais ágil, mais engajada e com alta performance.
Se você tivesse que escolher sua melhor dica para dar a um líder que precisa melhorar seus resultados, de sua equipe e empresa, qual seria?
Os consultores da Vikaas Consultoria e Treinamento, todos com mais de 15 anos de experiência em suas áreas de atuação, movidos por alavancar resultados e apaixonados pelo desenvolvimento de pessoas, selecionaram as dicas mais valiosas, a partir do acompanhamento dos desafios e casos de sucesso de diversos clientes dos mais diferentes tamanhos, culturas e segmentos.
Dica 1 – Gere segurança psicológica no seu time. O resto, será consequência
"Segurança
psicológica é quando as pessoas sentem que podem confiar no seu líder e que o
ambiente é seguro para se expressar. Compartilho essas práticas que se forem
realizadas com constância, irão impactar no aumento de performance, engajamento
e produtividade e estimular a criação de uma cultura de inovação e colaboração:
Deixe claro quais são os valores e propósito da empresa, independente dele
estar ou não pendurado na parede é essencial que o time identifique-os nas suas
falas e decisões diárias, crie práticas de reuniões 1:1 para ouvir e conhecer
cada um e a cada falha ou reclamação provoque o seu time a pensar: Qual foi o
aprendizado? - essa pergunta instiga o time a desenvolver atitudes mais
resilientes e protagonistas, gerando aprendizagem e aproximação”, afirma Ellen
Ravaglio, psicóloga, coach e consultora em desenvolvimento de lideranças e
times.
Dica 2 – Olhe para os resultados das pessoas e fique feliz por elas
“Você já percebeu que muita gente olha para pessoas com ótimos resultados e começa a criticar?
A crítica é uma capa que você joga por cima daquilo que você não quer olhar. Quando eu crítico o outro eu tiro a atenção de mim.
Para
mudar esse olhar, exercite: selecione aquela pessoa que você mais critica, e
faça a seguinte lista: Quais coisas que essa pessoa faz e você não faz? Quais
coisas a pessoa tem e você não tem? (ex: produtos, clientes, cursos,
competências...). Depois escreva as críticas que você faz sobre essa pessoa:
adjetivos e depois se pergunte: Quando eu critico, quando eu faço essa crítica,
o que eu quero ou tento esconder sobre mim? O que eu deveria aprender com essa
pessoa e não estou me dando abertura pra isso? E diga pra si em si: Muito
obrigada por ser um espelho! Pois através de você, eu pude ver a mim”, reflete
Francine Costa, coach e especialista em crenças.
Dica 3 – Receba feedback como um presente e oportunidade
“O
feedback é uma das ferramentas mais valiosas para o nosso crescimento pessoal e
profissional. A regra de diamante é: recebe-lo como um presente, uma
oportunidade de sabermos como estamos sendo percebidos pelo outro, e impactando
nossos times e de evoluir comportamentos e nos tornarmos lideres melhores”,
compartilha Helen Santos, coach e mentora de carreira e liderança.
Dica 4 – Ter planejamento é a chave para direcionar o seu time
“Mesmo
em tempos de incertezas, o líder precisa direcionar o seu trabalho e do seu
time tendo como base um planejamento assertivo e aberto a revisões, ajustes ou
modificações. Por isso é importante alinhar com o seu time: Garanta que todos
estejam na mesma página e alinhe performance, expectativas, valores e acordos.
Inspire uma visão compartilhada como forma de guiar e motivar as ações de todos
os seus liderados. Equipes atuam melhor quando são guiadas por um propósito!”,
explica Kallen Chen, consultora de marketing, negócios e planejamento, explica
5 – Entenda para surpreender, encantar e fidelizar clientes
“Se
sua empresa quer construir relações de longo prazo, confiáveis e sustentáveis
com seus clientes, é preciso solucionar seus problemas, realizar desejos e
surpreendê-los positivamente. A compra e a fidelização virão como
consequências! Para que isso seja possível, é preciso: Conhecê-los, entender suas
expectativas, gerar uma conexão que permita uma venda consultiva, num
atendimento altamente personalizado e surpreendê-los com algo além do esperado,
algo que encante!”, pontua Melissa Sacic, consultora em estratégias comerciais,
precificação e planejamento estratégico.
6 – Construa relações de confiança
“A forma como os líderes tratam seus liderados hoje, trará resultados a médio e longo prazo para a organização. E estes resultados podem ser positivos ou negativos dependendo de como estão as relações de confiança.
Ou as pessoas estão competindo entre si ou existe confiança e, com isso, um desejo partilhado de comprometimento para um objetivo comum. Ou existe controle ou confiança. É impossível manter os dois.
E
como melhorar isso? Com feedbacks constantes, comunicação transparente,
proximidade, interesse genuíno, investindo tempo, criando um ambiente com
segurança psicológica e oferecendo autonomia para a equipe”, afirma Renata
Andraus, coach e trainner de lideranças.
7 - Seja exemplo de conduta
Isso significa que ele deve ser um exemplo de conduta, de ações e de excelência. Nem todos praticam o que pregam e poucos têm consciência de suas ações. Contudo, sabem que são constantemente observados, principalmente por seus liderados, pois servem de espelho aos que querem aprender. Sorria, você está sendo filmado!!” conclui Wilson Roberto Lourenço, coach e consultor em lideranças, gestão de conflitos e planejamento estratégico.
Quem
precisar de um apoio profissional para gerar mudanças, alcançar seus objetivos
e implementar novas soluções que tragam aumento de resultados as empresas pode
contar com a expertise dos consultores Vikaas e com soluções personalizadas
através do desenvolvimento de líderes, de equipes, de empreendedores.
Vikaas Consultoria
Av. Paulista 302, 1º andar
instagram @vikaasconsultoria.
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