Pesquisar no Blog

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Dia do Dermatologista: médico alerta para a importância de consultas regulares

Dia 5 de fevereiro é dedicado à especialidade médica responsável por cuidados com a estética, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças da pele, cabelos e unhas


Durante os meses mais quentes do ano é comum que a preocupação com a pele aumente, pois estamos mais expostos ao sol. Orientações para aplicar o protetor solar diariamente, hidratar e higienizar a pele1 ganham destaque durante o verão. O que muita gente esquece é que esses cuidados devem ser contínuos, indiferentemente da estação do ano. Além disso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda consultar regularmente um dermatologista1, cujo dia é celebrado em 5 de fevereiro.

Entre as 55 especialidades médicas no Brasil2, a dermatologia é a responsável pelos cuidados com o maior órgão do corpo humano: a pele. Os mais de 10 mil dermatologistas do país3 podem cuidar tanto da parte estética quanto da prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas à pele, como psoríase, urticária crônica espontânea, dermatite atópica, melasma, entre as mais de três mil doenças dermatológicas4.

Existem subespecializações dentro da dermatologia. Enquanto 80% dos médicos estão focados em estética, os outros 20% são especialistas em diferentes áreas como doenças infecciosas, doenças inflamatórias, dermatologia pediátrica, câncer de pele, entre outros. De qualquer maneira, consultar um médico regularmente pode fazer a diferença na vida do paciente.

"A visita periódica nos dá uma melhor chance de diagnosticar precocemente alguma dessas doenças, pois, ao perceber o surgimento de sintomas na pele, já conseguimos investigar e, se preciso, iniciar um tratamento adequado", afirma Ricardo Romiti, médico dermatologista.

No caso da psoríase, o paciente leva em média 14 anos para receber o diagnóstico. O Dr, Ricardo explica que essa demora muitas vezes está associada à falta de informações ou dificuldade de acesso ao especialista. "Muitas pessoas nunca ouviram falar nessa doença, então, quando surgem lesões avermelhadas cobertas por escamas brancas, em qualquer lugar do corpo mas especialmente no couro cabeludo, joelhos e cotovelos e unhas5, não pensam em investigar mais a fundo e procuram soluções rápidas com conhecidos ou se automedicam", diz.

O médico alerta que a psoríase ainda não tem cura, mas possui tratamentos bastante eficazes para controlar o quadro. "Estamos falando de uma doença inflamatória crônica que já tem terapias inovadoras e seguras para a melhora substancial das lesões de pele5,6. Assim, o dermatologista poderá discutir e avaliar as opções disponíveis de acordo com a gravidade de cada paciente. Com isso, reitero a importância de consultas médicas regulares, ao invés de se automedicar, ou apenas ir ao pronto atendimento", afirma o dermatologista.

Os pacientes diagnosticados com psoríase, ou aqueles que buscam um dermatologista especializado no tratamento da doença, podem pesquisar os profissionais por região, assim como mais informações no site www.pelesempsoriase.com.br.





Novartis

www.novartis.com





Referências

1. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponível em: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/. Acesso em 29/01/2021.

2. Demografia Médica no Brasil 2020. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Disponível em: https://www3.fm.usp.br/fmusp/conteudo/DemografiaMedica2020_9DEZ.pdf. Acesso em 28/01/2021.

3. CBO-Ministério da Saúde. Disponível em: https://cnes2.datasus.gov.br/Mod_Ind_Profissional_com_CBO.asp. Acesso em 29/01/2021.

4. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponivel em: https://www.sbd.org.br/dermatologia/sobre-a-dermatologia/o-que-e-dermatologia/. Acesso em 20/01/2020.

5. National Psoriasis Foundation. Psoriatic disease: about psoriasis. Disponível em www.psoriasis.org/about-psoriasis. Acesso em 20/01/2020.

6. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Consenso Brasileiro de Psoríase 2012 - Guia de avaliação e tratamento. Disponível em https://www.ufrgs.br/textecc/traducao/dermatologia/files/outros/Consenso_Psoriase_2012.pdf. Acesso em 20/01/2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados