Trabalho no
comércio digital cresce, mas ainda existem dúvidas sobre a modalidade adequada
para atuar
Trabalhar com vendas na internet já é a realidade
de muitos brasileiros. O movimento foi impulsionado pela pandemia do
coronavírus e mudança de comportamento dos consumidores que, hoje, adquirem
mais produtos e serviços pela internet. A Lomadee, startup de consultores
digitais do Movimento Compre&Confie, por exemplo, viu crescer em quase seis
vezes o seu número de pessoas que procuram a independência financeira no varejo
digital. Desde março deste ano, a empresa passou de 70 mil para 400 mil
cadastros.
Contudo, muitas pessoas que acabaram de ingressar
no ramo do marketing de afiliados, não sabem ao certo se é melhor atuar como
consultor ou revendedor digital. Pois bem, antes de focar em uma das duas
vertentes, é necessário entender como é a atuação direta entre cada uma delas
com o consumidor digital.
O consultor on-line realiza venda direta para as
pessoas. Sendo assim, normalmente, o consultor será requisitado pelo cliente e
vai prestar todo o aporte necessário ao mesmo, esclarecer dúvidas sobre
funcionalidades do produto e tentar encontrar a melhor oferta disponível.
O consultor pode atuar realizando divulgações de
ofertas em seus canais de comunicação, mas, geralmente, ele atua com uma lista
seleta onde mantém um relacionamento e divulga ofertas exclusivas. Ao anunciar
esses produtos, o consumidor pode se interessar pelo item ou solicitar ao
consultor para que encontre outra oferta dentro das caraterísticas em que busca
como: preço, marca e garantia estendida.
“Possuo uma lista de clientes e faço um atendimento
individualizado. A partir do contato do consumidor, procuro entender sobre suas
necessidades para assim identificar o item que se encaixa dentro da
expectativa. Faço o acompanhamento antes, durante e após a compra, inclusive,
auxiliando com questões de assistência técnica”, afirma Everaldo Carniel, 45
anos, servidor público e consultor especializado on-line da Lomadee.
No caso do revendedor especializado on-line, ele
também pode atuar com uma lista de contatos para a qual divulga ofertas
exclusivas das principais redes varejistas, porém, os anúncios são feitos de
forma mais massiva. Neste caso, ao invés de atender consumidores de forma
individualizada e acompanhar todo o passo-a-passo, que vai desde a escolha do
produto até o pós-venda, o revendedor vai atuar apenas divulgando as melhores
promoções.
“Logo no início da manhã faço a seleção das ofertas
que são interessantes para a lista de clientes que possuo em minha base de
contatos. Assim, crio um e-mail marketing com essas promoções e disparo para
esses consumidores. Ao longo do dia, faço o monitoramento dos produtos
comprados por eles e tenho obtido bons resultados”, descreve Bruno da Cunha
Augusto, 35 anos, empresário e revendedor especializado da Lomadee.
Assim como Bruno, Marcela Gonzaga, 35 anos, jornalista,
também atua como uma revendedora da Lomadee. Porém, sua rede de clientes é
concentrada em uma página criada em uma rede social. “Faço a divulgação de
produtos menores, como fraldas para crianças, calçados e luminárias, por
exemplo, no Instagram. Hoje, conto com quase 85 mil seguidores que consomem
diariamente essas ofertas e, a partir disso, conquistei minha independência
financeira”, descreve.
Vale destacar que tanto o consultor quanto o
revendedor especializado on-line, ao promover produtos e divulgar ofertas
desses anunciantes em seus canais de comunicação, recebem uma comissão por cada
venda realizada. Existem afiliados que, apenas trabalhando com o comércio
digital, conquistam até R$10 mil de renda todos os meses.
Lomadee
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