Pesquisa da Kaspersky mostra os impactos do distanciamento entre funcionários e empregadores após a pandemia.
O aumento da distância
entre funcionários e empregadores após a pandemia trouxe impacto em todos os
setores. Uma nova pesquisa da Kaspersky mostra que os colaboradores brasileiros
precisam de menos apoio dos superiores ao trabalhar remotamente, mas necessitam
suporte emocional ou psicológico.
Realizada em conjunto com a consultoria
Censuswide, a pesquisa mostrou que a maior lacuna está em benefícios
adicionais, como o pagamento de contas de internet ou telefone. Entre os
participantes brasileiros, 43% dos que trabalham em microempresas (menos de 50
funcionários), gostariam de ter mais apoio nessa questão. Nas médias (de 50 a
100 funcionários) e grandes corporações (acima de 100 funcionários), esta
porcentagem é similar: 44% e 47% respectivamente.
Curiosamente, quem trabalha em microempresas reclama
menos sobre a necessidade de maior flexibilidade no trabalho e mais suporte
técnico. Veja os detalhes no gráfico abaixo:
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Uma das hipóteses dos autores é que quem
trabalha em microempresas está mais acostumado com o uso de dispositivos
pessoais no ambiente de trabalho e cuidam do acesso aos serviços. Já médias e
grandes organizações contam com políticas que, na mudança para o home office,
tiveram que ser adequadas para a nova realidade.
Outro dado importante está relacionado com o
impacto da Covid-19 na ansiedade em relação à própria saúde e a das pessoas
próximas. Nesse sentido, o apoio emocional ou psicológico se mostrou necessário
quase na mesma proporção para todas as empresas: 28% nas micro e médias e 34%
nas grandes.
"As mudanças geradas pelo isolamento
social ainda nos afetarão por muito tempo e de diferentes formas. Por isso é
importante realizar um acompanhamento constante e avaliar todas as áreas do
negócio. Logo no início, muito foi dito sobre o uso de equipamentos pessoais no
ambiente de trabalho e os problemas de segurança. Já no segundo semestre,
destacamos a migração do cibercrime para ataques de ransomware direcionados e
agora destacamos um aspecto mais humano: a necessidades sociais e emocionais
dos colaboradores. Todas as áreas são importantes para manter a produtividade e
a motivação das pessoas que trabalham conosco", afirmar Roberto Rebouças,
gerente-executivo da Kaspersky no Brasil.
Para facilitar as condições de home office
para os colaboradores, a Kaspersky recomenda:
• Comunicação aberta e honesta com os
funcionários, pois eles buscam em seus gerentes sinais sobre como reagir a
situações de crise. Organize sessões como "Podem perguntar qualquer
coisa" com a presença da alta administração da empresa. Isso permitirá
falar com os colaboradores sobre como a empresa continuará trabalhando na nova
situação.
• Realize pesquisas para entender o estado
emocional dos colaboradores, suas demandas de trabalho, se eles têm tudo o que
precisam para trabalhar remotamente e se estão seguros em relação aos processos
empresariais. Isso proporciona um entendimento melhor sobre circunstâncias específicas
vivenciadas pelas pessoas e ajuda os líderes a tomar decisões mais ponderadas.
• Ajude os funcionários a administrar a
sobrecarga de informações e a sensação de estarem oprimidos nesse período de
incerteza. Mantenha suas equipes informadas dos fatos e da situação atual, e
também sobre como ficar seguras e saudáveis.
• Crie canais de comunicação online com os
departamentos de RH e a TI, para que todos possam resolver problemas
facilmente. Forneça orientações para que todos os funcionários consigam habilitar
o trabalho remoto e usar determinados softwares. Isso pode ser feito por meio
de webinars ou chamadas em grupo.
• Instrua os funcionários para que adotem
práticas básicas de segurança ao trabalhar remotamente - por exemplo, como
evitar ser vítimas de phishing por e-mail ou pela web, ou como gerenciar contas
e senhas. A Kaspersky e a Area9 Lyceum criaram um curso gratuito para ajudar as equipes a trabalhar em casa com
segurança.
• Adote uma solução de segurança baseada em
nuvem. Até as pequenas empresas devem se proteger de ciberameaças, independentemente
de seus colaboradores trabalharem com dispositivos corporativos ou pessoais. O Kaspersky Small Office Security pode ser instalado remotamente e gerenciado pela
nuvem; não requer muito tempo, recursos ou conhecimento específico para sua
implementação e seu gerenciamento.
Sobre a pesquisa
Intitulada ‘Proteção do futuro do trabalho’, a
pesquisa entrevistou 8.076 funcionários de empresas de pequeno e médio porte
(10-250 funcionários) em 18 países: África do Sul, Alemanha, Brasil,
Bélgica, China, Emirados Árabes Unidos, Espanha, EUA, França, Itália, Japão,
Luxemburgo, Malásia, México, Países Baixos, Rússia, Turquia e Reino Unido. As
entrevistas foram conduzidas em outubro de 2020.
O relatório ‘Proteção do futuro do trabalho’ completo encontra-se disponível aqui .
Kaspersky
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