Pesquisar no Blog

quinta-feira, 19 de março de 2020

Coronavírus - Dicas para que a pequena empresa suporte a crise


Advogado especialista dá orientações para que a pequena empresa passe pela Crise do COVID-19

Diante da grande disseminação do COVID-19 (Coronavírus) todos os países estão colocando em prática diversas medidas de isolamento social para evitar toda forma de aglomeração. O Brasil também está adotando suas medidas. Não poderia ser diferente, pois já contabilizamos mais de 300 casos confirmados e 5 mortes em decorrência deste tão temido vírus.
O isolamento social é extremamente necessário. Trata-se da melhor medida para frear a exponencial disseminação do vírus, mas, é da mesma forma, extremamente danosa para as pequenas empresas.
“Entendemos que seja realmente necessário fechar bares, cinemas e todo tipo de estabelecimento, como se fará em São Paulo, porém, não se pode negar que causará um impacto de grandes proporções para as pequenas empresas que continuarão a ter despesas fixas e custos com funcionários”, alerta Mário Inácio Ferreira Filho, advogado especialista em micro e pequenas empresas da IF Assessoria Empresarial.
Neste ambiente de medidas extremas e necessárias, o advogado recomenda que todas as pequenas empresas e todos os empresários atendam com prontidão estas recomendações, fechando seus estabelecimentos, porém, dá valiosas dicas que permitirão que as pequenas empresas passem por esta fase com o menor prejuízo possível.

É hora de reduzir despesas
O fechamento, por si só, trará algumas reduções de despesas, como energia elétrica, mas segundo Mário Filho é essencial que o empresário tenha ideia de quais são seus custos para poder reduzir ainda mais.
“Despesas de menor importância deverão ser cortadas, pois não haverá receita durante o período de isolamento social”, esclarece o advogado.

Negociar com Fornecedores e Credores
“Este é o momento em que todos precisam se unir para evitar uma hecatombe econômica. Fornecedores e credores da micro e pequena empresa terão que ter bom senso para negociar o pagamento facilitado durante o período em que as empresas precisarão ficar fechadas e, consequentemente, sem faturamento”, pontua o advogado da IF Assessoria Empresarial.
Com a participação e união de todos os envolvidos na economia, principalmente no que estiver relacionado às micro e pequenas empresas, será possível que o maior número de empresas consiga passar por esta crise, sem ter efeitos muito grandes. 
  
Contar com a Colaboração dos Funcionários
A relação trabalhista é sempre a mais essencial e a mais sensível dentro de uma pequena empresa, pois está relacionada diretamente com sua atividade empresarial e atendimento de seus clientes. Portanto, é muito importante que todos os funcionários estejam cientes que a situação é crítica e também é importante que todos os pequenos empresários entendam que a crise que os atingirá será severa também a seus funcionários.
Mario Filho, que é especialista em micro e pequena empresa, esclarece que “é um momento em que todos precisam ter bom senso e estarem cientes que a crise atingirá a todos. É preciso entender que a empresa ficará sem receita e com recursos diminuído para pagar salários e os bônus existentes. É necessário a colaboração dos funcionários”.

Ter atenção às medidas governamentais
Ciente do grave problema que as medidas causarão para as empresas, especialmente para as micro e pequenas, o Governo vem propondo medidas para aliviar as despesas. É importante que micro e pequenos empreendedores estejam a par de todas estas medidas.
“Este é o momento em que o pequeno empresário precisará ter um excelente contador e um excelente advogado do lado para poder entender e aplicar todas as medidas que estão sendo propostas”, aconselhou o advogado.
Como medida de suporte às pequenas empresas já foi anunciado e regulamentado o pagamento diferido do imposto relacionado ao SIMPLES NACIONAL. O pagamento diferido do FGTS também já foi anunciado, faltando apenas ser regulamentado.
Foi proposta, também, a possibilidade de flexibilização da legislação trabalhista com a suspensão do contrato de trabalho e possibilidade de redução de carga horária com a proporcional redução dos salários.
“É de extrema importância que todos estejamos cientes que tais medidas são para benefício mútuo e que precisamos colaborar evitando qualquer forma de aglomeração”, finaliza o advogado, alertando inclusive, que todos os funcionário da IF Assessoria também já foram conduzidos para o trabalho na modalidade de home office.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados