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Nos últimos anos, muito tem se discutido a respeito
da comunicação unificada (UC), a tecnologia que está redefinindo a maneira como
os funcionários se comunicam, colaboram e trabalham. E o melhor: é
acessível tanto para grandes corporações, quanto para pequenas e médias
empresas.
Apesar da popularidade, a maioria das empresas ainda
não aproveita tudo o que a tecnologia tem a oferecer e, por conta disso, a Jive by LogMeIn separou algumas sugestões sobre
como a comunicação unificada pode impulsionar a produtividade e a inovação no
local de trabalho.
- Garante
eficiência, mesmo quando trabalhando remotamente
O desejo de trabalhar remotamente está crescendo
rapidamente. De fato, de
acordo com as pesquisas, o trabalho remoto continuará ganhando força à
medida que a tradicional cultura “das 9h às 18h” do local de trabalho muda.
Felizmente, a comunicação unificada permite que as
empresas garantam a produtividade, não importa onde os funcionários estejam
trabalhando. Se optarem por trabalhar em casa ou fizerem parte de uma equipe
global, a UC pode garantir que exista uma plataforma única e confiável que
facilite a comunicação e a colaboração entre equipes.
- Garante
maior produtividade
Com a UC, os funcionários e gerentes têm acesso a
várias ferramentas de comunicação e colaboração. Os recursos de comunicação
unificada, como mensagens instantaneas, ajudam a simplificar a troca de
informações do dia a dia, permitindo a conexão informal entre os colegas. Além
disso, ter um inventário centralizado para todos os seus documentos elimina a
necessidade de rastrear colegas de trabalho e outros recursos.
Essas ferramentas mantém seus usuários no controle
de seu tempo no local de trabalho e, além disso, tornam possível acessar
colaboradores por meio de um único ramal, independente de onde estejam – no
escritório, no trânsito, em casa, em viagem a trabalho –, garantindo que não
percam mais nenhuma ligação importante.
Uma pesquisa
recente da GoTo by LogMeIn, mostrou que 59% dos entrevistados disseram
desperdiçar tempo alternando entre diferentes aplicativos de colaboração
durante o trabalho e, por conta disso, a consolidação de ferramentas de UC e
colaboração pode ser a solução para acabar com as distrações no ambiente de
trabalho e aumentar a produtividade dos colaboradores. Elas também facilitam o
trabalho remoto, o que faz 93% dos entrevistados de outra
pesquisa sobre o assunto se sentirem ainda mais produtivos.
- Reduz
as despesas gerais da empresa
Apenas no último mês, o serviço de telefonia fixa
perdeu 506,3 mil assinantes no Brasil, de acordo com as últimas estatísticas
divulgadas pela Anatel. Em 2019, até o momento, a retração já totaliza 1,630
milhão de desconexões, enquanto o acumulado dos últimos 12 meses (até maio)
mostra a perda de 2,981 milhões de assinaturas.
Ferramentas de colaboração e comunicação unificada
utilizam a telefonia em nuvem, serviço
que permite ir além e unificar todas as plataformas de comunicação
empresariais, garantindo ligações ilimitadas por um valor único mensal. Também
é possível migrar todo o PABX de uma empresa para a nuvem, livrando clientes de
burocracias e custos extras com a compra e manutenção de PABX e equipamentos,
já que o serviço é configurado diretamente na nuvem.
Esses são só alguns dos vários exemplos nos quais a
UC ajuda na redução de custos para empresas. A comunicação unificada segue um
modelo de SaaS (software como serviço), portanto não há necessidade de se
preocupar com o investimento em equipamentos caros para instalar o sistema ou
uma equipe para mantê-lo.
A produtividade sempre recebe um grande impulso
quando encontra maneiras melhores e mais eficientes de alocar recursos. Quando
não é preciso se preocupar com os custos indiretos tradicionais, como contas
telefônicas, transporte e impressão de documentos, os fundos podem ser
redirecionados para treinamento e marketing, por exemplo.
- Tempo
de resposta do cliente mais rápido
Os clientes são o coração de qualquer empresa e,
por isso, encontrar maneiras de lidar de forma eficiente com suas preocupações
é essencial. Provedores confiáveis de comunicação unificada oferecem
oportunidades de integração de CRM para simplificar o gerenciamento dos
clientes.
Com uma plataforma única e abrangente, que
potencializa toda a comunicação e colaboração, não há mais alternância entre os
aplicativos de mensagens. Não há como debater qual ferramenta de reunião usar
para alcançar um cliente ou pesquisar o número de discagem correto de uma
teleconferência anterior. Todos são alcançáveis da mesma maneira, do mesmo
lugar e sem a sobrecarga cognitiva, garantindo que funcionários, simplesmente,
produzam mais e melhor, em menos tempo.
Acabar com o excesso de distrações também torna
possível estar sempre ciente das necessidades dos clientes e vice-versa, já
que, por meio de uma única ferramenta, todos os dados podem ser acessados
facilmente pelo cliente e pelos funcionários durante o monitoramento das
atividades.
- Facilita
sintonia entre colegas
A produtividade no local de trabalho geralmente
depende do bom relacionamento entre as equipes. Pode ser um desafio atingir
esse nível de camaradagem dentro de organizações que empregam equipes dispersas
geograficamente ou viajando. No entanto, com uma plataforma de UC instalada,
todos os membros podem se comunicar facilmente usando uma única plataforma.
Isso não apenas facilita a comunicação clara, mas também permite que os colegas
se comuniquem mais naturalmente com ferramentas semelhantes àquelas que usam
fora do trabalho, como as de mensagens instantâneas. Isso ajuda a desenvolver
um relacionamento fácil entre os membros da equipe, o que cria um ambiente que
incentiva o brainstorming, a troca de ideias e a coordenação de prazos.
A comunicação eficiente e colaborativa é necessária
para o sucesso de qualquer empresa, mas requer as ferramentas certas. A Jive é
parte do portfólio de comunicações unificadas e colaboração da LogMeIn, que
possui soluções ideais para resolver esses problemas. Mais informações estão
disponíveis em: https://jive.com/br/
LogMeIn, Inc. (NASDAQ:LOGM)

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