A organização realizou parceria com a Associação de Diabetes Juvenil da Região Noroeste Paulista para sensibilizar a população
Com
o intuito de sensibilizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce
do diabetes e do controle glicêmico para prevenção de complicações da condição,
a ADJ Diabetes Brasil realiza a campanha nacional Fique de olho -
Retinopatia Diabética. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil
possui 16 milhões de pessoas com diabetes. Dados da pesquisa da Faculdade de
Medicina da Universidade de São Paulo apontam que 77,2% dos indivíduos com
diabetes tipo 2 não aderem ao tratamento no país, o que ocasiona sérias
complicações. Uma delas é a retinopatia diabética, que afeta cerca de 40% das
pessoas com diabetes.
As
altas taxas de glicemia degeneram a retina e, com o tempo, a visão pode ser
afetada, sendo a principal causa de cegueira. A retinopatia diabética pode ser
de dois tipos: a não proliferativa, forma inicial da doença que é
detectada quando os vasos do fundo do olho estão danificados, causando
hemorragia e vazamento de líquido da retina, chamado de Edema Macular
Diabético; e a proliferativa é diagnosticada quando os vasos da retina
ou do nervo óptico não conseguem trazer nutrientes para o fundo do olho e por
consequência, há formação de vasos anormais, que causam o sangramento.
Além
de sensibilizar as pessoas sobre os riscos da retinopatia diabética, a campanha
também tem como objetivos específicos: educar as pessoas para que mudem seus
hábitos e consigam controlar as taxas de glicemia e incentivar a visita ao
oftalmologista regularmente, para realizar os exames preventivos de visão.
A
iniciativa já passou por Brasília e irá para os municípios de Birigui (interior
de São Paulo), Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza e Belo Horizonte. No
próximo dia 1 de junho, Birigui receberá a ação, na sede da ADJ Birigui,
localizada na Rua João Galo, 1091. Para inscrições, é necessário entrar em
contato pelo telefone 18 3642-1929.
Para
a realização destas ações, a ADJ Diabetes Brasil conta com o apoio da Abbott,
da Allergan e da Novartis. Mais informações podem ser acessadas no www.adj.org.br.
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