As
dificuldades para uma mulher ser bem-sucedida profissionalmente ainda são muito
altas. Estudo recente divulgado pela Organização Internacional do Trabalho
(OIT), realizado em 2018, mostrou números estarrecedores. Em âmbito mundial,
ainda há uma diferença de 20% de salário entre mulheres e homens ocupando a
mesma função. Quando a mulher é mãe de filho pequeno o cenário também é ruim.
Segundo o levantamento, apenas 25% das mulheres com filhos menores de seis anos
ocupam cargo de chefia. Para mulheres com filhos mais velhos, a proporção é um
pouco maior, 31%.
Se o
contexto histórico e social faz com que mulheres sofram para obter relativo
sucesso profissional, a situação se deteriora ainda mais quando elas também se
boicotam emocional e psicologicamente, titubeando em seus objetivos, duvidando
de sua capacidade. Para que as mulheres obtenham força mental a fim de
conseguirem prosperar em suas carreiras, apesar dos fatores externos muitas
vezes hostis, a psicóloga Fernanda Tochetto recomenda seis dicas. São elas:
- Autoconhecer-se: é preciso, primeiramente olhar para si mesma. De
acordo com Tochetto, quando a mulher sabe como funciona de verdade: do que
gosta e do que não gosta, quais suas habilidades, quais seus limites, como
reage em diversas situações de sua vida (diante do sucesso ou do
fracasso), ela tem um controle maior sobre grande parte dos aspectos
exigidos para sua ascensão profissional. “Conhecendo melhor a si mesma a
mulher terá domínio sobre o que e de como fazer para obter um resultado
diferente do que vem obtendo”, afirma a psicóloga.
- Ter clareza da missão e do
propósito: encontre o seu porquê e para
quem. Conforme Tochetto, muitas mulheres não têm certeza do caminho que
estão construindo para si, e nem clareza se possuem a paixão necessária
para se dedicarem as atividades profissionais diárias. “O grande segredo e
que garante a eficácia do processo sempre foi e sempre será fazer tudo com
propósito”, destaca a psicóloga. Dessa maneira, é preciso se perguntar a
respeito do que deseja transmitir ao mundo e para quem você está
desenvolvendo seu trabalho. Munida dessas respostas será mais fácil
levantar da cama todos os dias para realizar suas atividades em busca dos
melhores resultados.
- Entender seus valores e ser
fiel a eles: valores são
crenças, aquilo que transmite a essência da pessoa e que a move na direção
de seus objetivos, que torna a pessoa singular onde quer que esteja. De
acordo com a psicóloga, as mulheres devem identificar seus valores e
permanecer fiel a eles, mesmo depois de obtido o sucesso, diante de
melhores recursos e mais facilidades. “Jamais esqueça o que aprendeu e o
que você acredita piamente”, destaca Tochetto.
- Estabelecer prazos e metas: trata-se de tarefa essencial para planejar o
crescimento em sua área de atuação. Conforme Tochetto, metas são cruciais
para o desenvolvimento, pois ajudam a direcionar as pessoas no caminho
desejado. “Com clareza, coloque uma data para o concluir seus objetivos e
estabeleça as estratégias a serem seguidas e as ações a serem tomadas para
conseguir realizá-los. Para facilitar, visualize os passos que serão
necessários para o atingir o que foi projetado”, recomenda. De acordo com
a psicóloga, ao fim desse processo, a mulher se fortalece para novas
etapas cada vez maiores e significativas.
- Delegar tarefas: quando se acumula papeis significativos como mãe, dona
de casa e profissional, é preciso compreender que pedir ajuda é
imprescindível. Para que a mulher consiga direcionar tempo para estudos ou
para outras atividades que aprimorem sua carreira, ela precisa aliviar sua
rotina. “Dentro da sua casa, entenda que pode delegar para os seus.
Compartilhe as tarefas com a família, por exemplo”, recomenda Tochetto.
Caso não haja algum membro familiar próximo para dividir os afazeres, a
psicóloga sugere que se delegue para profissionais especializados.
- Comunicar crenças positivas
para si mesma: o que se
comunica para si é um dos pontos chaves para obter o sucesso almejado. De
acordo com Tochetto, muitas mulheres ainda acreditam que para serem
líderes respeitadas precisam esquecer suas emoções e comunicam isso para
si própria. “Na atualidade, as empresas entendem cada vez mais a
importância da inteligência emocional de seus líderes e colaboradores. Há
muito mostrar suas emoções deixou de ser uma fraqueza e se tornou uma
habilidade potencial. O que é preciso é aprender a gerenciá-las”, afirma a
psicóloga.
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