Um dos fluxos de recursos na economia
refere-se à prestação de serviços e os serviços jurídicos. De um lado existem
pessoas ou grupo de pessoas (formando escritórios de advocacia ou
departamentos) detentoras desse conhecimento jurídico/legal; e do outro,
pessoas, empresas e negócios carentes de orientação jurídica para elaboração de
suas necessidades.
O patrimônio de um prestador de
serviço jurídico é representado pelas pessoas que o compõe e seus respectivos
conhecimentos e experiencias acumuladas, de modo que esse “ativo” desce o
elevador (ou escadas) e vai para casa todos os dias no final do expediente,
tornando zero o seu valor caso esse “ativo” não retorne na manhã seguinte!
Desta forma considero que os quatro
pilares de um prestador de serviços são: seus talentos, representados por sua
equipe de advogados (incluindo os sócios); as informações e dados coletados,
armazenados, indexados e utilizáveis, gerando o conhecimento explícito e
tácito; a tecnologia embarcada nesse ambiente possibilitando a conexão entre os
pilares anteriores e, por fim, a coordenação geral de tudo isso criando foco e
direcionando os esforços em direção ao resultado.
Os consumidores de serviços jurídicos
estão inseridos no mercado como um todo e seguem suas tendências esperando dos
prestadores alta qualidade, excelente prestação de serviços e preços
competitivos, gerando nestes últimos a necessidade de se adaptarem ou
reinventarem adotando o mantra de “fazer mais com/por menos”.
A metáfora, por mim adotada, é a de um
tabuleiro de xadrez na gestão de um escritório de advocacia, onde a simples
movimentação de um peão pode desencadear uma alteração estratégica que
resultará num xeque mate de um ou de outro lado.
Para exemplificar as componentes
principais de cada pilar e a interação entre elas, temos:
·
A
principal interação entre o pilar da Informação (governança) e o pilar
da Coordenação (representado pelos sócios e gestores) origina a gestão
estratégica.
·
A
principal interação entre o pilar da Tecnologia (representado por todos
os sistemas instalados) e o da Informação origina a eficiência, com a
utilização correta e rápida dessas informações.
·
A
principal interação entre o pilar dos Talentos (representado pela equipe
e sua formação técnica) e o pilar da Tecnologia e da Informação (representados
pelo acesso às informações e ao conhecimento acumulado) origina a qualidade do
trabalho executado.
·
E
a principal interação entre o pilar da Coordenação (representado pelos
sócios e/ou gestores) e o pilar de Talentos origina a elaboração correta
e tempestiva dos trabalhos.
O
resultado final produz o que o mercado deseja: um trabalho de qualidade
associado a uma excelente prestação de serviços executado tempestivamente e com
o uso correto de recursos, agregando valor ao cliente com preços competitivos.
José Paulo
Graciotti - autor do livro “Governança Estratégica para escritórios de Advocacia”,
sócio
da Graciotti Assessoria Empresarial, membro da ILTA– International Legal
Technology Association e da ALA – Association of Legal Administrators.
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