Pesquisar no Blog

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Dia do Nutricionista: uma carreira que não para de crescer


Com diversas possibilidades de atuação e mercado aquecido, curso de Nutrição da Estácio teve um aumento 300% no número de matriculas nos últimos seis anos 

O maior interesse da população por assuntos relacionados à saúde trouxe mudanças na maneira como as pessoas encaram a alimentação, que deixou de ser vista apenas como uma maneira de saciar a fome e passou a ser reconhecida por seu papel decisivo em aumentar a qualidade de vida. Isso quer dizer que a profissão de nutricionista, comemorada no dia 31 de agosto, nunca ganhou tanto destaque e valorização como nos dias de hoje.
Enxergar a alimentação balanceada como aliada na promoção da saúde ganha ainda mais relevância em um cenário que prevê o aumento do envelhecimento populacional. Segundo pesquisa do IBGE, houve um crescimento de 18% no número de idosos entre 2012 e 2017. Paralelamente, a atenção para a qualidade da alimentação também tende a ter mais importância em uma população em que a obesidade atinge números cada vez mais preocupantes: um em cada cinco brasileiros são obesos segundo a pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde.
O crescimento da carreira pode ser observado inclusive nas salas de aula. O curso de Nutrição da Estácio, por exemplo, teve um crescimento de 300% no número de alunos matriculados na instituição em todo o Brasil entre 2012 e 2018. “A importância de cuidar da saúde vem sendo difundida cada vez mais entre a população. O nutricionista tem papel fundamental na promoção da saúde e prevenção de doenças por meio da educação alimentar e nutricional ao longo de toda a vida”, comenta Paula Aballo, gestora nacional do curso de Nutrição da Estácio.
Engana-se quem pensa que a atuação do nutricionista está restrita apenas ao ambiente clínico, pois as possibilidades são diversas. “As pessoas costumam relacionar o nutricionista apenas à prescrição de dietas, mas esse profissional é formado para atuar em todas as áreas de conhecimento da alimentação e da nutrição”, explica Paula.
É possível trabalhar em creches, escolas, hospitais, clínicas e consultórios, promovendo hábitos saudáveis ou auxiliando na recuperação de pacientes. Outra opção envolve o trabalho em academias e clubes esportivos, ajudando a garantir a saúde e o aumento do rendimento de atletas. Já em restaurantes, o nutricionista será responsável por elaborar cardápios com qualidade nutricional. O profissional pode atuar promovendo o direito humano à alimentação adequada em políticas e programas institucionais, além da possibilidade de trabalhar na área da docência e pesquisa contribuindo para os avanços científicos.
A profissão tem se expandido em todas as suas áreas de atuação, mas algumas têm se destacado. “Podemos ressaltar o crescimento da área clínica devido ao aumento do sobrepeso nas diferentes faixas etárias e ao envelhecimento populacional. A atuação do nutricionista na área esportiva também se fortalece com a participação em equipes multidisciplinares que acompanham os atletas, além da atuação indústria de alimentos, com a elaboração de novos produtos, e na docência com a abertura de novos cursos de Nutrição”, esclarece a gestora.
Por outro lado, o crescimento do segmento também torna o mercado mais exigente e competitivo – o que muitas vezes exige especializações e pós-graduações para que o profissional consiga se destacar. Segundo Aballo, o nutricionista deve desenvolver outras habilidades e competências que vão além do conhecimento técnico. “A comunicação, a liderança e o empreendedorismo são aptidões importantes para quem deseja seguir essa carreira. Por isso, as instituições de ensino precisam estar aptas para estimular essas características na formação dos futuros profissionais”, ressalta.
Como qualquer carreira na área da saúde, o nutricionista precisa estar comprometido com a missão de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Entender necessidades individuais e buscar atualização constante para acompanhar a evolução do mercado são aliados para aqueles que desejam construir uma trajetória de sucesso na área.



Grupo Estácio


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados