Pesquisar no Blog

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Cinco assuntos tabus que ninguém aborda, mas deveria


 A garganta seca, as palavras fogem da boca e as pessoas ficam sem reação. É sempre assim quando determinados temas surgem em conversas de famílias e amigos. Os assuntos considerados tabus dificilmente são levados adiante, mas mereciam ser tratados de forma mais transparente e clara pelos envolvidos. 

Afinal, nunca se sabe quando teremos que lidar com situações complicadas e que exigem preparo, confiança e discernimento para serem resolvidas.

Por pior que seja debater certos temas, é necessário ter uma comunicação transparente e clara com os familiares, permitindo que esses assuntos sejam abordados sem qualquer temor ou receio. A conversa traz conhecimento e, consequentemente, confiança para encarar problemas e situações pouco agradáveis. Confira cinco situações "tabus" que merecem ser abordados:


E se um familiar morrer? As pessoas podem não gostar, adiar e até evitar, mas é essência conversar sobre a morte com seus familiares. A maioria tem receio de falar sobre o luto e são pegas desprevenidas quando acontece com alguém da família. Há questões importantes que precisam ser resolvidas, como o funeral, o atestado de óbito e a comunicação com parentes distantes. É um momento de dor, mas que exige foco e conhecimento por parte dos envolvidos.


E se eu resolver me divorciar? A ideia de que "o que Deus uniu homem nenhum separa" está cada vez mais restrita ao altar. Não que as pessoas já casam pensando no divórcio, mas porque se tornou uma opção viável para as pessoas: a cada três casamentos, um termina em separação no país, segundo o IBGE. Apesar da insatisfação entre as partes, é preciso resolver a questão burocrática. Uma separação amigável pode poupar brigas com advogados, por exemplo. No entanto, é preciso conversar para definir a divisão de bens e, mais importante, a guarda dos filhos e horários de visitação.


E se eu sofrer um acidente e ficar inválido? Um acidente de trânsito ou um assalto podem trazer consequências bem mais graves do que o dano ao patrimônio Não são poucas as pessoas que perdem algum membro, sofrem sequelas severas e até ficam inválidas para o resto da vida. Essas situações causam comoção na família, mas precisam ser debatidas até mesmo antes da tragédia acontecer. Saber como lidar com questões como aposentadoria, trabalho, fisioterapia e a nova realidade precisam estar claras durante a recuperação.


E se eu atropelar ou machucar alguém seriamente? Uma simples briga entre amigos pode terminar em tragédia ou então um passeio de carro pode virar um atropelamento de pedestres. São acidentes que podem acontecer e as pessoas precisam estar preparadas para isso. É necessário conhecer o procedimento adequado para primeiros socorros, oferecer atendimento à vítima e se colocar à disposição para os devidos esclarecimentos.


E se minha filha engravidar na adolescência? Muitas pessoas também evitam ao máximo conversarem sobre sexualidade com seus filhos. Os pais costumam adiar e, quando percebem, o tempo passou e os filhos podem engravidar na adolescência. O ideal é conversar com as crianças pouco antes de passarem pela puberdade, realçando as transformações que o corpo vai passar e, principalmente, os cuidados que eles devem ter nessa nova fase da vida, como o uso de preservativos, pílulas anticoncepcionais e outros métodos contraceptivos.






João Paulo Magalhães - Diretor Comercial do Cemitério Colina dos Ipês, localizado na cidade de Suzano (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados