Pesquisar no Blog

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Quais os nutrientes e suplementos alimentares devem ser consumidos durante a gestação?


Ginecologista e obstetra Erica Mantelli revela quais nutrientes necessários para as grávidas 


O período de gestação marca uma grande mudança e reviravolta nos hormônios da mulher. Em consequência disso, alguns exames são fundamentais para avaliar quais os nutrientes necessários para uma gravidez saudável.

Na visão da ginecologista e obstetra Erica Mantelli, há suplementos alimentares que são indispensáveis durante toda a gestação. O polivitamínico, por exemplo, é considerado um importante aliado, durante e depois do período gestatório, por suprir todos os nutrientes necessários à mamãe, assim como o ácido fólico, responsável pelo desenvolvimento do feto no início da gravidez, substância que ajuda a prevenir doenças na medula óssea e no cérebro do bebê.

Segundo a ginecologista, é recomendável o uso do iodo em mulheres que não apresentam este elemento no corpo. O iodo pode ajudar no desenvolvimento dos neurônios, estimulando a inteligência da criança. Além disso, outro suplemento alimentar que não é obrigatório, mas algumas gestantes precisam ingerir, é o sulfato ferroso. Se os exames mostrarem que a grávida apresenta uma tendência à anemia ferropriva (deficiência de ferro no sangue), é importante que o nutriente seja ingerido durante a gestação e, em alguns casos, depois do parto. 

Ademais, mulheres que contam com a deficiência de zinco no corpo podem correr alguns riscos. O metal é importante, já que auxilia de forma correta no desenvolvimento do feto, além de ajudar a prevenir náuseas. Há também a necessidade de ingestão do mineral cálcio, que pode ser encontrado em alimentos como legumes, frutas secas e castanhas, auxiliando no desenvolvimento dos ossos.  

Todos os nutrientes são fundamentais para o crescimento correto do feto. Outros hábitos também podem contribuir para uma gestação saudável:  prática de exercícios físicos, alimentação saudável e equilibrada, evitar ao máximo o estresse, estão entre os fatores que auxiliam o equilíbrio dos nutrientes da mulher. 

Além disso, é indispensável o acompanhamento de um especialista médico para prescrever quais suplementos alimentares são necessários durante a gravidez.







Dra. Erica Mantelli - graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro, com Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Pós-graduada em disciplinas como Medicina Legal e Perícias Médicas pela Universidade de São Paulo (USP), e Sexologia/Sexualidade Humana. É formada também em Programação Neolinguística, por Mateusz Grzesiak (Elsever Institute).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados