Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Dia do Gamer: não deixe que os cibercriminosos vençam esse jogo


Cerca de 19% dos usuários na América Latina usam redes Wi-Fi públicas para fazer login em contas de jogos, segundo pesquisa da Kaspersky Lab


Os jogadores enfrentam riscos diferentes online. Por um lado, para computadores e dispositivos móveis, existe um mercado crescente de roubo e venda de credenciais de acesso. Por outro lado, existem os maus hábitos dos jogadores que muitas vezes recorrem a táticas duvidosas para baixar aplicativos ou liberar seus dispositivos das configurações de fábrica.

De acordo com especialistas da Kaspersky Lab, equipamentos de informática e dispositivos móveis representam os maiores riscos para os fãs de jogos online. Isso ocorre porque os jogadores geralmente baixam jogos e aplicativos de sites duvidosos que podem instalar keyloggers e spywares pelo roubo de login, contas e produtos digitais. Da mesma forma, a falta de uso de senhas seguras para acessar jogos e lojas online também os coloca em risco, pois os últimos tendem a ser alvos de criminosos cibernéticos para obter informações que podem obter e o valor que eles têm quando revendem contas com grande número de jogos ou aplicativos no mercado negro.

De acordo com um estudo da empresa, o jogo se tornou parte do cotidiano de muitas pessoas, já que quase um em cada três (26%) usa regularmente um smartphone para jogar online. No entanto, embora os dispositivos não sejam intrinsecamente seguros, quase 19% das pessoas na América Latina usam redes Wi-Fi públicas para fazer login em contas de jogos e 41% dizem que não tomam precauções extras de segurança ao usar redes públicas – o que agrava ainda mais os ricos.




"É importante lembrar que os dispositivos móveis devem ser protegidos tanto quanto os computadores. Antes de instalar qualquer aplicativo, os usuários devem verificar os aplicativos e as permissões de que precisam, bem como a reputação de seu desenvolvedor. Em todos os casos e independentemente do dispositivo usado, as credenciais representam "as chaves do reino", por isso é muito importante usar uma senha que esteja em conformidade com os requisitos básicos de segurança e, sempre tenha uma autenticação de fator duplo", enfatiza Santiago Pontiroli, analista de segurança, da Kaspersky Lab.

Além disso, usuários que usam aplicativos de origem duvidosa para "crackear" seus equipamentos, às vezes, enfrentam ameaças para as quais não foram preparados. Essas ferramentas normalmente exigem que o acesso de administrador seja executado e a aparência de algum tipo de malware está se tornando mais frequente.




Vale lembrar que os usuários que ativam ou liberam seus smartphones e instalam aplicativos de lojas de terceiros também podem ser mais vulneráveis a ataques de malware em dispositivos móveis. Isso aconteceu há alguns anos com o lançamento do Pokémon Go, quando os fãs baixaram aplicativos de lojas não-oficiais para jogar antes da data oficial de lançamento. E, durante os últimos 12 meses, a Kaspersky Lab registrou um crescimento de 31,3% dos ataques focados neste tipo de dispositivo. É importante observar que a grande maioria das ameaças detectadas foi projetada para infectar aparelhos que utilizam a plataforma Android.

Para que você tenha uma experiência segura e sem riscos, não somente no Dia do Gamer, mas em todos, a Kaspersky Lab listou as seguintes recomendações:

• Diga NÃO ao desconhecido: muitos cibercriminosos podem aproveitar a grande expectativa ou publicidade de alguns jogos para oferecê-los "gratuitamente" na Internet. Isso, com o único custo de baixar inadvertidamente malware filtrados nos programas de instalação;

• Você é o primeiro guardião: embora tenha sido tratado mil vezes, ainda há roubos por esse motivo; muitos ataques às contas geralmente acontecem devido à má administração das senhas. É uma questão de imaginação criar senhas fortes combinando palavras e números diferentes. Os usuários devem fazer isso, em média, a cada três meses, para diminuir as chances de sofrerem algum tipo de roubo de credencial; 

• Desconfie: Às vezes, as empresas de videogame podem se comunicar com seus usuários para consultar algumas coisas sobre o desempenho do jogo ou para informar sobre os novos patches. O problema aparece quando esses e-mails ou mensagens solicitam informações como sua senha ou algumas informações pessoais;

• Além do PC: os smartphones se ganharam um lugar especial na vida dos jogadores. Novos títulos aparecem e os jogadores agora têm algo mais para cuidar em seus smartphones, suas contas de jogos e aplicativos afiliados. Portanto, é necessário proteger dispositivos móveis e usar aplicativos de segurança, pois eles serão responsáveis por monitorar atividades e downloads suspeitos;

• Nunca desative sua solução de segurança: ainda existe o mito de que manter seu antivírus ativo diminuirá o desempenho do seu PC. No entanto, as soluções modernas de segurança exigem muito poucos recursos para mantê-lo protegido. Opções como "Modo Gamer" no Kaspersky Total Security multidispositivos protegem não apenas computadores, mas também tablets e dispositivos móveis, tudo sob uma única licença. Nesse caso, ele notificará o usuário apenas quando a segurança dele puder ser realmente comprometida.





Kaspersky Lab


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados