Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

29 de agosto é o dia do combate ao fumo


A data é um bom motivo para parar de fumar

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a principal causa de morte evitável em todo o mundo, porém os dados ainda são alarmantes. A estimativa é que 1,7 milhões de casos de câncer serão detectados no Brasil até 2030, e mais de 1 milhão de mortes ocorrerão anualmente – segundo pesquisa realizada pelo Inca em abril deste ano.

De acordo com o médico pneumologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Omar Barghoutti, a cada 10 pessoas que tentam parar de fumar, 8 não conseguem e voltam ao vício. Por isso, o acompanhamento médico é fundamental, e diminui as chances de recaídas. “Ansiedade e depressão são alguns dos fatores que estimulam o hábito de fumar”, explica o médico.

Na consulta, o especialista pode avaliar o melhor tratamento individual, seja por meio de antidepressivos, aconselhamento psicológico e a reposição de nicotina – que pode ser feita com adesivos, spray nasal , gomas de mascar entre outros métodos. “É importante que o paciente estabeleça uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro”, orienta o médico. Neste período o especialista deve trabalhar a autoestima do paciente e reforçar os benefícios que ele vai ter ao largar o vício”, complementa.


Período de Abstinência

Considerada uma droga que cria dependência, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína e a heroína, com uma diferença - chega ao cérebro em apenas 7 a 19 segundos. É normal, portanto, que ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis, porém as dificuldades são menores a cada dia.

Alguns sintomas de abstinência são - vontade intensa de fumar, dor de cabeça, tontura, irritabilidade, alteração do sono, tosse e indisposição gástrica. Estes sintomas, quando se manifestam, duram de 1 a 2 semanas. “O fumante que acorda e precisa acender um cigarro ou não consegue passar duas horas sem fumar, precisa de muita ajuda”, afirma o médico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados