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terça-feira, 28 de agosto de 2018

Liderança servidora: qual é a causa do seu negócio?


Quando pensamos em práticas e estratégias de negócios de sucesso, qual a primeira imagem que nos vem à mente? Normalmente é a de um bom líder, que entende das necessidades corporativas e sabe gerir suas equipes. Mesmo diante de tantas transformações sociais advindas nos últimos anos, uma liderança proeminente é o principal fator de sucesso para motivar um bom time e obter resultados. Mas, como fazer isso de maneira efetiva e aderente com as expectativas do negócio?

Acredito que o primeiro passo seja mapear as pessoas certas - normalmente costumam ser aquelas que se identificam com a causa da empresa. E quando eu digo causa, não me refiro a ações ou estratégias ligadas às metas, e sim a um propósito maior, algo que impacte o mundo positivamente.

Uma liderança servidora imprime à sua equipe o desafio de valorizar as ideias uns dos outros em prol de uma causa em comum, tornando todos os indivíduos envolvidos essenciais para o crescimento dos negócios. Dentro dessa prática, há uma inversão da pirâmide, onde o líder atua junto à sua equipe de maneira colaborativa, proporcionando ações que envolvam feedbacks constantes, coaching e realmente se doando ao time. Essa inversão exige dedicação, humildade e desvencilhamento do ego. É importante entender que o líder deve servir aos seus liderados e não ser servido.

Por outro lado, este líder necessita também erguer a barra para a equipe, incentivando cada indivíduo a competir consigo mesmo, extraindo o melhor de si e obtendo, consequentemente, melhores resultados.

Na prática, a liderança servidora traz colaboradores mais motivados e envolvidos com as atividades. Mas, vale aqui ressaltar que isso só é possível com líderes que de fato sejam participativos e atentos às necessidades do time. É essencial ter o interesse genuíno pelas pessoas!

Além disso, considero a gestão de conhecimento primordial. Estimular as equipes a entender melhor o cenário em que estão envolvidos, compartilhando informações relevantes e aderentes com as movimentações do mercado é essencial. Acredito que o processo de aprendizado é importante para que o profissional seja a melhor versão de si, adicionando valor à entrega para o cliente.

Hoje há uma série de ferramentas que, quando bem estruturadas, facilitam esse tipo de troca e permitem uma equidade no que tange o acesso às informações. Ou seja, uma equipe bem orientada, que se reinventa constantemente buscando um mesmo propósito, terá melhores resultados e consequentemente estabelecerá um melhor relacionamento com os clientes.

Líder é aquele que influencia, que impacta a vida das pessoas. Por isso, proponho aqui uma reflexão: Como você enxerga a sua empresa daqui dez anos? O que você tem feito para que suas equipes almejem chegar até lá com você? Identifique qual é a causa da sua empresa e estimule uma liderança que de fato ande de mãos dadas com os desafios diários do negócio. Lembre-se que liderar traz consigo uma série de responsabilidades, e que a principal delas é traçar rotas que vão de encontro ao propósito do time. 






Edival Santos - presidente da MSD Saúde Animal


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