Cada usuário é totalmente responsável por todos
seus posts, suas curtidas e seus comentários no Instagram e em outras contas de
mídia social. Desobedecer às políticas em plataformas de mídia social pode
fazer com que a conta seja suspensa ou banida, e a pessoa pode ser processada
ou até mesmo incriminada em situações mais graves.
Quando se trata de usar as mídias sociais com
responsabilidade, a coisa mais importante é evitar a negligência. “O conteúdo,
as palavras e as ações exibidas na Web podem afetar a sociedade, tanto online
quanto off-line. Comportamento negativo em suas contas de mídia
social pode facilmente influenciar o usuário e seus seguidores”, explica
Fernando Azevedo, sócio da Silicon Minds, empresa de marketing
digital e reputação online.
Siga as regras!
O especialista dá dicas de como usar algumas das
regras básicas do Instagram, para evitar que a rede
social penalize tanto o usuário quanto a conta deste.
1) Não inclua hashtags proibidas
em seus posts e comentários
Você precisa pesquisar sobre suas hashtags
antes de usá-las para evitar problemas.
Usando o senso comum, é possível evitar a maioria
das hashtags proibidas, pois elas promovem racismo, crimes de
ódio, terrorismo e coisas do tipo. Entretanto, algumas delas parecem
inofensivas, até você descobrir por que o Instagram as proibiu. Algumas dessas hashtags
são #eggplant, #adultlife e #citycentre.
2) Não publique, siga ou deixe de seguir em excesso
(com ou sem robôs)
a) Não se comporte como um bot
que parece online 24 horas por dia e usa o Instagram como uma máquina.
O Instagram não anunciou nada específico, mas você deve seguir estas diretrizes
aproximadas;
b) Não siga e deixe de seguir mais de 60 contas a
cada hora. Isso é equivalente a uma conta por minuto;
c) Não curta mais de 300 postagens por hora. Isso é
equivalente a cinco curtidas por minuto;
d) Não publique mais de 60 comentários por hora.
Isso é equivalente a um comentário por minuto;
e) Não seja negligente em relação ao uso de
aplicativos de terceiros, se você estiver usando uma conta comercial;
f) Não basta relançar ou usar a foto de outra pessoa.
Obtenha permissão do usuário primeiro. Atribua essa foto a ele, e use hashtags,
como #repost e #regram, para informar seus seguidores e espectadores de que
outro usuário é o proprietário do conteúdo. E mais, adicione o contexto
necessário sobre o motivo pelo qual você compartilhou o conteúdo. Inclua sua
própria visão para tornar sua postagem nova, diferente e única.
3) Pense antes de curtir e seguir
Segundo a jornalista Elaine Raquel: “já é sabido
que o mundo virtual é monitorado. Desde órgãos públicos e privados até por seus
colegas de trabalho, familiares, amigos e companheiros. Parece óbvio, mas para
muitos não é. Uma simples ‘curtida' ou ‘like' em determinado post, já é o
suficiente para colocar sua imagem em evidência, afinal se ‘curtiu' é porque
aprovou o respectivo conteúdo Sua reputação é um reflexo do seu caráter,
portanto, nas redes sociais toda cautela é pouca".
4) Não crie concursos
Esteja ciente que o governo tem regras quando se
trata de promoções e concursos. Certifique-se de seguir essas regras e
diretrizes para evitar problemas legais.
5) Seja responsável e eficaz
Aqui estão quatro diretrizes simples sobre como
executar sua conta de mídia social de forma responsável e eficaz:
a) Nunca ignore seus seguidores e os comentários de
outras pessoas;
b) Estabeleça um cronograma de postagem e o cumpra;
c) Crie um tema em suas postagens;
d) Interaja como um ser humano normal.
6) Lide com comentários negativos corretamente
a) Você deve sempre responder e lidar com
reclamações e comentários negativos. Caso tenha uma equipe, deixe apenas uma
pessoa lidar com esses comentários negativos. Isso evita inconsistências nas
respostas da sua conta. Suas respostas devem ser enviadas dentro de 15 minutos
a uma hora após o autor da denúncia ou detrator postar o comentário. Sua
resposta sempre deve mostrar que você é educado e calmo, independentemente de o
comentário negativo ser de um troll da Internet ou de uma pessoa
real.
b) Sempre agradeça ao comentarista por aumentar sua
preocupação e lhe informar sobre seus sentimentos e opiniões. Não dê desculpas,
especialmente se for verdade que foi sua culpa. Emita o pedido de desculpas
necessário;
c) Não há problema em ser espirituoso na sua
resposta, mas certifique-se de que ela não seja ofensiva. Além disso, não use
sua inteligência para bater em torno do assunto ou atacar de maneira
passiva-agressiva. Sempre lide com o comentário de maneira direta e
profissional;
d) Dê explicações claras e concisas. Diga quais
ações tomará para resolver o problema, e certifique-se de fazer isso. Forneça
detalhes precisos sobre quando você voltará a entrar em contato, se precisar;
e) Use reclamações e comentários negativos como
oportunidades;
f) Encoraje o comentarista a enviar uma mensagem
diretamente a você por meio de mensagens privadas, se a conversa for longa.
Forneça incentivos para que as pessoas expressem reclamações válidas;
g) Nunca remova qualquer comentário negativo. Se o
comentário ou o comentarista estiver atacando ou trilando você de forma
flagrante e violando claramente as diretrizes da comunidade do Instagram,
denuncie o comentário. Siga os passos abaixo para relatar um comentário:
- Clique / Slide / Toque no comentário e segure
(para PC / iPhone / telefone Android);
- Clique / Toque no ícone com a exclamação;
- Selecione a opção apropriada - “Spam ou
fraude” ou “Conteúdo abusivo”- para o motivo pelo qual você considera que o
comentário deve ser relatado.
7) Não se torne um troll na
internet
Caso tenha sofrido alguma injustiça na Internet,
não cometa outro crime fazendo calúnia, difamação, injúria, perfil falso e uso
impróprio de imagem. Você será processado se tentar fazer isso. Vá a polícia e
procure um advogado para entrar com processo caso se sinta injustiçado.
8) Ao criticar ou dar uma avaliação negativa
Não aproveite a distância e o anonimato para
ofender e ser grosso. Seja objetivo, gentil e proponha uma solução para
resolver seu problema. Dê o exemplo para as outras pessoas.
9) Construa uma internet melhor
Está nas suas mãos compartilhar bondade. Torne a
Internet melhor para você, para sua família e para seus amigos, assim como para
as próximas gerações.
Silicon-Minds
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