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quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Dia D da Diálise busca chamar atenção para a crise no setor


A ação faz parte da campanha “Vidas Importam: a diálise não pode parar”


A falta crônica de financiamento adequado para a diálise no Brasil vem provocando uma grave crise no setor, afetando principalmente o acesso dos pacientes ao tratamento.  Houve o quase desaparecimento da diálise peritoneal como alternativa de tratamento, além do aumento da quantidade de pacientes aguardando na fila para ter acesso ao seu tratamento ambulatorial de diálise, muitas vezes internados em hospitais públicos, ocupando vagas de pacientes agudos e recebendo um tratamento inadequado, face à cronicidade dos casos. Nos últimos anos, houve aumento de 71% no número de pacientes dependentes de diálise, enquanto o número de clínicas aumentou apenas 15%.

Para chamar a atenção da população geral para essa situação, a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) promoverá um Dia D da Diálise, como parte da campanha de valorização do setor “Vidas Importam: a diálise não pode parar”. A ação acontecerá no dia 29 de agosto e será realizada simultaneamente em diversas cidades brasileiras.

O principal objetivo da data especial é criar uma movimentação nacional para alertar a população sobre a crise e buscar sensibilizar o governo para a necessidade de se buscar formas de aumentar os investimento no setor da diálise. “Queremos levar para as ruas as histórias das pessoas impactadas pela crise da diálise, buscando causar envolvimento da sociedade com o assunto”, explica o presidente da ABCDT, Marcos Alexandre Vieira. Para isso, a iniciativa se concentrará em cidades onde existam clínicas de diálise, em locais com grande circulação de pessoas, amparada por material produzido para este fim, desenvolvendo-se ações de interação com a população que passará pelo local.

Além disso, os parceiros da campanha buscarão realizar uma audiência pública sobre a crise na diálise junto a parlamentares locais no Dia D, para gerar debate relacionado ao tema nas cidades envolvidas. O contato com personalidades locais dos mais diversos segmentos - como cultura, artes visuais, esporte e digital influencers - também está previsto, para que possam apoiar o evento.

A divulgação da campanha ocorrerá por meio de mídias offline, como busdoor e backbus (ambos na parte traseira do ônibus), envelopamento de metrô, mídia de tela de metrô e ônibus, além das mídias online. Mais informações em www.vidasimportam.com.br, ou nas páginas nas redes sociais da campanha: Vidas Importam (Facebook) e @vidasimportam (Instagram).


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