A ação faz parte da campanha “Vidas
Importam: a diálise não pode parar”
A
falta crônica de financiamento adequado para a diálise no Brasil vem provocando
uma grave crise no setor, afetando principalmente o acesso dos pacientes ao
tratamento. Houve o quase desaparecimento da diálise peritoneal como
alternativa de tratamento, além do aumento da quantidade de pacientes
aguardando na fila para ter acesso ao seu tratamento ambulatorial de diálise,
muitas vezes internados em hospitais públicos, ocupando vagas de pacientes
agudos e recebendo um tratamento inadequado, face à cronicidade dos casos. Nos
últimos anos, houve aumento de 71% no número de pacientes dependentes de
diálise, enquanto o número de clínicas aumentou apenas 15%.
Para
chamar a atenção da população geral para essa situação, a Associação Brasileira
dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) promoverá um Dia D da Diálise,
como parte da campanha de valorização do setor “Vidas Importam: a diálise não
pode parar”. A ação acontecerá no dia 29 de agosto e será realizada
simultaneamente em diversas cidades brasileiras.
O
principal objetivo da data especial é criar uma movimentação nacional para
alertar a população sobre a crise e buscar sensibilizar o governo para a
necessidade de se buscar formas de aumentar os investimento no setor da
diálise. “Queremos levar para as ruas as histórias das pessoas impactadas pela
crise da diálise, buscando causar envolvimento da sociedade com o assunto”,
explica o presidente da ABCDT, Marcos Alexandre Vieira. Para isso, a iniciativa
se concentrará em cidades onde existam clínicas de diálise, em locais com
grande circulação de pessoas, amparada por material
produzido para este fim, desenvolvendo-se ações de interação com a população
que passará pelo local.
Além
disso, os parceiros da campanha buscarão realizar uma audiência pública sobre a
crise na diálise junto a parlamentares locais no Dia D, para gerar debate
relacionado ao tema nas cidades envolvidas. O contato com personalidades locais
dos mais diversos segmentos - como cultura, artes visuais, esporte e digital
influencers - também está previsto, para que possam apoiar o evento.
A
divulgação da campanha ocorrerá por meio de mídias offline, como busdoor e
backbus (ambos na parte traseira do ônibus), envelopamento de metrô, mídia de
tela de metrô e ônibus, além das mídias online. Mais informações em www.vidasimportam.com.br,
ou nas páginas nas redes sociais da campanha: Vidas Importam (Facebook) e
@vidasimportam (Instagram).
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