Pesquisar no Blog

terça-feira, 5 de junho de 2018

Saúde Bucal na gravidez: Seconci-SP explica os principais cuidados neste período


Tratamento dentário deve ser mantido, especialmente entre o quarto e o sexto mês de gestação



A gestação é um período em que as mulheres redobram os cuidados com a saúde para evitar qualquer tipo de complicação. E é nesta fase também que muitas gestantes, por desconhecimento, interrompem ou evitam tratamentos dentais. 

De acordo com a dentista do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), Márcia Regina Seki, mesmo durante a gestação as mulheres precisam manter a saúde bucal, inclusive com a rotina de visita ao dentista. “Durante a gravidez é muito importante evitar foco de infecções ou alterações patológicas de gengivas e ossos, por isso, independentemente de estar nesta fase, é preciso tratar os problemas bucais”, comenta. 

A dentista explica que o ideal é que a mulher procure o dentista para uma avaliação antes da gestação, pois se for necessário algum tipo de tratamento, a paciente poderá realizá-lo sem nenhum risco ao bebê. 

Quando for necessário realizar algum procedimento odontológico durante a gravidez, o período mais indicado é entre o quarto e sexto mês de gestação. “No primeiro trimestre ocorre o desenvolvimento dos membros, como cabeça e órgão internos, e o feto está mais suscetível à ação de medicamentos que podem ser usados no tratamento mais delicado e a chance de ter complicações na gestação é maior”, ressalta a dentista do Seconci-SP. “É recomendável evitar também no último trimestre em virtude do risco de parto prematuro. No entanto, se a mulher sentir dor, deve procurar o dentista, independentemente do mês em que estiver a gestação”, completa.

A dentista salienta que, tomando estes cuidados, não existem motivos para que a mulher não trate os problemas que eventualmente possam ocorrer nos dentes. “A cárie é uma doença transmissível e qualquer infecção bucal pode cair na corrente sanguínea da gestante, podendo afetar a criança. Por isso, não se pode negligenciar estes cuidados”. 

Quando procurar o dentista para realizar qualquer procedimento é importante que a mulher informe que está gravida, e o profissional solicitará ao médico que acompanha a gestação uma autorização por escrito apontando a medicação e tipo de anestésico que deverão ser utilizados.

A especialista comenta ainda que, devido ao alto índice de progesterona produzido pelo corpo da mulher neste período, podem ocorrer alterações das fibras gengivais, o que pode facilitar o acesso de bactérias e provocar a inflamação da gengiva, a chamada gengivite. 

Isso é facilmente evitado por meio de uma higiene bucal adequada, que considere o uso da escova e fio dental. “Nesta fase, é recomendável realizar esta limpeza no mínimo cinco vezes ao dia ou sempre após as refeições”, recomenda a dentista. 

Outra dúvida muito comum das mulheres nesta fase diz respeito à questão do cálcio, pois muitas mães acreditam que a criança, quando está se desenvolvendo no útero, retira cálcio dos dentes da gestante, enfraquecendo-os, o que não é verdade. O cálcio que o bebê recebe vem da alimentação da gestante e, quando há carência, o corpo da mulher o retira dos seus ossos. Por esta razão, a dentista comenta que é tão importante a gestante manter uma dieta equilibrada, rica em cálcio, proteínas, vitaminas, fósforo e ferro, além do acompanhamento pré-natal.

Além disso, é preciso evitar alimentos ricos em açúcares, como refrigerantes e bolachas recheadas. “É muito importante também que a mulher evite o consumo de bebidas alcoólicas, o fumo e o uso de drogas, pois são substâncias que afetam diretamente o bebê”, explica a dentista. 

A especialista do Seconci-SP ressalta ainda a importância da amamentação natural, pois isso ajuda no desenvolvimento da musculatura e dos ossos da face do bebê. “E para evitar a transmissão de bactérias para os bebês que são muito sensíveis nesta fase da vida, não é recomendável beijar o neném na boca ou soprar sobre as papinhas”, conclui. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados