20% das famílias
latino-americanas são formadas por pessoas acima de 50 anos e este número deve
aumentar para 33% em apenas 10 anos
Atualmente, uma a cada cinco famílias da América
Latina é formada por pessoas acima de 50 anos e, daqui a 10 anos, esta
configuração já representará 1/3 um terço entre todas. Descobrir o DNA destes
novos seniores como consumidores e compradores é a chave para qualquer marca
encontrar oportunidades reais de crescimento.
É o que atesta um estudo da Kantar Worldpanel,
especialista global em comportamento de consumo, que fornece uma visão em 360º
deste público: quem são estes novos seniores, quais são seus hábitos de compra,
quais marcas escolhem, como utilizam a tecnologia e o entretenimento e quais
são suas preocupações com saúde e alimentação. Trata-se de um mercado gigante:
um único ponto de penetração neste segmento representa mais de 100 mil novos
lares no Brasil e mais de 42 mil na Argentina. Em outubro de 2017 havia 54
milhões de brasileiros com 50 anos ou mais, e este número deve chegar a 93
milhões até 2045.
Além disso, este público ganha 30% a mais do que as
demais configurações familiares, 25% ainda trabalham, 1/3 um terço possuem
veículos e mais de 80% têm celulares, sendo a metade smartphones - 85% usam
Whatsapp e 70% Facebook, enquanto 70% nunca acessaram o Twitter ou o Instagram.
Seus hábitos de compra também são peculiares: apesar de irem aos pontos de
venda 8 vezes menos do que outros consumidores, gastam 16% mais, principalmente
porque preferem marcas premium.
No quesito saúde e alimentação, 40% fazem
exercícios semanalmente e 81% gastam no máximo 30 minutos cozinhando, menos do
que acontece em qualquer outro grupo.
“As pessoas na faixa dos 50 anos – e também dos 60
e 70 - estão cada vez mais ativas e saudáveis, com mais qualidade de vida do
que as gerações passadas e tendo netos cada vez mais tarde, e isso tudo
transformou radicalmente suas rotinas e seus planos para o futuro”, afirma
Cecilia Alva, Diretora de Clientes & Novos Negócios para a América Latina
da Kantar Worldpanel.
De acordo com a Kantar Consulting, no
ano passado, 77% dos americanos afirmaram que não havia razão para se sentir
com menos energia por estarem mais velhos. Em 2014, o índice era de 64%.
Kantar
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