Monitoramento
feito pela Scup Social durante o mês de março identificou as intenções de voto
dos principais presidenciáveis.
A Scup
Social, ferramenta de monitoramento de redes sociais, realizou um monitoramento
no Twitter para identificar a manifestação dos usuários sobre a intenção de
voto nos principais presidenciáveis nas eleições de 2018. Lula e Bolsonaro
foram os candidatos com mais comentários que indicavam a possibilidade de voto
ou não voto. No total foram capturadas 7.727 interações com o tema.
O
candidato do PSC, Jair Bolsonaro, foi o mais mencionado entre os 20 nomes
listados. Dos 3.237 tweets que continham a hashtag com o seu nome, 60,4%
indicou uma intenção positiva de voto e 39,6% indicaram que não votariam nele.
Dessas interações, 38,34% expressavam um sentimento positivo quando falavam do candidato,
contra 24,07% que postaram frases com um tom mais negativo e 37,58% neutro.
Já o
Lula (PT) ficou em segundo lugar na quantidade de menções, com um resultado bem
equilibrado com relação a intenção de voto. Dos 1.347 tweets com o seu nome,
48,50% indicaram que votariam nele contra 51,50% que não votariam. No entanto,
a maioria dos comentários eram neutros (42,66%), contra 24,18% de comentários
positivos e 33,15% negativos. A quantidade que expressou que votaria nulo
também foi bastante relevante, ficando em terceiro lugar na lista, com 740
menções.
Com
430 menções, a pré-candidata a presidente pelo PCdoB, Manuela D’Ávila, teve uma
alta intenção de voto, com 88,4% de tweets favoráveis a ela. Outros candidatos
monitorados, que tiveram menos menções porém com a maioria indicando o voto,
foram Marina Silva (Rede), João Amoêdo (Partido Novo), Ciro Gomes (PDT) e
Guilherme Boulos (PSOL).
Mesmo
já afirmando que não irá se candidatar à presidência e, sim, à governadoria do
Estado de São Paulo, o prefeito João Dória (PSDB) teve um dos maiores índices
de rejeição. Dos 533 comentários sobre ele, 65,80% afirmaram não ter intenção
de votar no tucano.
O
monitoramento
Realizado
durante o mês de março, o monitoramento detectou tweets que continham hashtags
com o nome do candidato e expressões que indicavam a intenção de voto nele,
como “Meu voto é”, “Vou votar em” ou “Jamais votaria”, “Não terá o meu voto”,
dentre outras.
O
processo também identificou algumas expressões de sentimento positivas ou
negativas relacionadas a cada post, que expressavam o sentimento do usuário com
relação à sua declaração. Os termos usados em comentários positivos encontrados
foram votar, melhor, jair, acabar e bandidagem. Já os termos negativos foram candidatos,
contra, nenhum, claro e gosto.
O
monitoramento é baseado em um recorte da opinião dos usuários do twitter e o
resultado não expressa a vontade da maioria dos brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário