Pesquisar no Blog

sexta-feira, 31 de março de 2017

SOCESP participa da Virada da Saúde



A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) realizou uma parceria inédita com a prefeitura da cidade de São Paulo para ensinar ao público as manobras da ressuscitação cardiopulmonar (RCP), durante a 3ª edição da Virada da Saúde, que ocorre entre 1º e 9 de abril, em celebração ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril. A abertura começa às 9 horas deste sábado, no Parque Villa Lobos.

Além do treinamento, a SOCESP montou um circuito de atendimentos com departamentos de psicologia, nutrição, enfermagem, serviço social e farmacologia, que darão orientações com foco em prevenção, promoção à saúde e qualidade de vida. O objetivo é mostrar como salvar vidas e reduzir os índices de doenças cardiovasculares, e consequentemente mortalidade.

Em 2016 mais de 349 mil óbitos por doenças cardiovasculares aconteceram no Brasil, um aumento de 1,39% em relação ao ano de 2015.

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no Brasil. Segundo SOCESP, a cada um minuto e meio, uma pessoa morre do coração. Presume-se que ocorram 720 paradas cardíacas no país todos os dias (registros americanos estimam 50 paradas cardíacas para cada 100 mil pessoas por ano). No caso de infarto, metade das vítimas falece em até uma hora a partir da manifestação dos primeiros sintomas e a chance de sobreviver aumentam até seis vezes se o tratamento correto for prestado dentro das primeiras duas horas do início dos sintomas.  Por isso, como salienta o cardiologista Ibraim Masciarelli Pinto, presidente da SOCESP, a disseminação de informações sobre primeiros socorros e a identificação de sintomas podem salvar vidas, diminuindo os índices de mortalidade por doenças cardiovasculares.   




Programação e Serviço:


Evento: 3ª edição da Virada da Saúde
Data: 1 a 9 de abril
Horário: das 9 às 17 horas
Onde: Parque Villa Lobos
Endereço: Avenida Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados