Pesquisar no Blog

terça-feira, 28 de março de 2017

OBESIDADE EM CÃES E GATOS: COMO EVITAR E TRATAR



 Muitas pessoas acreditam que problemas relacionados à obesidade são uma exclusividade dos humanos, porém é crescente a obesidade em cães e gatos. Estima-se que hoje no Brasil pelo menos 30% dos cachorros e 25% dos gatos estejam obesos, o que quer dizer que um a cada quatro cães sofre desse mal. Para ser considerado obeso, um animal deve ter mais do que 15% de excesso de peso além do seu peso natural.

Em grande parte, a culpa por esse quadro é dos donos. Maus hábitos como má alimentação e sedentarismo, por exemplo, são herdados a partir da observação e do usufruto do comportamento dos seres humanos. O resultado disso são animais comendo cada vez mais – e comidas pouco saudáveis – e fazendo menos exercícios do que deveriam.

Esse sobrepeso pode trazer uma série de consequências graves para o animal, colocando a vida dele em risco. Doenças osteoarticulares, diabetes, problemas respiratórios, circulatórios e cardíacos são apenas alguns dos sintomas facilmente diagnosticados com uma simples visita à clínica veterinária. O problema é sério e o tutor pode – e deve – tomar algumas atitudes para evitar que isso aconteça ou, se a obesidade em cães e gatos já é uma realidade, iniciar imediatamente o tratamento, afirmam os profissionais da Vet Quality Centro Veterinário 24h.


Os cuidados com a alimentação

Uma das principais causas da obesidade em cães e gatos é alimentação inadequada. Em linhas gerais, há muitos proprietários que oferecem alimentos humanos para cães e gatos. Petiscos, pães, bolachas, pizza, chocolate e até sorvete estão entre as guloseimas oferecidas a eles. Os animais comem e adoram, mas não têm como expressar o quanto isso faz mal para o organismo deles.

Algumas das consequências são alergias, problemas gástricos e queda da pelagem. A principal recomendação é evitar a todo custo dar ao animal as mesmas comidas que o ser humano come. "Sim, eles vão fazer cara de pedintes e vão ficar curiosos para saber o que você está comendo, mas é preciso resistir bravamente". A comida deles deve se restringir aos petiscos – em quantidade moderada – e à ração.

Se o cão ou o gato já estão com um problema avançado de obesidade então é recomendável apostar em uma ração light e em porções menores. Dividir a alimentação deles em três pequenas porções ao dia pode ser suficiente para que ele volte, aos poucos, a recuperar a saúde. Na dúvida, é essencial  a orientação do veterinário para saber qual é a alimentação mais adequada para cada ocasião.


Busque um especialista

Se para definir a alimentação é importante procurar uma clínica veterinária, para o tratamento contra a obesidade em cães e gatos é importante levar o seu animal de estimação a um especialista. A Vet Quality, por exemplo, tem em seu quadro de funcionários uma veterinária endocrinologista, profissional especializada em nos transtornos das glândulas endócrinas.

Nesse momento, vale lembrar que será preciso realizar exames para saber qual se a obesidade está em um estado avançado ou não e como o sobrepeso impactou no funcionamento do metabolismo dos animais. Por isso, saiba que é melhor prevenir do que remediar futuramente, já que esse é um quadro reversível, mas que pode levar alguns meses de tratamento.


Sedentarismo: o mal de não fazer exercícios

Em geral, cães e gatos que vivem em apartamentos são mais propensos a apresentar quadros de obesidade do que aqueles que moram em ambientes externos ou em casas. O motivo disso é o fato de que esses animais acabam se tornando mais sedentários, seguindo muitas vezes o exemplo dos seus donos que preferem ficar o dia todo no sofá em frente à TV.

Cães precisam se exercitar e, se você é um proprietário responsável, entenda que eles precisam passear pelo menos duas vezes ao dia. A falta de tempo não deve servir de desculpa, já que há profissionais especializados em passear cães – o que resolve o problema do seu animal de estimação.

Já no caso dos gatos a situação é um pouco diferente. Não dos passeios que eles sentem falta, mas sim de brinquedos e outros atrativos que os mantenham em movimento durante boa parte do dia. Eles precisam ter liberdade de correr pela casa ou arranhar alguma coisa. Quando estiver em casa, tente manter seu gatinho entretido, fazendo alguma atividade estimulante com ele.


Obesidade em cães e gatos: entre seis e oito anos de idade

Não há uma regra com relação à idade dos animais obesos, mas em linhas gerais, cães e gatos com menos de dois anos não costumam estar na faixa de risco. Esse problema, em sua maioria, acomete os animais com idades entre seis e oito anos, ou seja, aqueles que estão ficando mais velhos. Se o seu bichinho de estimação tem mais do que doze anos, então ele se encontra em uma faixa muito mais propensa a ter problemas de saúde por conta disso.


Cuidados com a castração

Se o seu animal acabou de ser castrado, então os cuidados com a alimentação precisam ser redobrados. É comum que após a castração ocorram mudanças hormonais no animal, resultando em um comportamento mais sedentário e propenso à obesidade. Uma rotina de exercícios físicos e uma alimentação baseada em um número limite de calorias são algumas das medidas que você deverá adotar nesse período.

No final das contas, as dicas mais importantes são basicamente as mesmas que devemos adotar com relação à nossa saúde. Alimentação de qualidade e uma rotina de exercícios para fugir do sedentarismo. Leve em consideração que o seu animal não é capaz de fazer escolhas por conta própria, por isso é  papel do tutor auxiliá-lo na dieta e garantir que ele tenha saúde e qualidade de vida pelo maior tempo possível.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados