Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de março de 2017

Quais as causas das varizes?



Para entendermos como as varizes surgem, primeiro é preciso entender como funciona a circulação sanguínea no corpo humano. As artérias são responsáveis por levar o sangue do coração a todas as partes do corpo, enquanto as veias realizam o trabalho reverso. Como a pressão sanguínea nas veias é bem menor, é preciso o auxílio da circulação e bombeamento do sangue para o seu retorno ao coração. A panturrilha é a responsável por esse auxílio, e, por isso, dizemos que ela é o coração das pernas.

Mas mesmo com a ajuda dos músculos, a tarefa é difícil devido à força contrária da gravidade. Para que o sangue não vá para os pés e sim ao coração, as veias das pernas utilizam válvulas, semelhantes a ‘’travas’’, que impedem esse processo de refluxo.

Quando essas válvulas falham, ocorre um aumento da pressão na veia, deixando-as tortuosas e dilatadas. Assim, é preciso atentar-se a qualquer alteração e procurar um médico angiologista ou cirurgião vascular, pois em alguns casos as varizes podem estar relacionadas a outros problemas circulatórios mais importantes.







Sobre a SBACV-SP
A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – São Paulo (SBACV-SP) é a regional oficial da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) no estado de São Paulo. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos que representa os médicos associados que atuam nas especialidades de Angiologia e de Cirurgia Vascular, nas áreas de Angiorradiologia, Cirurgia Endovascular, Ecografia Vascular e outras áreas afins às especialidades. Site: www.sbacvsp.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados