Pesquisar no Blog

sexta-feira, 31 de março de 2017

2 de Abril: Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo



Instituto Olga Kos fará campanha nas Redes Sociais com informações sobre o transtorno que atinge 2 milhões de brasileiros


O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é causado por múltiplos fatores. A causa ainda não foi determinada e há influências de diversos elementos (ambientais, hereditários). O Autismo pode afetar o desenvolvimento do cérebro, levando ao aparecimento de fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem e dificuldades de relacionamento, por exemplo. De acordo com a literatura científica, o TEA é caracterizado pela dificuldade na comunicação, na interação e por movimentos repetitivos. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. “O TEA apresenta muita variação em sua manifestação, podendo haver casos em que a capacidade e os recursos podem ser desenvolvidos e também casos em que a dificuldade pode ser acentuada e a pessoa necessitar de apoio e de estímulo”, afirma Sonia Casarin, psicóloga e responsável pelo Núcleo de Pesquisas do Instituto Olga Kos (IOK).

Neste domingo, Dia 2 de Abril, comemora-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo ou, simplesmente, Dia Mundial do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedade e governantes, ajudando a derrubar preconceitos e conscientizar a população sobre esse transtorno que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Manifestações para lembrar a data irão acontecer em várias partes da cidade com prédios e monumentos sendo iluminados com a cor azul. Aqui no Brasil, o Instituto Olga Kos, que é uma referência no atendimento a pessoas com deficiência intelectual, entre elas, o Autismo, vai começar uma campanha que irá se estender por todo o mês de abril. Nas redes sociais do Instituto serão publicadas mensagens contendo dicas, curiosidades e informações importantes sobre o TEA.




Instituto Olga Kos 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados