Pesquisar no Blog

sexta-feira, 31 de março de 2017

No Dia Mundial da Atividade Física, médico indica exercícios mais recomendados para cada faixa etária



Prática regular pode prevenir doenças como câncer, infarto e Alzheimer


No dia 6 de abril é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física, data em que vale ressaltar a importância de praticar exercícios físicos regularmente para manter a qualidade de vida. Afinal, doenças associadas ao sedentarismo, excesso de peso e baixo consumo de verduras e frutas correspondem a mais de 70% das causas de mortes no Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
 
Segundo o Dr. Luiz Henrique Tintori, ortopedista da clínica Doktor’s (SP) e membro titular da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e do Exercício, além de promover um envelhecimento saudável, a prática de exercícios físicos melhora a disposição das pessoas. “O exercício regular combate a depressão, fibromialgia e fadiga, doenças que estão cada vez mais presentes nessa geração”, explica, complementando que as atividades também auxiliam no tratamento de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, artrose e dores musculares.

É importante lembrar que para manter a saúde em dia e em segurança, os exercícios precisam ser feitos mais de uma vez na semana e com uma intensidade dosada, conforme orienta Tintori. “Pessoas que não se exercitam e têm um final de semana agitado, por exemplo, têm maior propensão a desenvolver arritmias cardíacas e morte súbita quando praticam alguma atividade ou esporte, especialmente se o indivíduo tiver mais de 50 anos”, alerta. 

De acordo com o ortopedista, uma sociedade fisicamente ativa começa na infância com as crianças seguindo o exemplo dos mais velhos. “Pais que praticam exercícios físicos aumentam as chances de que os seus filhos pratiquem, ainda mais se preservarem a atividade em família, como uma caminhada no parque”, indica. 

Para prevenir doenças e manter o bem-estar físico e mental, o médico dá dicas de como dever ser a prática adequada de exercícios físicos em cada fase da vida. Confira:


Crianças de até 12 anos: praticar atividades intensas como pega-pega, queimada e aulas de educação física, que envolvam a coordenação motora, consciência corporal, alongamento e força muscular. É na infância e adolescência que o indivíduo desenvolve as características para determinados esportes e cria um vínculo com a atividade física, ficando mais propenso a seguir esse ritmo na fase adulta. 


Jovens e adultos: a série mais completa para jovens e adultos envolvem os três pilares do exercício: atividades aeróbicas como corrida e hidroginástica; atividades de força muscular como funcional e musculação; e atividades de flexibilidade como alongamento e ioga. Indicamos que sejam realizadas mais de três vezes na semana, por pelo menos 30 minutos.


Idosos: os idosos sofrem de perda muscular, falta de força e equilíbrio, sendo mais vulneráveis à quedas, fraturas e osteoporose, além de ter uma incidência maior de hipertensão, demências, diabetes e cânceres. Para prevenção de quedas, os exercícios de resistência como musculação, funcionais e pilates são os mais indicados. Caminhada e hidroginástica são boas atividades, no entanto, devem ser feitas somente após avaliação médica. 





Doktor’s




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados