Pesquisar no Blog

sexta-feira, 31 de março de 2017

Perigo: como evitar problemas com elevadores?



Muito embora sejam raros, os acidentes com esse meio de transporte costumam ser fatais e a prevenção ainda é a melhor saída. 


Essencial para a praticidade do dia a dia, o elevador é uma máquina de transporte de vidas indispensável nos condomínios. Ainda que seja o transporte considerado mais seguro do mundo, alguns cuidados são essenciais para prevenir acidentes. O proprietário da BRCondos Brasília, administradora de condomínios, Paulo César Guimarães, alerta para medidas simples que garantem a segurança dos moradores, especialmente das crianças.

“É fundamental que as pessoas saibam o que não devem fazer, pois a prevenção começa na conscientização. Apressar o fechamento da porta do elevador, por exemplo, pode causar pane na máquina ou até mesmo a prensa das mãos, mas é uma das ações mais comuns dos condôminos. A rotina pesada do dia a dia faz com que as pessoas corram contra o tempo e esqueçam que a segurança deve vir em primeiro lugar”, diz.

Realizar movimentos bruscos dentro do elevador, exceder o limite de peso permitido, prender a porta com pesos para descarregar objetos e mobílias também são atitudes comuns, mas que podem causar acidentes. “Além disso, os elevadores devem conter uma sinalização alertando as pessoas para que não entrem imediatamente ao abrir a porta, sem antes verificar se a cabine realmente está no andar que deveria. Pode haver a queda do morador no poço do elevador e esse tipo de acidente, embora raro, costuma ser fatal”, explica.

Todo condomínio é obrigado a ter um contrato de manutenção dos elevadores e todos os moradores podem ter acesso às datas das últimas visitas técnicas. “Neste documento é importante que estejam registrados as garantias, procedência das peças utilizadas na manutenção e se o atendimento 24 horas é oferecido pela empresa contratada”, acrescenta. Além disso, a mesma deve ser registrada na Receita Federal, Prefeitura Municipal e no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA, conta.

O especialista diz que em casos de acidentes é preciso ter calma antes de tudo. “Se você ficar preso no elevador, tenha em mente que não há perigo iminente, acione o alarme e aguarde as medidas necessárias para que a máquina volte a funcionar. Jamais saia do elevador por brechas sem que o mesmo esteja travado”, alerta.

Crianças e elevadores não são uma boa combinação sem a presença de um adulto. Por isso, evitar que as mesmas se locomovam sozinhas é um ato de responsabilidade. “Há muitos casos onde os pequenos prendem os dedos na porta dos elevadores e esses acidentes são totalmente evitáveis”, completa.

Também é essencial que as pessoas saibam que em casos de incêndio, os elevadores não devem ser utilizados. A escada é sempre indicada para esses momentos. “O perigo maior é a pessoa ficar presa no elevador, pois o fogo pode falhar a energia elétrica ou até mesmo cessar a sua distribuição”, acrescenta.

A inspeção é a grande aliada da prevenção, além da sinalização e do bom senso de quem utiliza o equipamento. Usufruir de todos os benefícios de um condomínio com elevador é um direito de cada um, mas garantir a segurança é uma responsabilidade de todos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados