Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de março de 2017

Ele está descontrolado? Confira 5 dicas para acalmar o seu pet



É provável que você já tenha visto muitos cachorros agitados, que não conseguem controlar seus impulsos e perseguem carros e motos, pulam para cumprimentar as pessoas ou latem para todos os cachorros da rua. Às vezes essa falta de controle pode se tornar um problema comportamental bem difícil de reverter.

E será que um cachorro muito agitado pode aprender a controlar essa agitação? A resposta é COM CERTEZA! Felizmente a maioria dos cachorros podem aprender a ser mais calmos e controlados através da interação com humanos, de outros cachorros e com brincadeiras específicas. Para isso, a CEO da Pet Anjo e especialista em comportamento animal, Carolina Rocha, dá algumas dicas de como acalmar o seu pet. Confira: 

1- Aprenda a relaxar!
Ensinar para o pet, principalmente quando filhotes, que sentar e permanecer calmo é um comportamento pelo qual ele vai ser recompensado com algo muito bom, é o primeiro passo da nossa jornada. Quando você encontrar seu cachorro relaxado (deitado, sentado calmamente, etc), se aproxime com muita calma. Elogie-o, faça carinho e deixe um petisco que ele goste muito na frente dele.
Durante as primeiras vezes que você fizer isso, provavelmente seu cachorro vai levantar e te seguir para ver se ganha mais algum petisco. Se isso acontecer, simplesmente volte a fazer o que você estava fazendo antes de dar a recompensa. Depois de algumas vezes, seu cachorro vai aprender que a recompensa é por permanecer quieto e vai continuar assim. 

2- Recompense na hora certa
O próximo passo é recompensar seu cachorro quando ele relaxar do seu lado. Comece levando seu cachorro para passear deixando a guia curta, para que ele não seja estimulado por estímulos externos. Vá para um lugar muito calmo, sem outros animais e pessoas, e que o seu cachorro goste bastante (pode ser uma praça ou um parque). Fique de pé ou sente-se e espere até que o seu cachorro deite no chão – sem estimulá-lo antes e, principalmente, sem forçar seu corpo para baixo. Você pode ter que esperar um bom tempo até que seu cachorro realmente relaxe e deite. Assim que seu cachorro deitar, diga calmamente um elogio como “bom menino!” e deixe um petisco bem em frente a ele. Se ele permanecer deitado por um longo tempo, você pode oferecer mais um petisco para recompensá-lo pela iniciativa. 

3- Truques e mais truques
A maioria dos cachorros ama correr, brincar e pegar. Você pode ensinar seu cachorro a fazer qualquer tipo de comportamento antes de começar uma brincadeira que ele adore. Dessa vez, ao invés de pedir para o cachorro sentar antes de ter o que gosta, peça para que o cachorro tenha um comportamento ativo  Algo que o faça se mexer antes de jogar um brinquedo ou de soltá-lo da guia para correr. Você pode experimentar pedidos “dá a pata”, “gira”, e pedir para que ele corra até você em uma distância relativamente pequena. Ensinar o seu cachorro a fazer atividades como essas e ainda prestar atenção em você é um ótimo exercício para treinar a atenção dele mesmo com a adrenalina lá em cima. Seu cachorro pode gostar muito desse método! Afinal, cachorros agitados gostam é de se mexer, só que agora, ele faz os truques ensinados e ainda ganha petisco! Um jeito gostoso de aprender.

4- Colabore com seu cachorro!
Construir um controle sobre os comportamentos de um cachorro muito agitado pode tomar tempo e muita paciência. Mas pense pelo lado bom, você está passando um tempo muito gostoso com o seu fiel companheiro. Não é porque eles são muito agitados que não podem ter mais agitação! Entre um exercício e outro, é fundamental que você encaixe momentos de descontração. Manter o controle dos impulsos pode ser uma atividade realmente desafiadora para cachorros muito agitados. Por isso é importante que você balanceie todas os exercícios de controle com momentos de brincadeira livre, onde seu cachorro pode correr e realmente ser livre. Lembre-se disso, para manter um cachorro focado e, entusiasmado com os exercícios, você deve balancear cada atividade controlada com muitas outras livres. Fazer com que seu cachorro consiga controlar sua agitação pode levar tempo. Alguns cachorros podem pegar rapidamente o intuito de cada exercício, outros podem demorar bastante tempo. Mas não se preocupe e, principalmente, não se estresse! Experimentar, comparar e, principalmente, se divertir junto do seu cachorro são as chaves para treinar um cachorro muito agitado.

5) Dog Walker Profissional
Outra ótima alternativa para quem não tem tanto tempo para dedicar ao treinamento do seu peludo é contar com ajuda de um profissional da área.   Ao invés de ficarem em casa parados o dia todo entediados ou destruindo a casa, esses cachorros recebem cuidados  e exercícios diários – o que os mantém mais saudáveis, atentos e comportados. Para saber mais sobre esses profissionais, clique aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados