Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de março de 2017

Kaspersky Lab emite aviso sobre o teste “Qual Celebridade Você Se Parece?”



Teste popular no Facebook solicita informações pessoais em troca de supostamente mostrar com qual famoso você se parece


Os especialistas em segurança da Kaspersky Lab divulgaram um aviso sobre o teste “Qual Celebridade Você Se Parece?”, que está circulando nos últimos dias pelo Facebook. O gancho para atrair usuários é mostrar com qual celebridade a pessoa se parece e faz com que o usuário compartilhe informações pessoais com a empresa criadora do teste.
 

Para realizar o teste, a empresa Vonvon solicita clicar em “Conectar-se ao Facebook” para ver o resultado. Ao fazer isso, uma janela indica o acesso ao teste e, ao fazer isso, a empresa recebe as informações públicas do perfil do usuário (incluindo nome, foto do perfil, idade, sexo, idioma, país e outras informações públicas), lista de amigos, e-mail, fotos, etc. Uma vez que estas condições são aceitas, o aplicativo carrega as fotos de perfil da conta Facebook e pede para o usuário escolher uma para encontrar sua suposta semelhança com uma celebridade.
 

Segundo a pesquisa
"Você é um especialista em cibernética?" da Kaspersky Lab, um surpreendente 63% dos entrevistados diz não ler o contrato de licença antes de instalar um novo aplicativo em seu dispositivo, e um em cada cinco pessoas (20%) nunca leu as mensagens para instalar aplicativos; apenas clicam em "Próximo" e "Concordo", sem entender o que estão autorizando.

Na verdade, alguns aplicativos podem afetar a privacidade do usuário, instalar outros apps ou mesmo alterar a configuração do sistema operacional de um dispositivo de forma completamente legal já que usuário clicou em
“aceito” durante o processo de instalação.

"Hoje em dia é muito comum que usuários de redes sociais cliquem em jogos e apps sem pensar sobre os riscos envolvidos. Muitas vezes, estes são usados como um gancho para obter permissão para acessar informações confidenciais de usuários e outras pessoas – como contatos, mensagens privadas, localização, etc., para fins comerciais", diz Roberto Martinez, analista de segurança da Kaspersky Lab. "Ao permitir esse acesso, você deve se fazer algumas perguntas importantes, como: quais informações foram solicitadas, essa informação é necessária para esse aplicativo e o que eles podem fazer com essa informação”.

A política de privacidade da empresa Vonvon diz que os dados recolhidos em seus jogos e aplicativos são usados para promover seus produtos via e-mail e para outros propósitos de marketing, que não são especificados. Ele também indica que as informações recebidas podem ser transferidas para outras empresas ou indivíduos com objetivo de
"otimizar seus serviços e funcionamento do site".

Em 2015, suas políticas de privacidade foram questionadas após o lançamento do teste
“Quais Palavras Você Mais Usou No Facebook Esse Ano?”, que atraiu mais de 17 milhões de usuários. A partir daí, a empresa tem limitado as informações que solicita aos usuários.

Para evitar que suas informações sejam usadas e até mesmo compartilhado por empresas, a Kaspersky Lab oferece aos usuários as seguintes dicas para proteger seus dados pessoais destes perigosos:

        • Não aceite todos os convites para jogos e aplicativos que aparecem nas redes sociais;
        • Leia atentamente as condições e informações ao utilizar apps de jogos e testes;
        • Verifique frequentemente as configurações dos aplicativos em sua conta do Facebook, eliminando aqueles não utilizados, além de se certificar que os apps tenham acesso a uma quantidade mínima de dados;
        • Como você pode compartilhar informações de seus amigos quando você concorda em compartilhar sua lista de amigos, os apps também podem compartilhar suas informações. Certifique-se de alterar as configurações para controlar as categorias de informações que as pessoas podem compartilhar de você.





Kaspersky Lab





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados