Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de março de 2017

Preocupação excessiva com alimento saudável pode ser transtorno, adverte nutricionista da CNU



                                                                                      
Apostar em ‘alimentos milagrosos e dietas malucas’ não contribui para a qualidade de vida e pode configurar um transtorno conhecido como Ortorexia Nervosa, adverte a analista de Qualidade de Vida e nutricionista Mailise Nunes da Cruz Vieira, do Núcleo de Atenção Integral à Saúde (NAIS) da Central Nacional Unimed. 

Esse transtorno é uma perturbação alimentar caracterizada por uma dieta restrita a alimentos considerados puros, saudáveis e naturais. É uma desordem alimentar, ligada aos sintomas obsessivo-compulsivos, que pode estar “disfarçada como virtude”. O que leva muitas pessoas a excluir determinados alimentos sem orientação profissional.

Mailise observa que alimentação saudável é a que tem todos os nutrientes (carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, sais minerais e fibras) em quantidades adequadas a cada pessoa, sem radicalismos.

Para a prescrição alimentar individualizada são necessários exames de sangue, urina e, em alguns casos, de fezes. Em um plano alimentar personalizado, há que considerar os objetivos, as limitações e a identificação sérica dos níveis de proteínas, vitaminas e minerais, que variam de indivíduo para indivíduo.

Também são importantes exames que sinalizem a sobrecarga de importantes órgãos, como fígado, rins, tireoide, pâncreas, coração etc.


Mitos
Além dos radicalismos e da supressão de alimentos por conta própria, Mailise salienta que há mitos sobre alimentação que não correspondem à realidade. Ela cita alguns exemplos:


·        Comer carboidrato à noite engorda. O carboidrato deve estar presente em todas as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar), pois é uma fonte de energia. Porém deve ser balanceado com outros nutrientes, como as proteínas e os lipídeos. Tudo na quantidade adequada e sem exageros.

·        Leite com manga faz mal. Esse mito surgiu na época do Brasil Colonial, quando o leite era raro e caro, exclusivo dos senhores de engenho, que inventaram e espalharam, então, esta lenda, que sobrevive até hoje. A combinação de manga com leite, além de deliciosa em mousses e sorvetes, por exemplo, é rica em nutrientes e não faz mal à saúde.

·        Abacaxi após uma refeição gordurosa elimina a gordura. O abacaxi tem uma substância chamada bromalina, que auxilia na digestão, mas dizer que esta fruta elimina a gordura de um alimento é realmente um mito.

·        Comer ovo aumenta o colesterol ruim. Ao contrário do que foi divulgado nos anos 1970 e 80, estudos comprovaram que o colesterol presente na gema do ovo tem pouco efeito sobre o colesterol sanguíneo. Este é determinado, principalmente, pela ingestão de gorduras saturadas, como é o caso do ovo frito. 


Para ter mais saúde

·        Reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras faz muito bem, pois desta forma pode-se prevenir patologias como a obesidade, a hipertensão e o diabetes.

·        Alimentos com glúten (presente em massas e cereais) e com lactose (açúcar que está no leite e em seus derivados) só devem ser restringidos após algum diagnóstico médico.

·        Um prato colorido é sinônimo de uma alimentação saudável.

·        Fique atento à higiene no preparo dos alimentos.

·        O leite e seus derivados são importantes fontes de proteínas, vitaminas e minerais, principalmente de cálcio, mineral fundamental na saúde óssea, contração muscular e coagulação sanguínea. Só devem ser excluídos da dieta de pessoas com patologias como Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV).

·        Dieta alimentar é restritiva, ou seja, prescrita para indivíduos com restrição total ou parcial de certos alimentos ou grupo de alimentos, e sempre com finalidade terapêutica. Já a reeducação alimentar é um processo de aprendizado, conscientização e mudança de hábitos, gradativamente.

·        É importante cozinhar em casa sempre que possível, com alimentos in natura ou minimamente processados. E fazer as refeições em ambiente calmo e tranquilo, com a família e amigos, sem interferência de TV nem de aparelhos como smartphones, a fim de que haja diálogo e troca de experiências.

·        Pessoa saudável é aquela que tem bem-estar físico, mental e social. Ou seja, que ri, anda, corre, trabalha, se diverte e participa da vida em família e com os amigos. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados