Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de março de 2017

Herói ou vilão? Conheça 5 vantagens da antecipação de recebíveis



Especialista dá embasamento para mostrar que os adiantamentos podem contribuir positivamente com o fluxo financeiro de qualquer negócio


Muitos donos de comércio têm dúvidas quanto às vantagens em antecipar seus recebíveis. Há quem acredite que a modalidade prejudica mais do que beneficia seu fluxo de caixa.

Mas, como transformar dinheiro futuro em dinheiro presente vantajoso? A gerente de Unidade de Negócio Rede da ValeCard, Taiane Cerqueira, apresenta as 5 principais vantagens da antecipação de recebíveis e ressalta que sendo bem utilizada, a opção pode ser lucrativa para os estabelecimentos. Confira:


1 - Percentuais menores que outros meios de captação de dinheiro
Se você é dono do seu negócio, sabe que investir é uma das chaves para o crescimento. Uma das vantagens da antecipação de recebíveis é que os percentuais são mais baratos quando comparados com outros canais de crédito, como financiamentos, cheque especial ou empréstimos.

Além disso, as captações em um dos outros canais mencionados acarretam em geração de dívida, com quitação em longo prazo e juros aplicados por todo o período. Já a opção de antecipar seus recebíveis, trata-se de adiantamento do seu próprio dinheiro de forma reunida em um único depósito, não gerando nenhuma dívida em nome do seu CNPJ, sem restrição do mesmo nos órgãos de proteção ao crédito.


2 - Possibilidade de comprar à vista
Precisa rentabilizar o seu dinheiro e está com pouco caixa? A antecipação de recebíveis viabiliza a negociação com seus fornecedores para pagamentos à vista, obtendo desconto na aquisição de seus produtos. O menor desconto negociado com um fornecedor supre o percentual do adiantamento realizado sendo possível parte do valor adquirido compor o caixa. Produtos comprados com desconto viabilizam ainda uma oferta especial dos mesmos aos consumidores, atraindo mais clientes para o seu estabelecimento.

Neste momento instável do mercado financeiro, não podemos descartar a possibilidade de compra em grande escala, a fim de garantir o preço atual de compra de alguns produtos.


3- Garantia do fluxo de caixa
Com a antecipação de recebíveis, os donos conseguem garantir o fluxo de caixa sem comprometer o saldo positivo mensal. “O mais interesse deste negócio, é a possibilidade de oxigenar seu fluxo de caixa e seu estoque com o seu próprio dinheiro” – ressalta Taiane.


4- Organização da entrada de recebíveis
Entrando em um fluxo programado da antecipação de recebíveis, é possível acelerar o seu capital de giro e otimizar recursos. A programação destas liberações garante uma melhor organização da entrada de recebíveis, permitindo um planejamento prévio de todas as ações financeiras viáveis e necessárias no decorrer do mês.


5- Possibilidade de planejar
A organização e o planejamento garantem que o seu caixa não fique no vermelho e que você não perca boas oportunidades de negócio. “É importante ficar atento ao valor e as datas de recebimento para não extrapolar. Aí sim o empresário pode ficar prejudicado.” – garante a especialista. Outra dica é evitar a recorrência do uso desta modalidade. A prática pode atrapalhar o planejamento e comprometer o lucro da empresa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados