Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de março de 2017

Meu filho quer usar suplementos; e agora?




 Nutricionista esportivo esclarece dúvidas sobre suplementação na adolescência





Ganhar músculos, “secar” a barriga e ser forte. Esses são alguns dos desejos que começam na adolescência, quando a aparência física passa a receber mais atenção de meninos e meninas. Nessa fase, os jovens se entusiasmam com atividades que ajudam a modelar o corpo, como a musculação, que deve ser feita de forma moderada, com o acompanhamento dos pais e de profissionais do esporte. Outro ponto importante que pede orientação recai sobre a nutrição dos adolescentes, principalmente quando eles procuram por suplementos alimentares. Pensando nisso, o nutricionista esportivo da Growth Supplements, Diogo Círico, esclarece questões que costumam causar mal-entendidos em muita gente.

Uma das maiores preocupações dos pais é se os suplementos podem ser consumidos por adolescentes. Essa dúvida, na maioria das vezes, ocorre devido a uma imagem distorcida a respeito dos compostos nutricionais. De acordo com Círico, qualquer pessoa pode fazer uso da suplementação. “A indicação dos suplementos não tem relação com a idade, mas sim com a necessidade de cada organismo”, diz. “Um bebê que consome leite especial porque sua mãe não é capaz de produzi-lo é um consumidor de suplemento. Uma criança que não consome vegetais em quantidade suficiente é um possível consumidor de complementos vitamínicos e minerais”, complementa.

Ainda segundo o nutricionista, suplementos como Whey Protein, óleo de peixe (Ômega 3) e multivitamínicos podem ser usados pelos adolescentes, desde que não haja nenhum tipo de alergia a seus componentes. “Um suplemento bastante comum na rotina dos adolescentes faz parte dos chamados hipercalóricos, que fornecem uma grande quantidade de energia e complementam as refeições”, diz.
 
Vale ressaltar que jovens saudáveis, praticantes de atividade física em nível não competitivo, encontram na própria dieta alimentar os nutrientes e vitaminas presentes nos complementos. “Ainda assim, é importante entendermos que essa dieta é mais eficiente quando elaborada por um profissional da área de nutrição para que não haja falhas, que podem gerar brechas e gargalos com determinados nutrientes”, afirma Diogo. Já no caso dos jovens atletas, a suplementação representa, na maioria das vezes, estratégias para alcançar resultados, como melhor desempenho físico e recuperação muscular.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados