UM TRÂNSITO MUITO MAIS
SEGURO PARA OS JOVENS
Empresa apresenta novidade na 3ª edição do programa
educacional, que tem como objetivo conscientizar o público jovem, principal
vítima dos acidentes de trânsito
Campanha será divulgada através da mídia online com
o suporte de influenciadores digitais
O MICHELIN
Best Driver, programa pioneiro da marca para conscientizar jovens universitários com boas práticas ao
volante, chega à terceira edição, inovando mais uma vez. Este ano, a
iniciativa ganhará uma campanha online capitaneada pelos influenciadores
digitais Paola Antonini, Tavião (Canal do Youtube “Coisas que nunca vivi”) e
Mariana e Iberê Thenório (Canal do Youtube “Manual do Mundo”), que começa em 17
de março em seus canais. Já o lançamento offine será no dia 16 de março no
Campus Estácio Curitiba, e contará com uma série de ações para envolver os
estudantes na iniciativa.
“O MICHELIN Best Driver abre um
diálogo sobre segurança no trânsito entre os principais alvos de acidentes no
Brasil, que são os jovens. Por isso, escolhemos uma linguagem que faz parte do
universo deste público”, explica Ana Paula Guimarães, diretora de Marketing da
Michelin América do Sul.
Segundo Gilmar Batista, responsável
pelo MICHELIN Best Driver, “a nossa proposta é envolver jovens universitários
ou em pós-graduação, de 18 a 35 anos, no Desafio Best Driver. Selecionamos três
grandes regiões – Grande Rio de Janeiro, Grande São Paulo e Grande Curitiba –,
onde disponibilizaremos a instalação de aparelhos de telemetria nos carros,
para acompanhar seus hábitos ao volante”.
O objetivo é mensurar o nível de
segurança da condução por um mês e premiar os motoristas mais prudentes. Ao
final do programa, os dados serão analisados pelo consultor de segurança da
Michelin, Eduardo Biavati, para que seja traçado um perfil de como os jovens
brasileiros estão dirigindo.
A Michelin disponibilizará para cada
uma das cidades participantes 65 aparelhos de telemetria, que poderão ser
instalados de forma gratuita. Os interessados deverão se inscrever através do
site www.michelin.com.br e, a partir daí, receberão mais
instruções para a instalação. As inscrições vão até 26 de março, e a análise
dos dados será feita durante os meses de abril e maio. Será escolhido um
motorista de cada cidade e todos ganharão como prêmio um iPhone 7. O grande
vencedor entre os três ganhará uma experiência, com acompanhante, na Fórmula E em
Montreal, no Canadá. O resultado será anunciado dia 29 de junho.
“A avaliação da telemetria leva em
conta quatro quesitos: curva, frenagem e aceleração bruscas e o excesso de
velocidade. Atualmente, as principais causas de acidente entre os jovens são o
consumo de bebida alcoólica, uso de celular e excesso de velocidade. É para
isso que queremos despertar a atenção deste público”, avalia Eduardo
Biavati.
Para reformular o MICHELIN Best Driver
e torná-lo mais atrativo para os jovens, os influenciadores digitais que darão
voz ao conteúdo do programa foram criteriosamente selecionados:
-
Paola Antonini - Após sofrer um acidente de trânsito e perder a perna direita,
a modelo criou um canal no Youtube para compartilhar sua adaptação à nova vida,
conquistas e planos. Ela acaba de tirar a carteira de motorista especial;
-
Tavião – Canal “Coisas que nunca vivi” – Simpático e descontraído, Tavião se
força a viver coisas inéditas e compartilha com o público estas experiências.
Sua participação do programa será na perspectiva do passageiro consciente;
-
Mariana e Iberê Thenório – Canal “Manual do Mundo” – Estão entre os 10 maiores
canais de Youtube no Brasil. O casal comanda experimentos, guias e curiosidades que movimentam
milhares de pessoas a cada novo vídeo.
Além
disso, a ação conta com o apoio da Federação Internacional de Automobilismo
(FIA), do Instituto Paz no Trânsito (IPTRAN), do Instituto Renault e do Grupo
Estácio .
Michelin e a segurança no trânsito
Há mais de
um século, a razão de ser da Michelin é contribuir para a melhor mobilidade,
com o compromisso de oferecer aos clientes, por meio de produtos e serviços,
mais eficiência, menor impacto ambiental e, principalmente, mais segurança.
Muitos são
os exemplos de ações que demonstram o comprometimento da empresa com o tema. No
Brasil, a campanha “Pressão Certa”, realizada em parceria com revendedores, tem
por objetivo informar aos motoristas sobre a importância da utilização da
pressão correta nos pneus para sua segurança. Iniciativas de sensibilização e
educação para o trânsito, em parceria com o DETRAN, também ilustram algumas das
ações da empresa no país.
Programas
lançados por instituições como o GRSP – Global Road Safety Partnership, que
atua na Ásia com destaque também no Brasil, e o apoio à divulgação das GOLDEN
RULES (Regras de Ouro no Trânsito) da FIA - Federação Internacional de
Automobilismo, traduzem igualmente o compromisso da Michelin com o tema.
1. Usar sempre
o cinto de segurança (motorista e carona)
2. Respeitar o
código de transito
3. Respeitar
os limites de velocidade
4. Verificar
regularmente os pneus (pressão, sem esquecer do estepe)
5. Sob efeitos
de álcool ou de remédios, não dirigir (dirigir sempre em plena consciência)
6. Usar
cadeiras infantis para as crianças (assento apropriado - proteger as crianças)
7. Não usar o
celular ao dirigir (manter a atenção, não se distrair)
8. Parar
quando estiver cansado
9. De moto,
sempre usar o capacete
10. Ser gentil
e atencioso
O
engajamento com o desenvolvimento sustentável pode ser também exemplificado
através da realização, desde 1998, do Michelin Challenge Bibendum. O evento,
que já teve o Brasil como sede em 2010, é considerado o maior fórum mundial
sobre mobilidade urbana, com mais de 10.000 participantes registrados na última
edição. Em 2014, o cenário foi a cidade de Chengdu, na China, com a presença
dos maiores atores do segmento do transporte.
São Paulo é uma das capitais
brasileiras que tem os maiores índices de acidentes de trânsito. Seguem alguns
dados:
Nenhum comentário:
Postar um comentário