Como acontece em todo fim de ano, os colaboradores já
começam a receber convites para as festas das empresas. Não é novidade para
ninguém, mas vale a lembrança de que as gafes comportamentais podem não ter
consequências graves quando estamos entre familiares e amigos, mas o cenário
muda no ambiente coporativo.
Pensando nisso, preparei algumas dicas para que uma
simples festinha da firma não se transforme em armadilha contra seu emprego.
Confira:
Álcool é o agente da "vergonha do dia seguinte" - A festa na empresa é uma tremenda arapuca se
tiver bebida alcoólica, pois a língua fica “destravada”. Portanto, controle-se!
Se não consegue ter limites entre uma taça e outra, nem comece a beber;
Dance, mas nem tanto - Deixando a bebida de lado, sóbrios também podem dar
algumas "mancadas". Geralmente, toda festa tem música para
descontrair o ambiente, mas dançar de forma exagerada também arranham a sua
imagem profissional;
O tal do amigo secreto - Atenha-se sempre ao valor estipulado.
Essa regra vale até mesmo se o sorteado for o seu chefe na empresa. Cuidado com
presentes muito íntimos, como lingeries, pijamas e perfumes. Livros e CDs são
sempre excelentes opções;
Se entrose com todos – O principal objetivo de uma confraternização é entrosar
os funcionários, então todo mundo merece um Feliz Ano Novo, inclusive os
colegas que você mal conhece. Demonstre simpatia e o seu lado divertido para os
colegas. Mas, claro, não precisa ser o centro das atenções;
Esqueça o trabalho - Evite assuntos de trabalho, principalmente com o chefe.
E nada de pleitear uma promoção quando o objetivo é desconstrair, afinal você
teve o ano todo para mostrar o seu valor;
E se pintar um clima romântico com algum colega da
empresa? - A empresa não tem
nada a ver com os seus problemas pessoais, mas não seja você a pauta das
fofocas de corredor do dia seguinte. Por isso, seja discreto! Nada de abraços e
beijos calorosos, principalmente se a relação estiver no início.
Daniela
do Lago
- coach de carreira, palestrante, professora dos cursos de MBA da Fundação
Getúlio Vargas nas disciplinas de Gestão de Pessoas, Comportamento
Organizacional, Comunicação e Relacionamento Interpessoal e escritora.
Recentemente lançou o seu segundo livro - “UP! 50 dicas para decolar na sua
carreira”, pela Integrare Editora. A obra contém dicas práticas de
comportamento no trabalho.
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