Especialista dá dicas de como melhorar a taxa de conversão
Muitas empresas, estejam elas situadas na área da
saúde ou não, acabam desenvolvendo problemas de fluxo de caixa e de
entendimento do que está ocasionando o baixo faturamento. Para entender melhor
esse quadro, é fundamental fazer uma análise detalhada de todos os setores e
como cada um está impactando na prosperidade desse negócio.
Segundo o especialista em gestão de empresas,
escritor e professor da FGV, Éber Feltrim um negócio pode se encontrar em dois
caminhos: a administração dos recursos positivos (sobra de dinheiro, saldo
positivo, lucro) ou administrar recursos negativos (endividamento). “Muitas
clínicas não sabem em que situação se encontram e por isso não conseguem
resolver o problema”, afirma o CEO da SIS Consultoria.
Cada negócio possui o seu ponto fraco e é preciso
averiguar com clareza como esses aspectos influenciam no atendimento e
faturamento. De repente o volume de trabalho faz com que o empresário se esmere
na qualidade do serviço prestado e também na percepção dos pacientes sobre o
empreendimento. “Outra situação que pode ocorrer é não ter em mente o pós-venda:
onde estão aqueles clientes que deixaram de frequentar o estabelecimento ou não
voltaram após o orçamento? “, alerta Feltrim.
É necessário ter alguém na equipe que realize
contatos periódicos e garanta a volta dessas pessoas, porque essa é a melhor
forma de manter uma boa taxa de conversão. “Além disso, é fundamental estar
atento com os pagamentos efetuados, pois a inadimplência é um dos principais
motivos que levam a falta de recursos”, recorda o CEO.
Em boa parte dos atendimentos que realiza, Éber
pode verificar que os clientes relatam que seus pacientes possuem queixas sobre
o preço cobrado nos procedimentos ou que o valor proposto ficou mais alto do
que podem pagar. “No entanto, nossas pesquisas indicam que menos de 10% das
pessoas que não fecham um negócio estão preocupadas com o preço” aponta
Inúmeros profissionais da saúde classificam o valor
da consulta como “altos” ou “baixos”, mas é importante saber que existem
diversas variáveis nesse quesito, como o ponto (localização) do negócio, a
propaganda, a qualidade do serviço prestado e até mesmo as pessoas e a equipe
que trabalham no local. “São todos esses fatores que fazem com que o paciente
entenda se vale ou não aquilo que é cobrado”, finaliza.
Dr.
Éber Feltrim - Especialista em gestão de negócios para a área da
saúde começou a sua carreira em Assis. Após alguns anos, notou a abertura de um
nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de
negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto,
abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS
Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.
SIS Consultoria
https://www.sisconsultoria.net/
instagram @sis.consultoria.
https://www.sisconsultoria.net/
instagram @sis.consultoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário