Para muitos
empresários esta fase tem sido difícil e os problemas estão invadindo a noite
Abrir um negócio não é uma atividade simples. Os
sacrifícios são mais penosos do que se pode imaginar. A frustração é grande
quando as coisas não saem como o planejado e não é fácil ver as dívidas
crescendo cada dia mais. Nessa hora bate o desespero porque os sonhos se
transformaram no pior dos pesadelos. E o empreendedor, preocupado com o
negócio, com os empregos, com a tão almejada liberdade financeira, percebe que
está sem rumo e sem planos.
“A pessoa precisa se perguntar ‘por quê’. Por que
decidiu abrir a empresa, o que não está dando certo, por que isso é importante?
Essas perguntas ajudam a achar novamente o rumo e retomar a jornada antes de
desistir”, aconselha Tathiane Deândhela, que é palestrante internacional e
especialista em produtividade, marketing, negociação e liderança com formação
em universidades como FGV, Harvard, Atlanta e Ohio.
Segundo Deândhela, nunca é tarde para recomeçar.
“Por pior que esteja a situação agora, há sim uma luz no fim do túnel”, afirma.
A especialista ensina a ter sempre um plano B para o negócio e é possível
realinhar a direção no meio da jornada. Veja os quatro passos aconselhados por
ela.
- Encontre todas as falhas do plano principal. Não existe plano perfeito. Por mais que você revire e revise o plano inicial, sempre existirão aqueles detalhes que podem dar errado. Para prevenir isso, converse com o seu amigo mais pessimista. Compartilhe com ele parte das suas ideias e pergunte: o que pode dar errado? Use as respostas dele como uma forma de prevenir essas situações.
- Mantenha a calma. Nada de bom pode ser resultado de uma mente nervosa, repleta de pensamentos desesperados. Os maiores erros cometidos pelas pessoas são frutos de emoções intensas (especialmente as negativas). Respire fundo e mantenha o foco!
- Seja flexível. Um exemplo que uso sempre é o planejamento de um casamento, que gera grandes expectativas. Se o florista confundiu os pedidos e enviou lírios brancos ao invés de rosas vermelhas, não se descabele! Verifique primeiro se os pedidos podem ser ajustados. Se não der tempo, use os lírios. A cerimônia não será menos bela e significativa por causa disso. Mas esse não é o único caso em que a flexibilidade é uma boa pedida. Aceitar alternativas (por piores que elas pareçam em face ao plano original) evita dores de cabeça e gera mais resultados do que cancelar tudo.
- Mantenha o foco naquilo que você pode controlar. Inúmeras vezes os imprevistos pelos quais passamos são inevitáveis e nós não temos como resolvê-los ou controlá-los. Mas nós podemos controlar as nossas ações perante isso. Nós temos a escolha de ir ao médico, em caso de doença. Se um cliente nos abandona, é escolha nossa reduzir os custos e aumentar os esforços na prospecção e no fechamento de novas vendas. Você não decide o que vai acontecer em todos os momentos da sua vida, mas é de sua inteira responsabilidade a forma como você resolve lidar com aquilo.
Tathiane
Deândhela - palestrante internacional e especialista em
produtividade, marketing, negociação e liderança com formação em universidades
como FGV, Harvard, Atlanta e Ohio. Como especialista em Produtividade escreveu
o best-seller: “Faça o tempo trabalhar para você”, que já está na 5ª edição e
em breve lança “Faça o tempo enriquecer você”.
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