Pesquisar no Blog

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Dia Mundial da Alfabetização: estudar programação colabora com as fases do aprendizado

Estudo da tecnologia complementa o processo de alfabetização ao capacitar as crianças com um conjunto de habilidades cognitivas, criativas e sociais

 

No dia 08 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Alfabetização, processo fundamental no desenvolvimento de toda criança. Portanto, torná-la lúdica, integrando outras ferramentas de ensino que facilitam a aprendizagem, pode ser uma alternativa para educadores e responsáveis. Uma das opções para crianças a partir dos sete anos é o estudo da programação, que estimula habilidades cognitivas e sociais, desenvolve o raciocínio lógico e prepara os pequenos para um mundo digitalizado.  

Afinal, elas já estão com esse contato desde jovens. Eram cerca de 22,3 milhões de crianças e adolescentes já usuárias de internet em 2023, segundo estudo conduzido pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). Assim, quanto mais cedo conseguirem acessar o estudo sobre os bastidores da tecnologia, mais responsabilidade terão sobre o seu uso futuramente, além de enriquecer suas habilidades. 

“Aprender sobre programação proporciona às crianças uma relação proveitosa com a tecnologia, pois passam a perceber que é possível criar novos universos e se divertir de forma saudável com ela. Ao programarem games e aplicativos de forma lúdica, elas desenvolvem habilidades de comunicação e socialização, pontos fundamentais que ajudam no processo de alfabetização”, destaca Henrique Nóbrega, fundador da Ctrl+Play, escola de programação e robótica para crianças e adolescentes. 

A programação, muitas vezes comparada a um novo tipo de linguagem, contribui para o desenvolvimento das habilidades linguísticas tradicionais, como leitura e escrita. Ao aprender tecnologia, as crianças melhoram sua capacidade de resolver problemas, analisar situações e pensar de maneira lógica. Isso se traduz em uma melhoria geral na resolução de problemas matemáticos e científicos, bem como na capacidade de pensar criticamente em diversas situações. 

Além disso, a tecnologia incentiva a criatividade. As crianças são estimuladas a criar projetos únicos, desde jogos simples até histórias interativas, o que fomenta a imaginação e a expressão pessoal. A habilidade de transformar uma ideia em código funcional impulsiona a confiança dos alunos em suas próprias habilidades e os encoraja a explorar e experimentar. 

“O papel da programação na alfabetização não se trata apenas de ensinar habilidades técnicas, mas também de capacitar as crianças com um conjunto de habilidades cognitivas, criativas e sociais. Ela prepara os alunos para um futuro em constante mudança, onde a compreensão da tecnologia é crucial”, finaliza Henrique. 

 


Ctrl+Play



Recrutamento no home office: por que apostar em testes psicológicos on-line?

Dados da consultoria ManpowerGroup, revelam que 80% dos empregadores brasileiros sentem dificuldade para contratar profissionais. Avaliar competências técnicas não é mais suficiente. Por isso, é preciso identificar também aspectos comportamentais como soft skills relacionadas a motivação, trabalho em equipe, pensamento positivo, entre outras. Nessa busca por talentos com habilidades específicas, a tecnologia aliada aos testes psicológicos tem sido um grande facilitador para os profissionais de recrutamento e seleção e para as organizações. Veja a seguir alguns motivos para apostar em testes on-line:
 

1- Contribui para avaliação da saúde mental

Falamos muito sobre prevenção e combate de doenças ocupacionais, como burnout, nas organizações. Os testes on-line também podem auxiliar nesse sentido, identificando questões que podem levar ao adoecimento por problemas de saúde mental, como estresse, ansiedade e exaustão. Tendo isso detectado, é possível auxiliar os profissionais e oferecer recursos para prevenir outros casos.



2- Agiliza processos e facilita a inovação

O uso estratégico da tecnologia e soluções focadas em facilitar a vida dos RH’s pode poupar até 50% do tempo gasto por esses profissionais. Toda parte burocrática de papelada pode ser levada para o digital, facilitando processos de triagem simultânea, além do acesso a informações para coleta e comparação dos resultados. Além disso, a aplicação on-line traz vantagens para os avaliados, que podem realizá-los no home office e em qualquer parte do mundo. Para quem aplica também têm a possibilidade de alcançar mais pessoas e administrar um volume grande de testes com qualidade, precisão e padronização.

Isso dá espaço para a área focar em outras demandas internas e até trazer novas iniciativas, como programas de benefícios, ferramentas para novo modelo de trabalho, oferecimento de apoio psicológico, entre outros avanços que impactam não apenas a atração como a retenção de talentos.


3- Identifica e avalia competências comportamentais

Atualmente muitos atributos são valorizados na hora de contratar como liderança, motivação, integridade, pensamento crítico, mas como de fato compreender esse perfil nas pessoas? Os testes on-line têm apoiado muito o processo de avaliar essas competências, que em algumas ocasiões são primordiais para a conquista de um cargo.

 

Ricardo Mattos - executivo com larga experiência na área editorial, com passagens pelo Grupo Estado, Editora Abril e pela canadense Thomson Reuters. É formado em Contabilidade na UNICID, Finanças e Operação pela FAAP, Liderança e Tecnologia pela Thomson Reuters University e se especializou em Desenvolvimento de Conselheiros, na Fundação Dom Cabral. O CEO já contabiliza mais de 9 anos à frente da Vetor Editora.


Alta incidência de burnout parental será um grande desafio para empresas, revela pesquisa

De acordo com estudo da B2Mamy com Kiddle Pass, cerca de 90% das mães que trabalham sofrem esgotamento mental

 

O termo burnout parental ainda é pouco conhecido no Brasil, mas ele pode ser um dos principais impeditivos para que centenas de empresas sofram, ainda mais, com a escassez de talentos nos próximos anos e tenham metas comprometidas. De acordo com uma pesquisa inédita sobre o tema no Brasil, realizada pela B2Mamy, maior comunidade de mães do país, em parceria com a Kiddle Pass, primeiro aplicativo de atividades interativas para crianças, cerca de 90% das mães que trabalham sofrem esgotamento mental. Das entrevistadas, 54% já estão diagnosticadas, 17% apontam suspeita de doenças emocionais, e o restante já apresenta grandes riscos de desenvolver problemas relacionados, no futuro. 

“Este cenário é consequência das cargas exaustivas no trabalho das figuras parentais, em especial as maternas, associadas aos cuidados dos filhos e a ausência de rede de apoio especializado por parte das empresas”, explica a CEO da B2Mamy, Dani Junco. “O risco para o mercado de trabalho é claro: sem mulheres saudáveis e aptas a comporem os times, a perspectiva nos próximos 5 a 10 anos é preocupante”, complementa Lygia Imbelloni, Head de Saúde e Bem-estar da B2Mamy. 

Atualmente, apenas 45% das mulheres estão ativas no mercado, e até 2030 a previsão é que esse número aumente para 65%, enquanto a presença masculina deve cair cerca de 8%, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). 

Além da incidência de burnout parental e esgotamento das mulheres que têm filhos, que representa 69% do total da população feminina no Brasil, segundo pesquisa do Datafolha de Maio de 2023, os números também demonstram baixíssima maturidade das organizações. E isso se refere principalmente ao despreparo de liderança, políticas pouco sensíveis ao tema, benefícios com baixa adesão e funcionalidade ao público, e programas que se limitam à licença. Diante disso, muitas profissionais que são ou sonham em ser mães se sentem pouco pertencentes e deixam o mercado de trabalho.

 

Olhando mais de perto: detalhes do estudo 

De acordo com o estudo inédito, cerca de 68% das respondentes apontam terem sofrido impacto na sua carreira com a chegada do filho, e 59% já foram questionadas sobre maternidade em processos seletivos ou promoções. 

Além disso, 4 em cada 10 mulheres que trabalham em empresas revelaram que não possuem segurança psicológica junto ao seu líder e time, tendo que mentir ou esconder necessidades e demandas relacionadas aos filhos. No que tange a assistência e serviços especializados por parte do empregador, as iniciativas mais presentes são os considerados básicos e obrigatórios, como: planos de saúde, licença maternidade e auxílio-creche. Tendo ainda 27% das respondentes afirmado não terem nenhum benefício de apoio à maternidade e a família. 

“Vemos muitas empresas comprometidas com metas de equidade e investindo alto em programas de bem-estar para os colaboradores, mas percebo que uma fatia essencial da população corporativa está sendo esquecida. O apoio à família e a parentalidade é muito mais que um benefício, é uma competência organizacional associada à cultura que se sustenta. A conta nos próximos anos vai ser cara para as companhias, visto que a demanda por ambientes que proporcionem maior equilíbrio já ocupa o primeiro lugar como critério de escolha e permanência no emprego, além do aumento da presença feminina, que será acelerada nos próximos anos”, diz Marianna Espíndola, CEO da Kiddle Pass.


 B2Mamy

 

Brasileiro passa 7% da vida em deslocamento, 5% em TV e rádio e menos de 2% em atividades ao ar livre

  • Pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, encomendada pelo Nubank, traz dados exclusivos sobre o uso do tempo livre
  • Inspirado nos resultados do levantamento, Nubank Ultravioleta convida consumidores a saírem do piloto automático em vídeo narrado por Fernanda Lima

 

Os brasileiros dedicam 7% da sua vida adulta ao ao deslocamento, 5% em TV e rádio e apenas 2% a atividades ao ar livre. Esses são alguns achados do levantamento encomendado pelo Nubank Ultravioleta, experiência para clientes de alta renda do Nu.

A pesquisa revela que, em média, os brasileiros têm cerca de um quarto do seu tempo livre (26%), ou 15 anos. Mulheres têm ainda menos tempo e seguem sobrecarregadas com jornada dupla: gastam mais tempo do que os homens com a limpeza da casa (49%), trabalhos domésticos (29%) e cuidado com os filhos (26%). As telas (celular, televisão e jogos eletrônicos) ocupam 12%, o equivalente a 7 anos. Atividades ligadas a esporte ou bem-estar ficam com apenas 4% do tempo livre da população. 

Em resumo, os dados mostram que as pessoas não conseguem priorizar o autocuidado durante o pouco tempo livre de que dispõem. Os participantes disseram que, se tivessem mais tempo livre, gostariam de utilizá-lo com viagens (42%), dormindo (36%), TV (27%), esportes e exercícios (26%), descanso e ócio (23%). 

“Uma das nossas missões no Nubank é facilitar a vida das pessoas e liberar tempo de atividades burocráticas, permitindo que elas possam focar no que realmente importa. Por isso, encomendamos este estudo. Sabemos que o tempo, hoje em dia, é cada vez mais raro e valioso e queremos ajudar os clientes a terem mais tempo livre para o que realmente importa", ressalta Livia Chanes, CEO do Nubank no Brasil. 

Hoje, a gestão financeira consome cerca de 2% do tempo de vida de um adulto, e é uma das atividades que os brasileiros menos gostam de fazer. “É impressionante pensar que as pessoas passam tanto tempo administrando suas finanças quanto aproveitando atividades ao ar livre, mesmo com a tecnologia tornando esses processos muito mais simples do que há 10 anos. Nos últimos sete anos, ajudamos nossos clientes a evitarem mais de 440 milhões de horas que seriam desperdiçadas em filas de atendimento, isso fora o tempo de deslocamento até uma agência. Nosso compromisso é continuar aprimorando a experiência, focando em usabilidade, agilidade e em soluções personalizadas e imparciais que reduzam o tempo dedicado à gestão financeira”, ressalta Lívia.

 

Sobre a nova campanha

Inspirado pela pesquisa, o Nubank, em parceria com a agência Wieden+Kennedy, lança sua segunda grande campanha de marca, convidando as pessoas a refletirem sobre a importância de administrar bem o tempo em suas vidas e sair do piloto automático para conseguir ter mais tempo livre no dia-a-dia. A campanha inicia com um vídeo narrado por Fernanda Lima, trazendo uma reflexão se estamos usando o nosso tempo como gostaríamos. Além do vídeo, os dados serão discutidos em alguns dos programas de comportamento mais assistidos do Brasil. 

Outro vídeo, com duração de 30 segundos, reforça a mensagem de que o tempo livre é valioso e destaca que, quanto menos tempo o cliente gastar com a instituição financeira, mais tempo terá para viver plenamente.

Entre as soluções oferecidas pelo Nubank Ultravioleta para otimizar a gestão financeira dos clientes estão: Cartão Black com cashback que cresce a 200% do CDI, para o seu tempo livre render mais; oportunidades de investimentos exclusivos e com taxas de rendimento superiores, para o cliente não perder tempo decidindo no que investir e poder ter mais tempo livre para outras escolhas; Conta Global com conversão para diferentes moedas na hora e 0,8% de taxa de câmbio em qualquer valor; garantia de melhor preço na compra de passagens aéreas e reservas de hoteis tudo no mesmo app, sem a necessidade de pesquisar em múltiplos sites; e um atendimento exclusivo com tempo de espera reduzido.

 

Metodologia

Estudo com metodologia híbrida de coleta, online e presencialmente, realizado pela Ipsos a pedido do Nubank em todo Brasil, entre 17/07/2024 e 23/07/2024. Foram realizadas 1.500 entrevistas entre homens e mulheres, acima de 18 anos, de todas as classes sociais (ABCDE) nas cinco regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste). Margem de erro de 2,5 p.p. 

O estudo listou 30 atividades cotidianas, classificadas entre “tempo livre” e “tempo ocupado”, segundo critérios previamente definidos, e perguntou aos participantes quanto tempo gastam (horas/minutos), para todas as atividades diárias, semanais ou mensais. As respostas foram individuais e permitiram sobreposição de atividades, podendo ocorrer simultaneamente. 

A partir disso, calculou-se o tempo médio diário gasto (em minutos) pelos brasileiros em cada atividade e em seguida, os dados foram expandidos para representar o período de um ano médio de vida dos brasileiros. Para que os dados representem então o cálculo médio em anos da vida adulta dos brasileiros, foram considerados os dados de expectativa de vida do brasileiro (IBGE) na sua vida adulta, dos 18 aos 76 anos, totalizando 58 anos adultos, os quais foram multiplicados pelo ano médio calculado com os dados do levantamento.”


Estudo aponta que mais de 60% das empresas planejam aumentar o orçamento dedicado a benefícios corporativos em 2025

Divulgacão
Realizado pela Onhappy, o levantamento revela ainda que profissionais de RH estão preocupados em oferecer benefícios que promovam o bem-estar dos talentos 

 

Com uma nova cultura no ambiente de trabalho, onde os colaboradores buscam por uma melhor qualidade de vida, o mercado de benefícios corporativos também se diversificou em ofertas, indo muito além de vales alimentação e transporte. Prova disso é que 62,87% das empresas brasileiras planejam aumentar o orçamento para benefícios em 2025, como aponta estudo inédito realizado pela Onhappy, empresa de benefícios corporativos de viagens a lazer da Onfly.

Nomeado como “Panorama de benefícios corporativos - Percepções e expectativas para 2025”, o levantamento foi realizado nos meses de junho e julho deste ano e ouviu líderes e profissionais de Recursos Humanos de empresas de todos os portes e de diversos setores, como indústria, varejo, serviços e tecnologia. 

Com o objetivo de mapear as melhores práticas e identificar tendências emergentes, a pesquisa apresenta como as companhias estão gerenciando seus pacotes de benefícios. Também aponta as preocupações e expectativas em relação a 2025, mostrando um mercado em potencial, onde apenas 9,65% consideram sua política de benefícios extremamente abrangente. Dentre as empresas que planejam o aumento do orçamento para benefícios corporativos no próximo ano (62,87%), 22,8% pretendem realizar um aumento significativo no valor, enquanto 40% pensam em fazer este investimento de forma moderada.

O estudo destaca que pequenas, médias e grandes empresas têm diferentes abordagens e capacidades de investimento em benefícios, refletindo suas realidades financeiras e estratégias de retenção de talentos. De acordo com a pesquisa, pequenas empresas planejam aumentos moderados no orçamento de benefícios devido a limitações financeiras. As médias empresas têm uma abordagem mais agressiva, com 64,15% planejando aumentos significativos. Já as grandes empresas buscam equilibrar custos e benefícios, com aumentos orçamentários para manter a competitividade.

“No passado, os benefícios corporativos eram ofertados de modo padronizado, restritos a plano de saúde, transporte e vale alimentação. Mas com o avanço da cultura e das dinâmicas de trabalho, em especial quando se trata da expectativa dos colaboradores com o bem-estar, os benefícios oferecidos pelas organizações tornaram-se um componente importante na equação da satisfação profissional”, afirma Gian Farinelli, Head de Felicidade Corporativa da Onhappy. Segundo o especialista, os benefícios tradicionais ainda são fundamentais, mas, à medida que as expectativas dos trabalhadores evoluem, as empresas estão se esforçando para oferecer mais.


Bem-estar: a principal preocupação dos RHs

A pesquisa mostrou ainda que 72,81% dos profissionais ouvidos reconhecem a importância do bem-estar para a produtividade e a satisfação dos funcionários, sendo a saúde física e mental a principal preocupação listada pelos respondentes.

Neste mesmo recorte, 47,08% acreditam que o RH está preocupado em oferecer benefícios que realmente impactam e façam sentido, enquanto 42,4% afirmam que o setor está apenas preocupado em oferecer benefícios competitivos para atrair e reter talentos.

“Os colaboradores estão atribuindo grande importância a programas de bem-estar, acesso a academias, oportunidades de viagem para lazer, suporte psicológico e iniciativas de promoção da saúde. Adicionalmente, a chegada da Geração Z trouxe uma nova dinâmica ao mercado de trabalho, destacando a importância de um pacote de benefícios bem estruturado na estratégia de atração e retenção de talentos”, compartilha Marcelo Linhares, CEO da Onfly, maior travel tech B2B da América Latina.

Quando se trata das pequenas empresas, que também participaram do levantamento,  67% dizem focar no bem-estar dos colaboradores, enquanto nas médias e grandes empresas, esse valor representa 79% e 71%, respectivamente.

No recorte por segmentos, o RH no setor industrial está muito focado em oferecer benefícios que promovam o bem-estar dos colaboradores, com representatividade de 61%. Os setores de atacado e varejo, serviços e tecnologia se destacam como os mais focados em oferecer benefícios que promovem o bem-estar dos colaboradores, com 68%, 73,3% e 76% de representatividade, respectivamente.

“Os benefícios são apenas uma parte das estratégias de Recursos Humanos. Sua eficácia depende da correta implementação e uso, além de um ambiente organizacional saudável e uma liderança capacitada para promover a cultura empresarial”, ressalta Gian. 

Para conferir o estudo na íntegra, acesse a página do material no site da Onhappy. 

 



Onfly
https://www.onfly.com.br/

Onhappy


BOLETIM DAS RODOVIAS

Motoristas encontram tráfego carregado nas principais rodovias concedidas na manhã desta sexta-feira

 

A ARTESP - Agência de Transporte do Estado de São Paulo informa as condições de tráfego nas principais rodovias que dão acesso ao litoral paulista e ao interior do Estado de São Paulo na manhã desta sexta-feira (6). 

 

Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI)

Operação 5x5 - Tráfego normal, sem congestionamento.

 

Sistema Anhanguera-Bandeirantes

A Rodovia Anhanguera (SP-330), sentido capital, apresenta lentidão do km 107 ao km 104 e congestionamento do km 61 ao km 60 e do km 12 ao km 11+360. No sentido interior, o tráfego é normal. Já na Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), sentido capital, o motorista encontra congestionamento do km 16 ao km 13+360, no sentido interior o tráfego é normal.

 

Sistema Castello Branco-Raposo Tavares

A Rodovia Raposo Tavares (SP-270) registra tráfego normal nos dois sentidos. Já na Rodovia Castello Branco (SP-280), no sentido capital o motorista encontra congestionamento do km 14+460 ao km 13+700 e lentidão do km 46+200 ao km 42+200. No sentido interior, há congestionamento do km 64+500 ao km 65.

 

Rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto

Na rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto, sentido capital, o tráfego é normal. Para quem segue no sentido interior, há lentidão do km 20 ao km 18.

 

Rodovia dos Tamoios

Tráfego normal, sem congestionamento.


Pacto Contra a Fome coloca o desperdício de alimentos no centro do debate com o lançamento da campanha "Comida Boa É Na Boca e Não na Boca do Lixo", que mostra a relação entre a comida que vai para o lixo e a fome

 Com ações que vão de comerciais na TV a ativações nas principais cidades do país e o lançamento do Guia “Lugar de comida é no prato”, entidade quer mobilizar sociedade contra o descarte desnecessário de alimentos

 

O Pacto Contra a Fome lança hoje, 04 de setembro, uma ampla campanha nacional a favor da redução do desperdício de alimentos que contará com a publicação de um manifesto em jornais de grande circulação, um filme publicitário, a divulgação do Guia “Lugar de comida é no prato” e diversas ações de ativação sobre o tema. A campanha abre o mês em que é celebrado o Dia Internacional da Conscientização sobre Perdas e Desperdício Alimentar (29/09), data estabelecida pelas Nações Unidas, e busca conscientizar a sociedade sobre as consequências do desperdício de alimentos para a segurança alimentar e o meio ambiente. 

“O desperdício de alimentos em convivência com a fome revela a incoerência que vivemos neste Brasil tão desigual. Ambos os problemas geram sérios impactos sociais, econômicos e ambientais, e não podemos mais aceitar. À medida que trabalhamos a redução do desperdício de alimentos em favor do combate à fome e de impacto ambiental positivo, iniciamos um ciclo virtuoso. Construímos assim sistemas alimentares mais sustentáveis e acessíveis para todos”, explica a cofundadora e presidente do Conselho do Pacto Contra a Fome, Geyze Diniz. 

O filme que acompanha a campanha foi feito em parceria com a Africa Creative. “Se a boca que mais come é a boca do lixo e ainda existem milhões de brasileiros com fome, é urgente mobilizar a sociedade em torno de uma mudança de comportamento na relação com os alimentos e o descarte indevido de comida. Como diz a nossa música: comida boa é na boca, na boca que come e não na boca do lixo”, afirma Raphael Vandystadt, VP de relações internacionais, ESG e sustentabilidade da agência Africa Creative. 

A música, escrita por Jair Oliveira, da S de Samba, foi especialmente criada para acompanhar a campanha. Já o filme publicitário foi produzido pela Magma. 

Além da campanha, o Pacto Contra a Fome publicará um manifesto em veículos de comunicação. Intitulado “Um ano a menos”, o documento pontua a grandiosidade dos números da insegurança alimentar e do desperdício de alimentos no Brasil e a necessidade da atuação coletiva para combater esses males até 2030, data limite estabelecida pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas).

A campanha prevê ainda uma série de ativações off e online, ações nas ruas, em shoppings centers e centros comerciais, mídias Out of Home, entre outras ações previstas. 

As ações têm ainda o apoio de entidades de diversos setores, como o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), o WWF Brasil, a ONG Banco de Alimentos, o Instituto da Criança, o SESC Mesa Brasil, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e a rede de shoppings Multiplan.


O desperdício que alimenta a fome

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo IBGE, o Brasil registrou, em 2023, 64 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar, sendo 8,7 milhões em situação de insegurança alimentar grave, ou seja, fome. 

“Os dados mostram que temos um percentual de 4,1% dos domicílios brasileiros que vivem em insegurança alimentar grave. Esse dado pouco mudou de 2018 para cá mostrando a importância de trabalharmos de forma coletiva, atacando os problemas estruturais que temos no Brasil e que impossibilitam que a fome desapareça de forma permanente”, explicou Maria Siqueira, diretora de Políticas Públicas e Projetos do Pacto Contra a Fome. 

O desperdício de alimentos contribui para a fome uma vez que causa impactos ambientais, agravando a crise climática, e encarece ainda mais o preço dos produtos. De acordo com dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), de 8% a 10% da emissão global de gases de efeito estufa é consequência do desperdício de alimentos. Além disso, ⅓ das terras agrícolas do planeta são usadas para produção de alimentos que não chegarão ao prato.

Segundo levantamento do Pacto Contra a Fome em parceria com a consultoria Integration, todos os anos são jogadas no lixo 55 milhões de toneladas de alimentos em toda a cadeia, do campo ao prato. Destas, 47,9 milhões de toneladas se perdem antes de chegar ao consumidor. O mais recente relatório divulgado pelo PNUMA revela que cada brasileiro joga fora cerca de 94 quilos de alimentos ao ano. 

“Pensando nesta realidade, uma das ações do Pacto Contra a Fome foi o desenvolvimento do Guia “Lugar de comida é no prato”, que trata do desperdício de alimentos e tem como objetivo reforçar a importância de evitarmos o desperdício não apenas como medida econômica, em casa, mas como uma iniciativa consciente que contribui para evitar a fome”, conta Maria Siqueira. A proposta é possibilitar que as pessoas não apenas consumam com consciência quanto saibam o que fazer para evitar as perdas em casa.


Sobre o Pacto Contra a Fome

O Pacto Contra a Fome é uma coalizão suprapartidária e multissetorial que atua para contribuir para a erradicação da fome e do desperdício de alimentos de forma estrutural e permanente. Tendo como missão contribuir para erradicar a fome até 2030 e ter todos os brasileiros bem alimentados até 2040, o Pacto atua sob três pilares: articulação, inteligência estratégica e incentivo.

“Temos convicção de que a meta é possível de ser cumprida se todos somarmos nesta causa. Governos, setor empresarial, terceiro setor e sociedade civil são imprescindíveis nesta jornada e é unindo essas forças que estamos atuando”, conclui Geyze Diniz. 

Saiba mais sobre o Pacto Contra a Fome e cada um dos projetos em www.pactocontrafome.org


Estação Tatuapé da CPTM recebe ação em celebração ao Dia da Alfabetização nesta sexta-feira (06)

Passageiros e seus filhos poderão ouvir histórias infantis na estação das 10h às 12h e das 13h às 15h

 

Quem passar pela Estação Tatuapé da CPTM nesta sexta-feira (06/09), das 10h às 12h e das 13h às 15h, poderá participar da contação de histórias em homenagem ao Dia Mundial Da Alfabetização, comemorado no domingo (08/09). A ação, uma parceria entre Associação Viva e Deixe Viver e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), tem como objetivo conscientizar os passageiros sobre a importância da leitura para estimular a criatividade, contribuir com o crescimento do vocabulário, melhora na escrita e despertar nos pequenos o amor pelos livros. 

Durante o evento, os voluntários da ONG contarão histórias infantis para passageiros e seus filhos, levando histórias, promovendo a cultura e se conectando com pessoas de todas as idades.
 

Ações de Cidadania

Todas as iniciativas são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas à promoção do bem-estar de seus passageiros.
 

Sobre a Associação Viva e Deixe Viver

Fundada em 1997 pelo paulistano Valdir Cimino, a Associação Viva e Deixe Viver é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) pioneira em diversas frentes e políticas públicas. Por meio da arte de contar histórias, forma cidadãos conscientes da importância do acolhimento e de elevar o bem-estar coletivo, a partir de valores humanos como empatia, ética e afeto. A entidade também é referência em educação e cultura, por meio da promoção de atividades de ensino continuado. Nesse sentido, conta com o canal Viva e Eduque, espaço criado para a difusão cultural, educacional e gestão do bem-estar para toda a sociedade. Hoje, além dos 575 voluntários contadores de histórias, que visitam regularmente 90 hospitais espalhados pelo Brasil, a Associação conta com o apoio das empresas Rede D’Or, Volvo, Cremer, Perfetti Van Melle, Pfizer, Viveo e Everymind, Webjump e itbox.online (empresas do Grupo UOL) e do Instituto Helena Florisbal - IHF.
  
 

Serviço

Dia da Alfabetização
Local: Estação Tatuapé - que atende as Linhas 11-Coral e 12-Safira
Data: Sexta-feira, 06 de setembro
Horário: das 10h às 12h e das 13h às 15h

 

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

DIA DO SEXO: CONHEÇA TRÊS RITUAIS PARA APIMENTAR A RELAÇÃO


Seja para um romance duradouro ou uma relação recente, essas simpatias podem ajudar a esquentar o momento


 

O dia 6 de setembro, popularmente associado à posição sexual 69, é uma data que celebra o prazer e a descoberta da sexualidade. Essa ocasião pode ser perfeita para fortalecer os laços, renovar a paixão e criar momentos inesquecíveis com seu parceiro ou parceira. 

Para tornar essa data ainda mais especial e transformar seu relacionamento, seja ele casual ou duradouro, em um espaço de amor, liberdade e intimidade, Yara Vieira, consultora esotérica do Astrocentro, compartilha algumas dicas e simpatias. 

Segundo Yara, é fundamental realizar essas simpatias com a mente focada no amor, na conexão e na harmonia. “Use sua intenção para enviar energias positivas ao universo, desejando que a pessoa amada se sinta atraída e motivada a se aproximar. Lembre-se de que essa prática não só reforça seu desejo, mas também pode fortalecer sua confiança e motivação”, explica. 

Confira abaixo as simpatias destacadas pela especialista:

 

Simpatia com pimenta para deixar a pessoa mais apaixonada
 

Materiais: Uma pimenta vermelha, um pedaço de papel vermelho, e uma calcinha nova vermelha.

Como fazer: Marque um encontro com o seu amado para a segunda noite de Lua Cheia. Na noite anterior, primeira lua cheia, embrulhe uma pimenta vermelha em um papel vermelho. Em seguida, pegue uma calcinha vermelha nova, que nunca tenha sido usada, e dobre-a com o embrulho no meio. Deixe-a em um lugar onde pegue a luz do luar durante a noite toda. No dia seguinte, desdobre a calcinha, tire o embrulho e entre-o junto de uma roseira de rosas vermelhas. Use a calcinha nessa mesma noite sem lavar durante o encontro com o seu parceiro. Ele permanecerá enlouquecido por você.

 

Simpatia do amor profundo
 

Esta simpatia é simples, porém precisa ser feita em um lugar onde você consiga se concentrar e meditar enquanto estiver fazendo. Além disso, antes de fazê-la, tenha certeza de que essa pessoa é sua alma gêmea.

Materiais: 1 colher de mel; Seu perfume mais forte; 7 folhas de laranjeira; 1 copo transparente.
Como Fazer: Em um sábado, coloque as folhas de laranjeira dentro do copo e borrife o seu perfume. Acrescente as gotas de mel.

Durante o seu banho, deixe a água fluir pelo seu corpo por aproximadamente um minuto para limpar as energias negativas. Fora do chuveiro, passe a mistura na sua pele, pensando nas energias positivas sendo absorvidas e na pessoa amada sendo atraída por você. Peça ao seu anjo da guarda para alinhar os corações de vocês e tornar este amor duradouro.



Simpatia com pimenta para o amor

Materiais: Um prato, duas pimentas vermelhas de qualquer tipo, duas colheres de mel, dois corações de papel vermelho e uma caneta.

Como fazer: Coloque em um prato as duas pimentas vermelhas e as duas colheres de sopa de mel. Faça dois corações em um papel vermelho e escreva neles seu nome e o nome da pessoa amada. Coloque-os no prato, no meio do mel e da pimenta. Deixe-os lá por sete dias. Durante essa semana, mentalize todos os dias cenas de amor ardente entre vocês, enquanto segura esse prato, preferencialmente antes de dormir. Mantenha o prato escondido enquanto durar o tempo da simpatia e, no dia seguinte após acabar, jogue tudo fora. Se quiser, pode lavar o prato e reutilizá-lo. 

“As simpatias são capazes de direcionar nossas intenções e desejos, oferecendo um campo vibracional ideal para atrair o que desejamos, sobretudo, nas relações” enfatiza e finaliza Yara Vieira.


 

 Astrocentro

 

DIA DO SEXO: CINCO BANHOS AUMENTAR A LIBIDO E MELHORAR A RELAÇÃO SEXUAL

Especialistas explicam que corpo e alma podem acumular energias conflitantes que afetam o prazer, vejam banhos ajudam a liberar essas tensões.

 

O Dia do Sexo, comemorado em 6 de setembro, é uma data em que muitos casais, ou até mesmo solteiros, gostam de inovar nas relações. Posições diferentes, fantasias e fetiches são colocados em prática para a felicidade e satisfação dos envolvidos. 

A data por si só já traz algo a mais para a intimidade, mas sempre é possível fazer com que o momento se torne ainda mais especial ao usar ervas e produtos naturais que têm o poder de aumentar a libido das mais variadas formas. “Mesmo que a Hora H entre os parceiros já esteja boa o suficiente para fazer com que ambos cheguem ao clímax, é possível tomar banhos com propósitos específicos para prolongar o prazer”, revela Arthur Peroni, consultor esotérico da iQuilibrio. 

Kelida Marques, consultora espiritual concorda, e explica que nosso corpo, mente e alma acumulam energias que nem sempre estão em harmonia, e isso pode interferir no momento do prazer. Por isso, é fundamental liberar essas tensões e permitir que o corpo se abra para novas sensações. “Uma forma de promover essa harmonização é por meio de rituais de autocuidado que envolvem banhos de ervas. Essas práticas simples, mas poderosas, ajudam a limpar a mente e o corpo das negatividades, abrindo espaço para que as energias positivas fluam livremente. Quando estamos em sintonia com nossas próprias energias, nos tornamos mais receptivos ao prazer, criando um ambiente propício para uma conexão mais profunda e satisfatória com nós mesmos e com os outros”, diz. 

Ficou curiosa? Então, confira agora os banhos mais eficazes para surpreender no Dia do Sexo.

 

Banho de ervas para aumentar a libido 

Este banho pode ser preparado para uma noite especial, complementando o charme pessoal e aumentando as chances de sucesso na intimidade. Os ingredientes necessários são 2 litros de água, a casca de 1 maçã bem vermelha, canela em pó, cravo-da-índia e óleo essencial de rosas. Em uma panela, deve-se adicionar a água, a casca de maçã, um pouco de canela e cravo. A mistura deve ser fervida por 15 minutos. Após desligar o fogo, é necessário acrescentar 4 gotas do óleo de rosas. 

O banho deve descansar por 2 horas antes de ser coado e levado para o banheiro. Após o banho higiênico, o líquido deve ser jogado no corpo, começando pelo pescoço, permitindo que seque naturalmente.
 

Banho de guaraná para mais energia 

O banho de guaraná é uma forma simples e eficaz de renovar as energias e aumentar a libido. Para prepará-lo, são necessários apenas dois litros de água e uma colher (sopa) de guaraná em pó. 

Primeiro, coloque a água no fogo e desligue quando começar a formar pequenas bolhas. Em seguida, adicione o pó de guaraná e misture bem. Deixe a mistura esfriar por cerca de 15 a 20 minutos. Após o banho higiênico normal, despeje o banho de guaraná sobre o corpo, do pescoço para baixo. 

De acordo com Arthur, o guaraná, quando utilizado em um banho, proporciona uma sensação de revitalização e renovação. Ele também potencializa a energia corporal e mental, preparando a pessoa para momentos de maior disposição e conexão íntima.
 

Banho para Sexo com Amor

Para aqueles que valorizam o amor na intimidade, um banho especial pode ajudar a criar um ambiente mais romântico. Os ingredientes necessários são a casca de 1 maçã bem vermelha, um pouco de canela em pó, cravo-da-índia e óleo essencial de rosa. Em 2 litros de água, ferva a casca de maçã, a canela e o cravo por 15 minutos. Após desligar o fogo, adicione 3 gotas de óleo essencial de rosa e deixe o líquido descansar por 2 horas. Depois do banho higiênico, despeje a mistura sobre o corpo, do pescoço para baixo, e deixe secar naturalmente. Para potencializar o efeito, é recomendado adicionar 3 gotas de champanhe ou sidra rosé a um pouco de óleo ou creme sem perfume e usar para hidratar o corpo.
 

Banho para Aumentar a Potência Sexual

Para melhorar a potência sexual, um banho de marapuama pode ser benéfico. Prepare uma infusão com 1 colher (sopa) da erva de marapuama em 1 litro de água. Deixe ferver por 20 minutos e, após esfriar, despeje a infusão sobre o corpo, do pescoço para baixo, ao final do banho diário.
 

Banho para Prolongar o Orgasmo

Se o orgasmo está ocorrendo rápido demais, é possível retardá-lo com um banho especial, que deve ser realizado pelo menos 24 horas antes da relação. Utilize óleo de melissa e um punhado de erva-marcela. Ferva a melissa em 2 litros de água por 20 minutos. Após desligar o fogo, adicione 2 gotas de óleo essencial de melissa. Após o banho higiênico, despeje o preparo sobre o corpo, do pescoço para baixo.

  

iQuilibrio 
 

Kelida Marques - Detentora de um dos principais canais do YouTube sobre Espiritualidade, conta com mais de 1,15M de seguidores em suas redes. Também é psicanalista, hipnóloga e terapeuta holística reikiana realiza atendimentos online, promove rituais de cura, benzimentos e vigília, de maneira constante e gratuita. Faz previsões, rituais, responde perguntas através do baralho cigano e fala com propriedade sobre conexões entre almas, cartas psicografadas, numerologia e terapias alternativas. Com toda essa bagagem espiritual (bruxa naturalista na linhagem de São Cipriano por tradição familiar) e profissional (formada em psicologia), a mística espiritualista atua unindo corpo, mente e espírito sempre com um pouco de magia. Também é uma das comentaristas da terceira temporada de Inexplicáveis do History Channel e lançou recentemente o livro psicografado que conta a verdadeira história de Maria Padilha.


Três vinhos para apimentar o date no Dia do Sexo


Sommelière da Wine comenta propriedades afrodisíacas da bebida e compartilha sugestões de rótulos

 

 

Em 6 de setembro é comemorado o Dia do Sexo, sendo uma oportunidade para sugerir um encontro com alguém especial. Frequentemente associado ao romantismo, um vinho especial não pode ficar de fora dessa ocasião, já que possui propriedades afrodisíacas. 

Um estudo de 2023 intitulado "Vinho Tinto e Função Sexual nos Homens: Um Ponto de Vista Original", publicado no Journal of Clinical Medicine, revelou que o consumo moderado de vinho tinto pode melhorar a função sexual tanto em homens quanto em mulheres. 

A meta-análise de quase 30 anos de pesquisa encontrou evidências de que os antioxidantes presentes no vinho tinto ajudam a melhorar a saúde vascular, o que pode favorecer a ereção em homens e aumentar os níveis de testosterona, o hormônio responsável pelo desejo sexual em ambos os sexos. Além disso, o consumo moderado de vinho tinto está associado a uma melhora na função sexual feminina, incluindo maior desejo e lubrificação vaginal.

“Além disso, vinhos com aromas mais pronunciados e notas mais intensas no paladar também aguçam os sentidos, combinando muito bem com o momento. No entanto, os pesquisadores enfatizam que esses benefícios estão ligados ao consumo moderado de vinho tinto, sugerindo que o exagero não traz os efeitos positivos desejados”, comenta diz Thamirys Schneider, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo.

Para celebrar o Dia do Sexo, três dicas de vinhos calientes para degustar durante o date: 

Mosaiko Reserva D.O. Cachapoal Valley Cabernet Sauvignon 2021

A primeira indicação é um Cabernet Sauvignon chileno, o Mosaiko Reserva D.O. Cachapoal Valley Cabernet Sauvignon 2021. Com aromas intensos de frutas vermelhas e pretas como framboesa, amora e ameixa, especiarias, toque floral e herbáceo, é um exemplar que seduz por seus aromas. Na boca, as notas frutadas se intercalam com os toques de especiarias trazendo um final de boca picante. É suculento, bem estruturado, tem taninos macios com final longo e elegante. 

(https://www.wine.com.br/vinhos/mosaiko-reserva-d-o-cachapoal-valley-cabernet-sauvignon-2021/prod29966.html) 

Dark Horse Merlot 2018

Este rótulo é um belo exemplo de um vinho californiano intenso. Um Merlot com notas pronunciadas de especiarias, tostado e frutas pretas maduras. Encorpado e com 14,5% de álcool, traz um calor a mais, uma ótima escolha para compor um momento mais apimentado. É um vinho sedutor, volumoso no paladar, com taninos bem marcados e final longo.

(https://www.wine.com.br/vinhos/dark-horse-merlot-2018/prod24996.html

Clos de Los Siete By Michel Rolland 2021

Com elegância e complexidade em cada gole, o argentino Clos de Los Siete By Michel Rolland 2021, é um blend de uvas no qual se destacam tinta emblemática da Argentina, a Malbec, sendo a escolha certa para surpreender no encontro. Com amadurecimento de 11 meses, este exemplar tem um belo buquê aromático de frutas pretas maduras, como amora e mirtilo, toques florais de violeta, especiarias e leve amadeirado. Na boca, é encorpado, intenso, frutado com toques da barrica, com taninos elegantes e sedosos e final longo e complexo. A safra de 2021 recebeu 92 pontos Vinous e James Suckling e 93 pontos Tim Atkin.

(https://www.wine.com.br/vinhos/clos-de-los-siete-by-michel-rolland-2021/prod30107.html)

 

 

Posts mais acessados