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sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Brasileiro passa 7% da vida em deslocamento, 5% em TV e rádio e menos de 2% em atividades ao ar livre

  • Pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, encomendada pelo Nubank, traz dados exclusivos sobre o uso do tempo livre
  • Inspirado nos resultados do levantamento, Nubank Ultravioleta convida consumidores a saírem do piloto automático em vídeo narrado por Fernanda Lima

 

Os brasileiros dedicam 7% da sua vida adulta ao ao deslocamento, 5% em TV e rádio e apenas 2% a atividades ao ar livre. Esses são alguns achados do levantamento encomendado pelo Nubank Ultravioleta, experiência para clientes de alta renda do Nu.

A pesquisa revela que, em média, os brasileiros têm cerca de um quarto do seu tempo livre (26%), ou 15 anos. Mulheres têm ainda menos tempo e seguem sobrecarregadas com jornada dupla: gastam mais tempo do que os homens com a limpeza da casa (49%), trabalhos domésticos (29%) e cuidado com os filhos (26%). As telas (celular, televisão e jogos eletrônicos) ocupam 12%, o equivalente a 7 anos. Atividades ligadas a esporte ou bem-estar ficam com apenas 4% do tempo livre da população. 

Em resumo, os dados mostram que as pessoas não conseguem priorizar o autocuidado durante o pouco tempo livre de que dispõem. Os participantes disseram que, se tivessem mais tempo livre, gostariam de utilizá-lo com viagens (42%), dormindo (36%), TV (27%), esportes e exercícios (26%), descanso e ócio (23%). 

“Uma das nossas missões no Nubank é facilitar a vida das pessoas e liberar tempo de atividades burocráticas, permitindo que elas possam focar no que realmente importa. Por isso, encomendamos este estudo. Sabemos que o tempo, hoje em dia, é cada vez mais raro e valioso e queremos ajudar os clientes a terem mais tempo livre para o que realmente importa", ressalta Livia Chanes, CEO do Nubank no Brasil. 

Hoje, a gestão financeira consome cerca de 2% do tempo de vida de um adulto, e é uma das atividades que os brasileiros menos gostam de fazer. “É impressionante pensar que as pessoas passam tanto tempo administrando suas finanças quanto aproveitando atividades ao ar livre, mesmo com a tecnologia tornando esses processos muito mais simples do que há 10 anos. Nos últimos sete anos, ajudamos nossos clientes a evitarem mais de 440 milhões de horas que seriam desperdiçadas em filas de atendimento, isso fora o tempo de deslocamento até uma agência. Nosso compromisso é continuar aprimorando a experiência, focando em usabilidade, agilidade e em soluções personalizadas e imparciais que reduzam o tempo dedicado à gestão financeira”, ressalta Lívia.

 

Sobre a nova campanha

Inspirado pela pesquisa, o Nubank, em parceria com a agência Wieden+Kennedy, lança sua segunda grande campanha de marca, convidando as pessoas a refletirem sobre a importância de administrar bem o tempo em suas vidas e sair do piloto automático para conseguir ter mais tempo livre no dia-a-dia. A campanha inicia com um vídeo narrado por Fernanda Lima, trazendo uma reflexão se estamos usando o nosso tempo como gostaríamos. Além do vídeo, os dados serão discutidos em alguns dos programas de comportamento mais assistidos do Brasil. 

Outro vídeo, com duração de 30 segundos, reforça a mensagem de que o tempo livre é valioso e destaca que, quanto menos tempo o cliente gastar com a instituição financeira, mais tempo terá para viver plenamente.

Entre as soluções oferecidas pelo Nubank Ultravioleta para otimizar a gestão financeira dos clientes estão: Cartão Black com cashback que cresce a 200% do CDI, para o seu tempo livre render mais; oportunidades de investimentos exclusivos e com taxas de rendimento superiores, para o cliente não perder tempo decidindo no que investir e poder ter mais tempo livre para outras escolhas; Conta Global com conversão para diferentes moedas na hora e 0,8% de taxa de câmbio em qualquer valor; garantia de melhor preço na compra de passagens aéreas e reservas de hoteis tudo no mesmo app, sem a necessidade de pesquisar em múltiplos sites; e um atendimento exclusivo com tempo de espera reduzido.

 

Metodologia

Estudo com metodologia híbrida de coleta, online e presencialmente, realizado pela Ipsos a pedido do Nubank em todo Brasil, entre 17/07/2024 e 23/07/2024. Foram realizadas 1.500 entrevistas entre homens e mulheres, acima de 18 anos, de todas as classes sociais (ABCDE) nas cinco regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste). Margem de erro de 2,5 p.p. 

O estudo listou 30 atividades cotidianas, classificadas entre “tempo livre” e “tempo ocupado”, segundo critérios previamente definidos, e perguntou aos participantes quanto tempo gastam (horas/minutos), para todas as atividades diárias, semanais ou mensais. As respostas foram individuais e permitiram sobreposição de atividades, podendo ocorrer simultaneamente. 

A partir disso, calculou-se o tempo médio diário gasto (em minutos) pelos brasileiros em cada atividade e em seguida, os dados foram expandidos para representar o período de um ano médio de vida dos brasileiros. Para que os dados representem então o cálculo médio em anos da vida adulta dos brasileiros, foram considerados os dados de expectativa de vida do brasileiro (IBGE) na sua vida adulta, dos 18 aos 76 anos, totalizando 58 anos adultos, os quais foram multiplicados pelo ano médio calculado com os dados do levantamento.”


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